nostr:npub14vgamf2zucjlrxrp9tuudutklyt9ny8at3g5t6d4z7zs22g7gjqsujasrr nostr:npub1ncz9x4zjm9u5k4awtlg59hpyxxz4ds0sq8f807qphwdg66n74h5qjd2k23
Os resultados são individuais, dependem da combinação da forma da cara com a máscara. É como a roupa, que serve a uns e não a outros, mas com as máscaras está bastante mais em jogo.
Eu testei 4 máscaras:
- Uma JEDX KN-95 FFP2 earloop que já não usava desde a primavera de 2021 por me parecer que não selava bem. Falhou o teste em segundos. Já ouvi isso de bastante gente e fiquei com suspeitas sobre earloop em geral.
- A 3M Aura 9330+ FFP3 com headstraps que passou sem problemas, e ainda uso. As 3M Aura aparentemente encaixam bem em muitas caras e são portanto uma boa opção para quem não quer testar.
- Uma Moldex 3200 FFP3 também com headstraps que falhou, mas só depois de algum tempo e com alguma movimentação. Deixei de usar. Uma pena porque o sistema de headstraps é muito práctico, serve para pendurar a máscara no pescoço quando não em uso.
- E a Sundström SR-200 (full face elastomeric) que também passou sem problemas e ainda uso. Essa foi um pouco mais chata de testar porque é mais volumosa com o filtro à frente e não cabia no capuz que usei inicialmente. Tive que sacrificar um balde de plástico e fazer-lhe um buraco para encaixar a saída do nebulizador.
A mim parece-me que a SR-200 tem um selo absolutamente incrível, mas precisaria de outra metodologia para aferir a vantagem sobre a 3M Aura.
Seria preciso fazer quantitative fit testing, o que já exige outro nível de equipamento.
Sou capaz de o fazer eventualmente...