Oddbean new post about | logout
 Inclusive o anarquista individualista Benjamin Tucker pontuou que existem 4 tipos de monopólios legais que estado garante aos capitalistas:

1 - O monopólio da terra - A imposição pelo governo de títulos de terra que não se baseiam na ocupação e no uso. Esse monopólio é imoral por vários motivos, pois viola a propriedade justa. A propriedade justa sobre um recurso natural é validada quando um indivíduo mistura seu trabalho com esse recurso e o utiliza ativamente. Quando você abandona esse recurso por um determinado período de tempo, ele deixa de ser sua propriedade. O mesmo acontece com seu corpo. Seu corpo é seu porque você mistura seu trabalho com ele constantemente e o utiliza ativamente. Essa justificativa legal de propriedade também pode ser usada para rejeitar contratos de escravidão voluntária.

2 - O monopólio do dinheiro - A aplicação pelo governo de leis de curso legal e a instituição do banco central. Isso permite que os poderosos manipulem a economia de acordo com seus próprios interesses e, por extensão, destruam a economia produtiva real. O ciclo de expansão e recessão está ligado ao banco central. O monopólio do dinheiro funciona como um cartel legal para os bancos e os cambistas.

3 - O monopólio da tarifa - A imposição pelo governo de barreiras comerciais e restrições comerciais em nível internacional. Isso cria e mantém os altos lucros, os baixos salários e os altos preços que vemos no capitalismo de estado predominante atualmente. Esse monopólio torna ilegal qualquer concorrência real com as grandes empresas.

4 - O monopólio de patentes - A aplicação pelo governo da monopolização intelectual. Esse monopólio impede o empreendimento competitivo de ideias e invenções. Por exemplo, se o inventor da roda fosse a única pessoa que pudesse produzir legalmente a roda sem cobrar nada, essa pessoa teria um monopólio injusto sobre todas as outras pessoas. Além disso, isso limitaria o aprimoramento da invenção original, pois para aprimorar uma invenção é necessário usar a ideia "original". Isso vai contra a teoria da propriedade justa, conforme apresentado acima.