@ab11dda5
Eu entraria em contacto com a empresa a que compras o serviço a perguntar como desligar isso.
E a protestar. Ódio... só se for ódio a ver o meio ambiente que nos permite viver ser destruído pela estupidez e pela ganância.
Se não for possível desligar tens sempre a possibilidade de usar um VPN como forma de contornar, independentemente do operador.
E se tens conexão móvel no telefone, especialmente se for de outro operador, é possível que não esteja a bloquear esse site. Vale a pena experimentar.
@ab11dda5@41ecfba2
Não é optimismo - a minha perspectiva sobre o ser humano é péssima - simplesmente recuso-me aceitar os piores cenários enquanto houver opções.
@cdbe38bd@ab11dda5
Há ainda opções na mesa para reduzir substancialmente emissões com mudanças que não vão prejudicar a qualidade de vida, pelo contrário.
Uma delas é trabalhar de casa sempre que possível para reduzir substancialmente as emissões dos transportes em deslocamentos diários para trabalhar. Nem todas as actividades o permitem, mas muitas permitem e a redução é substancial para quem trabalha de casa.
É uma questão de vontade. O governos podem escolher proteger essa possibilidade para quem quer, em vez de permitir às empresas forçar quem não quer a deslocar-se diariamente a um escritório. Quem ganha com isso para além dos proprietários das propriedade comercial nos centros das cidades, e o ego dos gestores?
Falta a consciência na população para entender que estas são as opções fáceis que temos agora, e para exigir aos governantes que trabalhem com a realidade em vez de com o que eles acham que queremos ouvir.
@ab11dda5@41ecfba2
Esta não é altura para desistir, ainda não está tudo perdido.
Já não conseguimos impedir todos os impactos mesmo com uma travagem súbita das emissões. mas o leque de cenários, dependendo do que fizermos e com que ritmo (e de alguma sorte, porque há bastante incerteza nos modelos), vai desde o bastante mau e mal distribuído, até o colapso da civilização ainda este século. Há muito ainda a perder, aliás há practicamente tudo a perder.
O que temos que aceitar não é a fatalidade, é a necessidade de mudar a larga escala como vivemos, e o medo tem que servir para exigir que se pare e se mude rapidamente, com os ajustes que forem precisos.
Neste momento ainda há vias de redução substancial com pouco sacrifício ou mesmo vantagem se organizadas de forma minimamente justa.
De aqui a 30 anos se não mudarmos a trajectória agora as opções na mesa vão ser muito mais duras.
@9d9ec615@ab11dda5@ba1a6878@96b0126f
Há tanto que fazer, somos agarrados por conveniência e efeitos de rede, mas todos os passos para nos soltarmos pouco a pouco são bons.
Parece-me que a tua escolha de partilhar o artigo num substack, uma plataforma nos EUA que está longe de ser ideal também ilustra essa dificuldade.
@0c1a9324@868b3aad
No doubt at least some people have had it extremely often.
Pretty much all governments have given up. It's pathetic really.
Here in Finland they moved with fanfare to vaccine-only and now to vaccine-for-the-over-65-only.
https://youth4climatejustice.org/
"A TRIAL LIKE NO OTHER
On 27th September 2023, six young people from Portugal will bring 32 countries to trial at a hearing before the European Court of Human Rights for failing to do their part to avert climate catastrophe."
#ClimateCrisis to the #EuropeanCourtOfHumanRights (#ECtHR)
@ab11dda5@dbf02c57
Aqui na FI é só para >65 e grupos de (maior) risco.
Para além da inacessibilidade e associação à vulnerabilidade (que nem todos querem admitir), suspeito que estão a sofrer um backlash como resultado da promoção pelos aparelhos de saúde pública como solução completa e definitiva - que não são.
São uma ferramenta para usar em combinação com outras como ventilação, filtragem, máscaras, testes e isolamento. E neste momento, como medida isolada, são só parcialmente efectivas para prevenir estragos sérios, e pouco efectivas para prevenir infecção. Não é de espantar que sejam decepcionantes.
Suspeito que muita gente está a suprimir qualquer noção de que o vírus ainda é uma ameaça, ou de que é possível responder a essa ameaça, e consequentemente a rejeitar toda a qualquer medida.
https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Excess_mortality_-_statistics
Excess mortality in the EU in July.
I's a mixed picture and covid is likely implicated, but Malta, Cyprus and Greece stand out, probably for a different reason.
"In July 2023, fourteen EU Member States recorded excess deaths and among those, the highest rates were observed in Malta (53.3 %), Cyprus (20.4 %), Greece (19.6 %) and Ireland (13.7 %). The high values for Malta, Cyprus and Greece are very likely related to the heatwaves in that month."
This is the #ClimateCrisis killing and we can see it in the news and the stats now.
It gets worse until we stop burning fossil fuels, and the more we burn the faster it gets worse.
@47779076@5562cbbc
Besides the bizarre ethics, I can't see longtermists as even remotely rational when they downplay the risks of climate change, as to our best knowledge the distribution of outcomes in many climate change paths (including the one we are on now) contains even the collapse of civilisation with a non-trivial probability.
@9e045354@ab11dda5
Interessante. Sou capaz de experimentar. Teria que testar, mas suspeito que a fita pode prejudicar o fit comparado com contacto directo da pele com a espuma.
@ab11dda5@9e045354@fa1929ba
3M Aura 9205 parece-me ser um modelo para EUA.
O que eu sugiro é experimentar alguns dos modelos para a UE ou RU.
Se tens cara pequena talvez isso seja útil:
https://multimedia.3m.com/mws/media/1834492O/respirator-selection-considerations-for-small-faces.pdf
(eu tenho o problema oposto, sou cabeçudo e tenho problemas até para arranjar um chapéu que me sirva).
Pelo que vi, as dimensões principais de variação nas 3M Auras parecem ser:
- FFP2 vs FFP3. O nível de filtragem do meio, aplicável para o ar que não escapa pelas frestas. Talvez seja simplesmente resultado do controlo de qualidade nesse parâmetro. Se o fit for bom, a diferença entre FFP3 e FPP2 pode ser importante. Tenho comprado FFP3.
- Com ou sem splash protection. Splash protection aumenta muito o preço. Como não sou dentista, cirurgião ou carniceiro, não vejo a necessidade de splash protection. Se me tivesse que preocupar com isso estaria no sitio errado ou com as pessoas erradas.
- Com ou sem válvula de exalação. A válvula reduz o esforço de respiração, o que é especialmente útil ao fazer esforço físico. Tem a desvantagem de diminuir a efectividade da filtragem para fora (source control), mas ainda assim é comparável nesse sentido a uma cirúrgica. Eu prefiro sem válvula, e acho que é bom ter algumas sem válvula quando se vive com outras pessoas para as proteger melhor numa situação em que somos o vector provável. Mas num mundo em que quase ninguém usada nada, não critico quem prefere com válvula. Houve uma altura, durante mask mandates em que alguns sítios rejeitavam essas máscaras. Outra razão para ter ser algumas sem válvula guardadas caso voltem.
- Head-straps (elásticos) vs braided headbands. Or elásticos são um pouco mais chatos para o cabelo e eventualmente partêm-se, mas é o que as 3M 9330+ usam e vivo com isso (tenho cabelo bem comprido). A Moldex tinha braided headbands o que era bom, mas o fit na minha cara acabou por ser pior.
@9e045354@ab11dda5
Boa ideia essa de usar a espuma da 3M Aura na Moldex. Eu vou ficando com umas que provavelmente ainda estão em bom estado quando são os elásticos que se partem rápido.
Como fizeste para fixar a espuma? Preocupa-me um pouco a ideia de usar adesivos tão perto do meu nariz ainda que em princípio não deva passar ar por aí.
@ab11dda5@9e045354
Os resultados são individuais, dependem da combinação da forma da cara com a máscara. É como a roupa, que serve a uns e não a outros, mas com as máscaras está bastante mais em jogo.
Eu testei 4 máscaras:
- Uma JEDX KN-95 FFP2 earloop que já não usava desde a primavera de 2021 por me parecer que não selava bem. Falhou o teste em segundos. Já ouvi isso de bastante gente e fiquei com suspeitas sobre earloop em geral.
- A 3M Aura 9330+ FFP3 com headstraps que passou sem problemas, e ainda uso. As 3M Aura aparentemente encaixam bem em muitas caras e são portanto uma boa opção para quem não quer testar.
- Uma Moldex 3200 FFP3 também com headstraps que falhou, mas só depois de algum tempo e com alguma movimentação. Deixei de usar. Uma pena porque o sistema de headstraps é muito práctico, serve para pendurar a máscara no pescoço quando não em uso.
- E a Sundström SR-200 (full face elastomeric) que também passou sem problemas e ainda uso. Essa foi um pouco mais chata de testar porque é mais volumosa com o filtro à frente e não cabia no capuz que usei inicialmente. Tive que sacrificar um balde de plástico e fazer-lhe um buraco para encaixar a saída do nebulizador.
A mim parece-me que a SR-200 tem um selo absolutamente incrível, mas precisaria de outra metodologia para aferir a vantagem sobre a 3M Aura.
Seria preciso fazer quantitative fit testing, o que já exige outro nível de equipamento.
Sou capaz de o fazer eventualmente...
@ab11dda5@16878813
Eu também não, mas há uns meses meti-me a fazer DIY qualitative fit testing das máscaras. No papel tinha um nível de trabalho e complexidade semelhantes ao que está aqui descrito. E acabei por fazer.
Realmente tive que investir tempo nisso (para além de algum dinheiro), mas repetir vai ser trivial.
Suponho que isto seria semelhante, mas como está menos em jogo a motivação é menor.
@ab11dda5@16878813
Bem, parece um pouco trabalhoso mas provavelmente não tão mau como parece.
Mais interessante que os laboratórios de física que me lembro de fazer na universidade 😃
@30ee6285@ab11dda5
Ainda nem entrei na biblioteca. Fui para a Finlândia em 2001 e desde aí só passei pela FCT um par de vezes a correr para pedir certificados.r
@ab11dda5
Is he also avoiding SARS-CoV-2?
I suspect getting it frequently (or maybe even infrequently) will reduce lifespan significantly. Those hazard ratios for all sorts of chronic conditions don't look good.
@ab11dda5@30ee6285
Há tantas boas razões para melhorar a qualidade do ar interior (e exterior) para além da transmissão de doenças pelo ar.
É triste não querer investir.
@73d7097b
Indeed. If you have an issue with one or the layers, rationally you ought to be even more keen on the others. Unless your issue isn't really with that precaution, but you are simply denying the threat or dismissing its impacts.
@ba1a6878
Esta manhã o Spotify decidiu recomendar-me uma variedade de kitsch e tenho que admitir que pelo menos nesta acertou em cheio 😅.
https://www.youtube.com/watch?v=_TZVB6ei0PU
#Arno (RIP) #MireilleMathieu
@ab11dda5
Sim, embora já tenha sido detectado antes noutras partes do país. Com a mudança do clima está a extender-se, e vai ocupar grande parte da Europa.
Notes by Carlos Guerreiro | export