Oddbean new post about | logout

Notes by Cpu Dos Anos 70 | export

 Um dos diálogos mais bizarros da história dos videogames (e que está se tornando realidade)

https://www.youtube.com/watch?v=nnZdQTEFdP8

É meio grande (14Min) então pra quem quer ver pule alguns trechos. Fala sobre censura, sujeição humana a outros, e etc...

Isso porque Metal Gear Solid 2 foi lançado em 2001. 
 O governo e suas ideias brilhantes. 
 Um dos melhores Mários. A trilha sonora desse jogo é muito boa, só não supera a do Chrono Trigger.  
 Boa noite senhores 
 Boa noite 
 Não vi se foi citado no post (aliás ótimo post), mas tem um app opensource que funciona no windows e no linux, pra remover bloatwares, que automatiza a maior parte do processo:

https://github.com/Universal-Debloater-Alliance/universal-android-debloater-next-generation/

Além disso ele mostra quais bloatwares são seguros, quais são arriscados e quais podem brickar o telefone ao remover. Eu usei no meu e tudo funciona perfeitamente (ganhei uns 400mb de RAM, e mais CPU livre) 
 Agradeço muito se puderem dar dicas de aplicações para deixar o ambiente linux mais bonito, es... 
 Procura por dotfiles no github, ou pesquisa "temas para gtk3". 

Tenta começando pesquisando o tema "catppuccin", tem vários desses pra vários aplicativos
 
 Já vi muitos teclados PS2 antigos que são superiores a muitos USB de membranas modernos. E fora que o input delay é menor (apesar de ser imperceptível para os não-gamers) Aproveita porque mouse/teclado PS2 já está virando raridade. 
 # Post do dia: Transistores, o que são, o que fazem, e porque revolucionaram o mundo

Bem, transistores são componentes eletrônicos do tipo semicondutores, ou seja, pelo próprio significado da palavra, eles podem conduzir eletricidade sob certas condições. Creio que a analogia mais comum é a de uma válvula de água: imagine um cano na horizontal. O fluxo de água vai da esquerda para a direita. Se eu colocar uma válvula no meio desse cano, posso controlar quando a água passa e quando deixa de passar. Além disso, posso controlar o quanto de água pode passar (ou seja, posso deixar mais ou menos água passar se eu abrir a válvula parcialmente).

Observe nessa analogia que temos 3 pontos centrais: onde a água entra, onde ela sai e onde ela é controlada. De igual modo, o transistor tem 3 pinos: 

- Onde a energia entra (pino chamado de **emissor**)
- Onde ela sai (pino chamado de **coletor**)
- Onde esse fluxo pode ser controlado (pino chamado de **base**, nomenclaturas para um transistor do tipo bipolar de junção (BJT))

https://image.nostr.build/a18e7486c784b30d1329025e3b60d3336194450df5c81edb1d8b3553e78c75f6.jpg

Logo em suas duas aplicações mais comuns, o transistor pode atuar como:

- **Chave**: permite ou não a passagem de energia elétrica por meio do terminal base.
- **Amplificador**: controla a quantidade de energia elétrica que pode passar.

### Por que revolucionaram o mundo, e por que enchem o saco dizendo que CPUs são magicamente feitas de transistores

Antes dos transistores, tínhamos dois circuitos para atuar como "válvula de controle":

* **Válvulas**: ou tubos de vácuo, que são tubos de vidro com vácuo dentro, que têm um filamento (de certa forma, parecido com lâmpadas incandescentes).

https://image.nostr.build/283feff709193a96f2b40277651fd79905915c2268346d05b9f4cc58e110541a.jpg

* **Relês**: dispositivos que utilizam um eletroímã ou uma bobina (ímã que só ativa com energia elétrica) para puxar um contato.

https://image.nostr.build/cb7e9a0fba56ac3149e61cc56161dd459ef21755f861156bf22fcf3297844050.jpg

O problema é que os relês são EXTREMAMENTE lentos se comparados às válvulas e aos transistores. O motivo é que eles manipulam mecanicamente, ou seja, é literalmente um contato que, ao ser atraído por um ímã, permite o fluxo. É muito difícil ativar e desativar um ímã tão rapidamente quanto acontece com os transistores. As válvulas, por sua vez, precisam esquentar (o que reduz a durabilidade e eficiência) para funcionar adequadamente, são grandes e duram pouco. Ambos consomem MUITA energia se comparado ao transistor e são difíceis de miniaturizar.

Daí chegou o transistor, um componente que pode ser miniaturizado a nível atômico (porque pode ser feito a partir de algumas moléculas de silício, boro e fósforo), permitindo a fabricação de chips cada vez menores. Com isso, posso empilhar milhões e até bilhões de transistores, cada conjunto desempenhando o papel de algum circuito, e fazer disso uma CPU (UAU, efeitos mágicos!). Além disso, ele pode funcionar de forma extremamente rápida: pode ativar/desativar (caso esteja funcionando como chave) na ordem de milhões a bilhões de vezes por segundo!

### Por que é TÃO importante administrar a passagem de energia elétrica?

Bom, isso é fácil de fazer: é só colocar um fio que passe alguma tensão (digamos 5 volts em relação ao terra) e, se eu remover esse fio do circuito, a energia para de passar. O problema é: TODA VEZ QUE QUISER ALTERAR O FLUXO, VOCÊ VAI QUERER CORTAR/EMENDAR O FIO? COMO VOCÊ VAI CORTAR O FIO DE UMA CPU ATÔMICA? E pior: UMA VEZ CORTADO, COMO VOCÊ VAI EMENDAR NOVAMENTE ESSE FIO ATÔMICO? 

Está aí a importância de um componente que administre a energia: você pode deixar o próprio circuito cuidar disso. O próprio circuito (supondo um circuito complexo) pode decidir permitir ou não a passagem de energia elétrica.
 
 Total respeito aos Devs de React, mas todos os que conheci eram muito chatos e nutelinhas, achavam que só existia react no mundo. 😂 
 Windows xp, Nokia, computadores que não passavam de 2gb de RAM, passagem para os 32 bits. Realmente, um auge do retrô. 
 TD MUNDO ESTA DORMINDO???!!! TCHAU 
 Como dizem os alunos do ITA: Dormir é coisa de desfocado.  
 Qual é a minha chance de conseguir um emprego na área de embarcados no brasil? é melhor ir pra... 
 Bem, depende um pouco da sua experiência, formação e de qual ramo em específico você quer. Embarcados normalmente é um ramo mais fechado e estável, sendo que as pessoas que trabalham na área já tem certa experiência e estão a anos fazendo isso.

Mas depende, creio que se for voltado mais para a parte de eletrônica da coisa, especialmente projetos que envolvam MCUs mais complexos, como STM32, ou PICs, ou que envolvam correntes mais altas, ou para aplicações maiores, seja mais difícil sem certa experiência (normalmente creditarão isso a Eng. Eletrônicos). Lógico que paga muito bem, proporcionalmente.

Agora se for programar circuitos já feitos, ou fazer circuitos mais simples, de escalabilidade menor é bem mais tranquilo de encontrar, embora não negue que ainda sim não é algo tão fácil de achar por aí. Acho que vale a pena arriscar, embarcados é uma área que pra quem sabe fazer, paga bem. 
 Usei gentoo por 1 ano, mas agora to no Artix (Praticamente o Arch mas sem systemd). Recomendo pros users anti-systemds  
 Um fato interessante: 

É possível usar o YouTube como armazenamento em nuvem "infinito". Basta transformar os dados de um arquivo em um vídeo.

https://video.nostr.build/893c0fead51f375b35dac7f001b948dd08ba1f7d2e6657dce6c4471a767fc232.mp4

Parece apenas ruído, mas é um arquivo inteiro de 1Gb (por causa do tamanho, cortei o vídeo). Se quiser os dados de volta, é só baixar o vídeo e descompactar os dados com o mesmo código usado para compactar o vídeo.

https://github.com/DvorakDwarf/Infinite-Storage-Glitch 
 Pior que não porque ele usa cada pixel como um binário, sendo branco equivalente a 1 e preto a 0, daí mesmo o youtube compactando, o preto/branco vai continuar com a mesma cor. 
 Creio que definindo um vídeo como privado retiraria o acesso público dos dados. Mas realmente, é um algoritmo bem rudimentar ainda, criptografia talvez acabaria em perda de dados.