Oddbean new post about | logout
 Vou responder em 3 partes.

1 - Esquerda e Direita: 

Nõa Ipmorta as pavalras, se vcoe etendemu tduo, é ioss qeu ipmorta.

No contexto atual, a esquerda quer mais estado; direita, menos. Anarquistas originais (Anarcocomunistas) e anarcocapitalistas são "Libertários" e querem zero Estado, não apenas menos. Então sim, é limitante.

As palavras importam menos que a comunicação e o contexto. No fim, a mensagem é o que interessa.

2 - Liberalismo Clássico: 

Liberalismo clássico é minarquista - Estado mínimo, não ausência total. Misturar isso com anarquismo (sem Estado) ou capitalismo (livre mercado sem interferência de Estado) não faz sentido.

Liberalismo é um nível de estatismo, e anarquismo é zero, não importa o lado.

3 - Anarquismo e Hierarquia: 

Anarquismo não é sobre liderança, é sobre consentimento, e governos estatais desrespeitam, então são imorais. Liderança voluntária (chefe, condomínio, governo privado...) é aceitável. 

Se você consentiu, é válido. 
 Caraca menina, eu tava pensando em escrever um texto 3 vezes maior que o dele e tu manda isso? Tem uma habilidade absurda em explicar muita coisa em pouquíssimas palavras, teus textos são densos de explicação. Só esse meu comentário já deu mais que um parágrafo teu KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK TU SUPEROU O BOT, o bot fez um texto maior que o teu e explicou MUITO menos. 

Parabéns, que talento👏🏻💩 
 1. significados e significantes. importa tanto que é ponto-chave de 1984. no contexto atual, na democracia ocidental, logo excluídas as ditaduras de esquerda, os maiores entusiastas do estado, um estado global jnclusive, contra o qual as ditaduras de esquerda vêm lutando contra, bem ou mal, via brics, são capitalistas de direita. OTAN, davos, FMI, OMC, governanças globais neoliberais. sim, parte da direita se renovou e vem lutando contra isso também, mas: ainda são poucos (milei e bolsonaro não contam, plmdds, milei é putinha de davos e do fmi) e basicamente só do povo. 

2. sim, estado mínimo como eu disse (nem marx deixou de lado o estado minimo no fim da vida, meramente administrativo). único que sempre foi estado zero: anarquismo. ainda assim: livre mercado, laissez-faire, é conceito liberal, não necessariamente capitalista, capitalismo veio do liberalismo, não contrário.

3. anarquia é literalmente "sem líder" em grego. significados, significantes ;) sobre consentimento: vale o consentimento de uma crianca de sete anos a um cara de vinte? e de um jeca com QI de 60 a um cara com QI de 120? anarquia não é ausência de regras. há sempre o ostracismo. 
 Mecânicos de avião falam "Motor", mas jornalistas falam "Turbina". Falantes usam gestos, mas os surdos entendem.

A mensagem interessa mais do que a palavra. 

O termo “anarquismo” vem do grego ἀναρχος (anarkhos), significando “sem governantes”. An (Sem), e Arkhê (Magistratura, Soberano, Reino...)

E mesmo que fosse um significado diferente, o que importa é a comunicação, a ideia e o contexto, não a origem. Fascismo é o melhor exemplo disso.

Sobre consentimento, a ética libertária defende que todos os indivíduos não podem iniciar agressão contra outros pacíficos.

Crianças muito novas ou pessoas com deficiência mental podem precisar de representantes e suporte, mas isso não legitima a violência ou agressão. 
 exato, a mensagem, o significado (coisa que roda e faz o avião voar), não o significante (motor, turbina). que nem líder, governante, em grego. o que não dá é pra chamar avião de carro e querer que todo mundo se entenda e converse em vez de seguir discutindo e dizendo a mesma coisa?

e quem falou de violencia e agressão? falei justo de regras, tipo a não-violência e a proteção aos vulneráveis ;D 
 Entendi. E sobre as regras, entendi que você se referia a ética libertária. 
 a clássica, riso. sacanagem. 
 ah! só porque é questão pessoal mesmo: anarquistas originais não tinham nada com anarcocomunistas. socialismo veio depois, comunismo ainda depois. anarquia é filosofia de 1700 anos. nasceu basicamente quando Constantino tomou o cristianismo de assalto. os rebeldes deram origem aos princípios anarquistas. de lá pra cá, teve império romano, teve feudalismo, absolutismo, e a resistência antiestado tava sempre presente. 
 olha só... quem diria, não? hoppe me plagiando, rs. lembra?
nostr:nevent1qqsgtatpkjc4nkz20rkuvn32sq7zwc7e85xyy6yp5f8mwr30s0gwegspzemhxue69uhkummnw3ezuerpw3sju6rpw4ej7q3qq5jxvccuds9wmpqhr7p770y4ewqcfr2dehqarm5alhm4hpgvrj6qxpqqqqqqzz6036r 
 Previu o Hoppe 
 hahaha 1700 anos de teoria, 30 de prática ¯\_(ツ)_/¯ 
 no fim, uma única regra: tá com davos? tô fora. 
 Previu o Hoppe 
 hahaha 1700 anos de teoria, 30 de prática ¯\_(ツ)_/¯ 
 no fim, uma única regra: tá com davos? tô fora.