Mecânicos de avião falam "Motor", mas jornalistas falam "Turbina". Falantes usam gestos, mas os surdos entendem. A mensagem interessa mais do que a palavra. O termo “anarquismo” vem do grego ἀναρχος (anarkhos), significando “sem governantes”. An (Sem), e Arkhê (Magistratura, Soberano, Reino...) E mesmo que fosse um significado diferente, o que importa é a comunicação, a ideia e o contexto, não a origem. Fascismo é o melhor exemplo disso. Sobre consentimento, a ética libertária defende que todos os indivíduos não podem iniciar agressão contra outros pacíficos. Crianças muito novas ou pessoas com deficiência mental podem precisar de representantes e suporte, mas isso não legitima a violência ou agressão.
exato, a mensagem, o significado (coisa que roda e faz o avião voar), não o significante (motor, turbina). que nem líder, governante, em grego. o que não dá é pra chamar avião de carro e querer que todo mundo se entenda e converse em vez de seguir discutindo e dizendo a mesma coisa? e quem falou de violencia e agressão? falei justo de regras, tipo a não-violência e a proteção aos vulneráveis ;D
Entendi. E sobre as regras, entendi que você se referia a ética libertária.
a clássica, riso. sacanagem.
ah! só porque é questão pessoal mesmo: anarquistas originais não tinham nada com anarcocomunistas. socialismo veio depois, comunismo ainda depois. anarquia é filosofia de 1700 anos. nasceu basicamente quando Constantino tomou o cristianismo de assalto. os rebeldes deram origem aos princípios anarquistas. de lá pra cá, teve império romano, teve feudalismo, absolutismo, e a resistência antiestado tava sempre presente.