Oddbean new post about | logout
 Acho que você começou a misturar muitas coisas.. Isso pode ser a sua definição pessoal de capitalismo, mas a definição real é quase o inverso. 
 Leia o artigo aí e refute 👇

nostr:nevent1qqsdhwp8zrspc5ty0j0f6j22kgjxa6am662gr288aaq9ck3hvx62p8gpz3mhxw309ucnydewxqhrqt338g6rsd3e9upzp7l9aq8v3k6ugw0ztqk40xwjtch73w2ck8klt9dpwwhpez40gcrhqvzqqqqqqywm5s4e 
 REFUTADO EM NOME DE JESUS!

pronto. 
 HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH 
 Me explica aqui rapidamente como pode existir livre mercado sem capitalismo, enquanto isso vou dar uma olhada nesse artigo, mas já adianto que a minha posição sobre isso é uma total idiotice, é o equivalente ao comunismo, ir contra a natureza do egoísmo. 
 " Qual a diferença entre “anarquismo de mercado” e “anarcocapitalismo”?

A diferença entre anarquismo de mercado e anarcocapitalismo é uma questão duvidosa e um tanto quanto semântica. Anarcocapitalistas escolhem usar a palavra “capitalismo” porque acreditam que a palavra denota um sistema econônimco laissez faire — livre de controle governamental. Já anarquistas de mercado são bem mais críticos ao capitalismo por acreditarem que o termo não denota um sistema econômico realmente livre.

Eles evitam usar a palavra “capitalismo” porque ela remete ao nosso sistema econômico fechado, dominado por corporações e repleto de desigualdade social. Anarquistas de mercado consideram que “capitalismo” coloca muita ênfase no capital, o que implica no domínio por parte dos donos dos meios de produção — uma forma de opressão à qual os anarquistas se opõem. Muitos anarquistas de mercado acreditam que, numa sociedade livre, o mundo seria bastante diferente de como é hoje em dia sob o capitalismo. Eles acreditam que mercados livres não resultariam no domínio das corporações e na estrutura hierárquica das empresas. Se empresas hierárquicas existissem, seriam raras. Como Gary Chartier e Charles Johnson dizem em Markets Not Capitalism: “Anarquistas de mercado acreditam em transações de mercado, não em privilégio econômico. Acreditam em mercados livres, não em capitalismo”.

Anarcocapitalistas acreditam ser desejável uma economia capitalista laissez faire para maximizar a liberdade e o desenvolvimento humano. Já o anarquismo de mercado não tem a intenção de prescrever um sistema econômico desejável. Ao invés disso, o anarquismo de mercado reconhece que nem todos numa sociedade livre prefeririam fazer parte de um mercado voltado para o lucro e, sendo assim, sistemas econômicos alternativos poderiam surgir — como por exemplo cooperativas, economias de oferta (gift economies) e comunas. Por mais que anarquistas de mercado por vezes defendam transações de mercado, pluralidade e descentralização são também extremamente importantes. Anarquistas de mercado não veem qualquer problema nestes diferentes sistemas econômicos voluntários, desde que coexistam pacificamente. "

https://c4ss.org/content/46700

 
 Dei uma lida rápida.. parei no início porque vou fazer live daqui a pouco, mas já adianto, o cara começa a dá o início da definição de capitalismo 1 e depois derivações de comunismo e facismo em 2 e 3.. que porra é aquela de domínio dos meios de produção por capitalistas kkkkk 

Porra leia "As seis lições"! 
Se precisar aprofundar mais, lei "Ação Humana".
 
 Esses livros do Mises não são ruins, porém ele sempre usou esse argumento contra o planejamento central do economia (que é totalmente correto e válido) para as economias comunistas e socialistas porém o planejamento central é um problema também dentro da economia capitalista. Os anarquistas de livre mercado "vão mais longe " nesta questão e concluem que tanto o comunismo quanto o capitalismo são sistemas econômicos baseados no privilégio estatal  
 Meu jovem badawan, como pode o capitalismo se beneficiar de privilégios estatais, se capitalismo é um sistema de troca voluntária de capital, e quando se fala estatal, está se referindo a uma instituição que se justifica pelo monopólio da força e pela extorsão/roubo de impostos etc? Um sistema de trocas voluntárias não existe sobe uma instituição que se justifica pela violência e que impõe regras por meio da violência.

No momento em que um capitalista faz negócios com o estado, ele passa a ser fascista. Uma coisa, por natureza anula a outra, oque você julga como capitalismo é outra conjuntura. Capitalismo só existe, quando fora da influência do estado, quando tem influência estatal, seja relação expuria ou não, o nome disso é facismo.

Eu iria perguntar oque você acha, se o mundo hoje é capitalista? Mas já vou responder, o mundo hoje em sua maioria, é facista. Não existe nenhum bilionário hoje no mundo, que não dependa diretamente de favores estatais e o nome disso não é capitalismo, novamente, o nome disso é fascismo.
 
 Chamo de corporativismo, pois isso antecede a muito tempo o próprio fascismo...

Vem desde a concessão de porpriedade intelectual e patente. 
 É exatamente por causa da diferença entre os 3 significados da palavra capitalismo que está naquele artigo 
 O cara confunde capitalismo c livre mercado n tem como discutir eh q nem falar c a Alexa 
 E é... Ter capital financeiro não é ilegítimo.

Deter monopólio (monopolismo) é.

Cooperar com Estado para fins escusos também (corporativismo)

Vocês estão atacando um objeto totalmente abstrato e indefinido, por não usarem termos concisos.

Parecem comunistas falando 
 A gente n eh comunista soh eh coerente hahahahahahahahahahajahahaha 
 Prove o meu ponto. Se ter capital financeiro não é errado, porque um sistema em torno do capital financeiro seria?...

Só um comunista entende isso como errado 
 Depende do q VC entende por capital financeiro pq eu n vou explicar uma banana se vc esta pensando em melancia  
 Então você está usando a definição maxista de capital.

Ou seja, estou conversando com uma marxista que nem percebeu que é uma... 
 NAO CARA PQP VC ESTA USANDO EU EATOU USANDO OQ O MUNDO SEMPRE ENTENDEU COMO LIVRE MERCADO HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA 
 OS PERSAS ERAM CAPITALISTAS??? 
 RESPOSTA: NAO, ERAM COMUNISTAS HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA 
 KRL saquei oq vcs fazem eh esse lance d esvaziar o significado dos significantes e descolar um outro significado Q EH P NINGUEM ENTENDER D PROPOSITO HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA OBGDA CHATGPT 
 O mundo não entende o que é livre mercado, nem o que é capital, nem o que é capitalismo e nem o que é Estado.

Para a maior parte do mundo as coisas como estão é o que os termos significam, para eles "livre mercado" é "mercado com regulações necessárias do Estado para nos dar coisas gratuitas e de qualidade".

Assim como o termo "capitalismo", como "uma força opressora que age pelo capital e que o 'empresário malvadão' é o culpado da inflação, e bla bla bla..."

Termos vazios, com significados torpes, criados para gerar um 'duplipensar' a quem não lê o mínimo e não entende o mínimo de semântica e lógica. 
 O mundo entende DIREITINHO oq eh livre mercado soh n segue MAS PELO MENOS ADMITE Q N SEGUE 
 Fazer críticas ao capitalismo não faz ninguém ser comunista. As críticas que os anarquistas de livre mercado fazem ao capitalismo é muito diferente da crítica marxista. 
Vê se cresce e amadurece um pouco moleque 
 
 Capitalismo não seria o Livre Mercado? Ao menos, na definição do senso comum? 
 Os persas eram capitalistas? 
 De quem tem bom senso, sim.

Na cabeça de esquerdista e "anarquista", não. 
 Eu estou c um projeto foda d reescrever a historia onde tem crowdfunding no Nostr?? 
 No twitter. Lá tem um monte de gente com o mesmo projeto que você, só não ganham nada por isso. 
 Ai cara na moral vc eh o autista mais fofo q eu conheço hahahahahahahahahahaha 
 PAREM AS MAQUINAS PAREM DE VACINAR ESSAS CRIANCAS HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA 
 https://image.nostr.build/97ff0e87815ff68ff6daed58300c65419ab708bbafbbb724817d114fd5bd8bd2.gif 
 HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA ISSO EH UM PICAPAU VIU N EH URUBU NEM PAPAGAIO EH PICAPAAAAAAAAU 
 Td bem tchau eu vou estudar alguém tem q fazer o trabalho sujo hahahahahahahahahahahahaha BOA NOITE  
 "Anarquistas", se você usar a definição comum ou antiga, são pessoas que defendem o fim da Propriedade Privada e o Estado. 

São "Anarcocomunistas/Anarco-socialistas".

Não sei se o M4dire0701 é, mas parece ser anarcocapitalista, apenas está trocando "Capitalismo" por "Livre Mercado", que, no senso comum, seria a mesma coisa, o sistema de trocas voluntárias e Propriedade Privada. 
 Não é exatamente a mesma coisa, mas são praticamente sinonimos.

Capitalismo é o sistema de troca de bens de capital financeiro.

Livre mercado é a não intervenção do Estado, ou de outro agente coercitivo, nas trocas. 
 E comunismo é o sistema de troca de bens de capital financeiro

SEU COMUNISTA  
 Isso, parabéns, está aprendendo a escrever, já tá até acentuando as palavras... Só precisa lembrar de tomar os remedinhos, viu? 
 Se essas são as definições corretas, logo, o termo correto seria "Anarcocapitalistas de Livre Mercado".

Visto que "Anarquia" em grego, significa "Ausência de Governo" no sentido estatal, apesar de que os socialistas libertários usam. 
 Sim, foi se tornando redundante porque sempre foram tentando avacalhar os termos, então foram se tornando específicos.

Anarcocapitalismo se for observar no geral soa redundante por si só, pois se não há regulação, ja haveria a possibilidade de fazer trocas financeiras...

Só que os termos compostos foram passando a ter significados próprios. Nos EUA, por exemplo, muitos se dizem como paleo libertários para se diferenciar dos outros libertários minarquistas ou progressistas, como o Jeffrey Tucker e seus seguidores. 
 Atualmente, o melhor termo seria "Libertário", porém, até em certa minoria, os anarquistas (Anarcocomunistas/Anarco-socialistas) se chamam de "Libertários".

O que resta, é aproveitar o senso comum e passar a mensagem corretamente. 

Se a pessoa entender que você defende o Livre-Mercado e ausência de Governo, tanto faz se precisar falar "Ultra-liberal", "Anarcocapitalista", "Libertário", se foi comunicado é o que importa. 
 Entende TUDO de anarquismo a prodigio 
 Eu costumo olhar e estudar bastante no site .onion "Biblioteca Anarquista", então, tenho um pouco de conhecimento sobre essas definições de "Anarquia", "Libertários" e outros. 
 .onion n eh site bjo 
 ? 
 nostr:nevent1qqspjtjr3wfqhmeunwgwc8rke3289w5e0nz6zz5lcr4zp9jt43992lqpz4mhxue69uhkummnw3ezummcw3ezuer9wchsygq9y3nxx8rvptkcg9cls0hne9wtsxzg6nwdc8g7a80a7adc2rqukspsgqqqqqqs4lg8tp 
 Não é isso, apenas não entendi o porquê de site .Onion não ser site. 
 .onion é dominio 
 Entendi. 
 Significado importa kkkkkkkkkkkkkk 
 Capital é bem financeiro, é... Capital é ilegitimo? Não, não é.

Capitalismo é "capital" + "-ismo" (sistema), o sistema de capital (ou sistema financeiro) é ilegítimo? Não, não é.

Quem é contra o sistema financeiro (de capital)? Comunistas.

Logo se vocês são contra o capitalismo, são comunistas. Explicado logicamente. 
 Sistema, OBRIGADA 
 "Se ter capital financeiro não é errado, porque um sistema em torno do capital financeiro seria?..."

Ótimo ponto! Vamos lá: numa sociedade 100% livre (anarquista) as coisas tenderiam a ser completamente descentralizadas. Se alguém fosse se tornar empreendedor seria um microempresário, um profissional autônomo ou um associado de alguma cooperativa de trabalhadores. 
Essas estruturas capitalistas hierárquicas presentes nas grandes corporações iriam praticamente deixar de existir (se existissem seriam a absoluta excessão e não a regra).
Portanto essa questão de ter capital financeiro ou não é irrelevante, ela pode até existir numa sociedade anarquista porém dado a natureza mais descentralizada e igualitária do anarquismo a acumulação de capital financeiro seria raro  
 Depende, se você conseguir criar uma empresa tão boa, com serviços e preços excelentes demais pra concorrência, seria um Monopólio benéfico e natural.

O problema é que isso seria praticamente impossível hoje em dia por causa do custo de transação e os serviços se descentralizando. 
 Concordo. Me refiro sempre a monopólio coercitivo aqui...

Mas é mais facil só escrever monopólio 
 Entendi, interpretei mal e não vi que a discussão era sobre isso. 
 Trocou a foto por um petauro do açucar? Kk 
 Sim, a mesma que uso no SimpleXchat. 
 Eu já expliquei porque o artigo é falacioso, ele cria 3 espantalhos considerando que o uso vulgar e pejorativo da palavra representa o que ela é e não faz qualquer sentido. 
 N cara ele cria espantalho na sua cabeça q jah criou um monte de vdd q soh vale p vc eh q nem conversar c autista um mundinho soh deles q ninguem + entende na moral  
 Me responde: qual dos dois termos vc acha que remete a um sistema econômico genuinamente livre, "capitalismo" ou "livre-mercado"?  
 Ter capital financeiro é ilegítimo? Pois é o que o livre mercado produz...

Livre mercado se refere a não regulação e capitalismo se refere o sistema de troca baseado em capital financeiro, são duas faces da mesma moeda. 
 NAO O LIVRE MERCADO PRODUZ TROOOOOOCAS TROCAAAAAAAAAASSSS 
 O livre mercado não produz trocas, os capitalistas produzem trocas e a isso se dá o nome de livre mercado. 

Não existe livre mercado sem capitalismo e não existe capitalismo sem livre mercado. 
 Feudalistas eram capitalistas entendi 
 Muito mais capitalistas que a estutura atual de Estado.

Liechtenstein, por exemplo, é basicamente um feudo moderno 
 como em 90% das discussões a maior divergencis esta na definição de termos.  
 CLARO NEH VAI CHAMAR URUBU D MEU LOURO COMO DISSE O OUTRO AGORA FEUDALISMO EH CAPITALISMO HAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHA 
 Mas tem gente aqui com definições que não se adequam com a coisa real, ou seja, que são distorcidas.

Eu já reiteirei aqui que se ter "capital" (poder financeiro) não é um crime, "capitalismo" (o sistema financeiro), não pode ser um crime também...

O crime é o monopólio coercitivo e o corporativismo. 
 eu concordo contigo mas isso acontece constantemente comigo. o conceito dos termos que alguns amigos tem eh completamente distoricdo da realidade (pelo menos da forma como eu entendo). hoje em dia eu digo num grupo de amigos normies que eu sou a favor da libertinagem de expressao, uma vez que pra eles liberdade de expressao <> se expressar livremente. 
 A gente tinha definido isso na época das mailing lists e do google reader:

Lei de Ricbit: Se dois interlocutores discordam de uma definição, então eles vão discutir pra sempre, sem nunca concordar.

https://blog.ricbit.com/2009/11/lei-de-ricbit.html

Mas as novas gerações ignoram o conhecimento acumulado pelos mais velhos :-D esses jóvens... tsc, tsc, tsc... 
 Inclusive o anarquista individualista Benjamin Tucker pontuou que existem 4 tipos de monopólios legais que estado garante aos capitalistas:

1 - O monopólio da terra - A imposição pelo governo de títulos de terra que não se baseiam na ocupação e no uso. Esse monopólio é imoral por vários motivos, pois viola a propriedade justa. A propriedade justa sobre um recurso natural é validada quando um indivíduo mistura seu trabalho com esse recurso e o utiliza ativamente. Quando você abandona esse recurso por um determinado período de tempo, ele deixa de ser sua propriedade. O mesmo acontece com seu corpo. Seu corpo é seu porque você mistura seu trabalho com ele constantemente e o utiliza ativamente. Essa justificativa legal de propriedade também pode ser usada para rejeitar contratos de escravidão voluntária.

2 - O monopólio do dinheiro - A aplicação pelo governo de leis de curso legal e a instituição do banco central. Isso permite que os poderosos manipulem a economia de acordo com seus próprios interesses e, por extensão, destruam a economia produtiva real. O ciclo de expansão e recessão está ligado ao banco central. O monopólio do dinheiro funciona como um cartel legal para os bancos e os cambistas.

3 - O monopólio da tarifa - A imposição pelo governo de barreiras comerciais e restrições comerciais em nível internacional. Isso cria e mantém os altos lucros, os baixos salários e os altos preços que vemos no capitalismo de estado predominante atualmente. Esse monopólio torna ilegal qualquer concorrência real com as grandes empresas.

4 - O monopólio de patentes - A aplicação pelo governo da monopolização intelectual. Esse monopólio impede o empreendimento competitivo de ideias e invenções. Por exemplo, se o inventor da roda fosse a única pessoa que pudesse produzir legalmente a roda sem cobrar nada, essa pessoa teria um monopólio injusto sobre todas as outras pessoas. Além disso, isso limitaria o aprimoramento da invenção original, pois para aprimorar uma invenção é necessário usar a ideia "original". Isso vai contra a teoria da propriedade justa, conforme apresentado acima. 
 Eu gostei desse Benjamin formou 
 Meu caro, porque tanto apego a chamar corporativista de capitalista?...

Capitalista é um termo extremamente amplo, tanto que comunistas adoram usar ele para difamar qualquer um que se afaste deles disso.

Você é comunista por acaso? 
 Ai o cara acusando os outros do q ele faz d novo hahahahahahahahahahaahhaha 
 "Você é comunista por acaso?"

Pronto, já começou o showzinho de adhominem.
 Na cabeça desses ancaps ou vc é ancap ou comunista.... Kkkkkkk  
 HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA 
 O artigo cria 3 espantalhos com o nome de capitalismo e afirma que se somente essas definições estão se contradizendo a palavra capitalismo como um todo está...

Essa é a refutação.

Capitalismo: Livre comercio de bens e de capital...

E sim, não há capitalismo de fato no conjunto total da sociedade, pois o mercado é coercitivamente regulado, mas há focos de capitalismo no bitcoin, no Nostr e em outros meios e interações. 
 Se chamam assim é porque não entendem nada...

Não sabem nem que é o liberalismo, quem dera saberem o que é o liberalismo clássico... 
 HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHA 
 LINUS COMUNISTA CONFIA 
 INTERFONARAM P CASA P SABER PQ OS MEUS PAIS ESTAVAM RINDO TAO ALTO O MEU PAI ESTA REVOLTADO HAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHA 
 Q logica torta pqp 
 Feudalismo = IMPOSTO TIO 
 VC EH DONO DAS SUAS TERRAS MAS FDP SE SENTE NO DIREITO DE CAPAR METADE DO Q VC PRODUZ PARABENS  
 ANARQUISTAS LUTAVAM CONTRA OS FEUDALISTAS TCHAU 
 Você está fazendo uma enorme confusão historica aí kkk

Me diga um anarquista da época do feudalismo 
 VAI LER KRL 
 LE D NOVO TUUUUUUUUUUUUUUUDO Q JAH FOI DITO DPS A GENTE COMVERSA TCHAU 
 Me diz 1 anarquista da época do feudalismo, 1 kkk

O onus da prova é seu... Você que afirmou kk 
 JOHN LILBURNE E ETIENNE DE LA BOETIE ROBIN HOOD OS PROTESTANTES A MINHA AVO 
 Ninguém sabe se Robin Hood existiu, é um conto.

La Boetie nasceu em 1530, depois de 1500, final do sec XV, o fim do feudalismo.

John Lilburne mais ainda, ele nasceu em 1642

Agora se a sua avó nasceu antes de 1500... Aí é com você. 
 EU ESTAVA SENDO IRONICA 
 Vocês lembram que essa thread era sobre esse app do sam altman e privacidade, não lembram?

Que já estão a 3 dias discutindo as definições de "capitalismo", "anarquismo". Constantinopla já caiu e vocês ainda não chegaram a conclusão sobre quantos anjos conseguem dançar na cabeça de um alfinete! 
 HORA DE CHUPAR ROLA DE ESTADISTA 
 a avó dela nasceu no maranhão, onde impera o feudalismo até hoje! 
 JOHN LILBURNE E ETIENNE DE LA BOETIE ROBIN HOOD OS PROTESTANTES A MINHA AVO 
 Ninguém sabe se Robin Hood existiu, é um conto.

La Boetie nasceu em 1530, depois de 1500, final do sec XV, o fim do feudalismo.

John Lilburne mais ainda, ele nasceu em 1642

Agora se a sua avó nasceu antes de 1500... Aí é com você. 
 EU ESTAVA SENDO IRONICA 
 Vocês lembram que essa thread era sobre esse app do sam altman e privacidade, não lembram?

Que já estão a 3 dias discutindo as definições de "capitalismo", "anarquismo". Constantinopla já caiu e vocês ainda não chegaram a conclusão sobre quantos anjos conseguem dançar na cabeça de um alfinete! 
 HORA DE CHUPAR ROLA DE ESTADISTA 
 a avó dela nasceu no maranhão, onde impera o feudalismo até hoje! 
 HORA DE CHUPAR ROLA DE ESTADISTA 
 Se me lembro bem eu já tinha discutido com o senhor sobre a terminologia da palavra capitalismo alguns dias atrás em outra thread. Não faz mal darmos uma recaputilada:

nostr:nevent1qqsdhwp8zrspc5ty0j0f6j22kgjxa6am662gr288aaq9ck3hvx62p8gpz3mhxw309ucnydewxqhrqt338g6rsd3e9upzp7l9aq8v3k6ugw0ztqk40xwjtch73w2ck8klt9dpwwhpez40gcrhqvzqqqqqqywm5s4e

nostr:nevent1qqsgsw5ume2kc8jfmewldgjdr2z7aeuhac2m0jdzd8t6z6h6z4xenqspz3mhxw309ucnydewxqhrqt338g6rsd3e9upzp7l9aq8v3k6ugw0ztqk40xwjtch73w2ck8klt9dpwwhpez40gcrhqvzqqqqqqyym9r38

nostr:nevent1qqswzqyau4yfp2czxxy9cdfy9mgkfayh9pdk2kakltc4fuq2r65596gpz4mhxue69uhhwmm59enkjunfdehjummjvuhsyg8muh5qajxmt3peufvz64ue6f0zl69etzc7mav459e6u8y24arqwupsgqqqqqqsgptyfu 
 Não existe "classe proprietária"
Não existe "os detentores do capital"
Não existe "aqueles que empregam o capital"

Todos que estão na sociedade atual tem poder econômico, detém algum capital em bens ou em moeda, e todos os empregam para algum fim. O capital não é ilegítimo e portanto o capitalismo dentro da própria definição do Jeremy Bentham também não poderia ser.

O que distingue os que controlam a sociedade do resto da população não é o quanto dinheiro eles tem, mas a capacidade de entrar em acordos escusos com o Estado (máfia institucionalizada) para terem ou aumentarem seus monopólios, e o nome disso já é corporativismo, mas se adicionar o Estado, é o Monopolismo como um todo.

E por favor, leia o que eu escrevo, você está batendo em pontos que eu já demonstrei. 
 Mr D na moral vc jah visitou uma favela carioca? 
 É que nesse caso "empreendedor" (pessoa ou grupo de pessoas sem privilégio que fazem trocas voluntárias) seria diferente de "capitalista"  (pessoas ou grupo de pessoas com privilégio econômicos garantidos pelo estado). Um anarquista de livre mercado não vê nenhum problema no primeiro, já no segundo é um problema por causa do privilégio estatal que eles detém 
 Isso não passa de uma subversão do termo "capital", que como eu disse não é ilegítimo.

Mas use como preferir, pois eu continuarei a usar aos moldes da Escola Austríaca, assim como vários outros por aqui. 
 Tem vários austríacos, como o Roderick Long, Gary Chartier e o Samuel Konkin, que rejeitam o termo capitalismo  
 O próprio Konkin se dizia left-libertarian... 
 Eh q capital e anarquia p vcs tem o msm significado q homem e mulher tem p trans eh isso na moral ai os outros 99% da populacao e tal q entenda aceite e FODA-SE  hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhaahhahahahahahahahahahahahha TCHAU TCHAU 
 Mr D na moral vc jah visitou uma favela carioca? 
 Tem vários austríacos, como o Roderick Long, Gary Chartier e o Samuel Konkin, que rejeitam o termo capitalismo  
 O próprio Konkin se dizia left-libertarian... 
 Eh q capital e anarquia p vcs tem o msm significado q homem e mulher tem p trans eh isso na moral ai os outros 99% da populacao e tal q entenda aceite e FODA-SE  hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhaahhahahahahahahahahahahahha TCHAU TCHAU