Por que o Nostr é tão melhor que outras redes?
https://image.nostr.build/40229d1f1f25501811848216e39d5c9d33c15f4f0c67cd2a8c60309941e78e32.jpg
1. O público tende a ser mais instruído e seleto, o que torna a interação muito menos problemática.
2. Não tem limitação de caracteres, ou seja, aqui você consegue se comunicar e informar com muito mais precisão, sendo mais claro em cada ponto e reduzindo brigas e mal entendidos.
3. Não tem limitação de mídia, a não ser conforme os serviços de upload de mídia, que você pode trocar ou pagar para ter mais disponibilidade.
4. Você consegue remunerar e ser remunerado pelo que é visto como útil ou agradável, aumentando os incentivos para que bons posts sejam feitos.
5. Você tem anonimidade devido ao Nostr e ao Bitcoin, o que possibilita maior segurança e liberdade de expressão, ao reduzir, e muito, as chances de ataques, seja por criminosos ou pelos governos.
6. É uma rede descentralizada e colaborativa, onde todos querem ver mais soluções surgindo e até ajudar de alguma forma para que a rede se desenvolva, uma vez que é mutuamente benéfica.
7. É de código aberto, então se ver que tem algo errado qualquer pode ir lá no codigo e checar, ou mesmo, se basear para criar a própria ideia.
8. As funcionalidades dentro do Nostr já são muito mais amplas do que a maioria das redes centralizadas, possuindo rede global, grupos publicos e privados, comunidades, mercado de produtos e de serviços, serviços focados em música, em vídeos, em lives e etc...
9. Por ser uma rede social mista, em várias plataformas, possibilita a interação entre diferentes perfis de usuários e permitindo que tenham acesso a nichos mais diversos de assuntos e interações.
10. Reúne pessoas interessadas na liberdade individual. As ensina direta ou indiretamente sobre estes assuntos e sobre metodos para esse fim, como por meio da descentralização tecnológica.
Esse item 1 ai, é meio engraçado, porque ja me estapeei com gringo, com BR com a p... toda, pra no fim chegar no ponto de que, finalmente encontrei um lugar que da pra ter uma rinha de BR com gringo que no final os dois saem dando risada mesmo tendo visões diferentes e que geram o interesse em ler, estudar e procurar mais sobre o assunto discutido.
Diferente de outras redes que você só enxergam lado a, labo b, ambos se xingando e no fim vira só ódio e discórdia e nada de útil sai daquele meio.
O item 1 significa que o Nostr não está tendo sucesso, rs. Torço para que todo tipo de pessoa passe a usar o Nostr.
Não necessariamente. Todo tipo de rede tem o seu perfil de usuário e o perfil de usuário do Nostr é alguém que já tem empatia com as bases do Nostr, seja com o Bitcoin, com programas de código aberto ou com noções políticas que já compreendem a importância da liberdade de expressão, ou seja, uma fatia minimamente bem informada na população.
Rede social é diferente de protocolo. O nostr é um protocolo, e para ter sucesso, as redes precisam usa-lo ou novas redes serem criadas que consigam trazer novos usuários.
Lembre-se: Se poucas pessoas usarem a redes sociais do Nostr, ela morre, pois as empresas não trabalham de graça, desenvolvedores precisam ser pagos.
Mão de obra é escassa e os desenvolvedores precisam pagar contas.
Fato
Creio que teve financiamento sim do protocolo, algo assim não séria entregue gratuitamente.
Sim, tem muito financiamento atualmente, o próprio jack dorsey coloca grana para os desenvolvedores do Nostr. Mas se chegar um momento que as coisas não se desenvolverem e não conseguir trazer a massa de usuários, acaba o financiamento e a razão de construir algo em cima.
Justamente, não existe dinheiro infinito, para o financiamento existe um propósito, o problema é saber QUAL?
O propósito é ter um protocolo que vc leva sua identidade com vc e que seja impossível censurar ou deletar a conta das pessoas. E que empresas possam construir clientes em cima desse protocolo e fazer dinheiro de alguma forma.
Sim, mas o protocolo Nostr é um protocolo de rede e que acaba produzindo a rede social, que acabamos chamando também de Nostr.
E concordo que precisam entrar novos usuários para manter a rede, mas nem o nicho principal consegue vir ainda, alguns só aparecem para dar "oi" ou nem isso, principalmente os que conseguiriam mobilizar mais público, que ficam dependente do faturamento e das interações nas redes fiat (ainda que irrelevantes).
Muitas empresas de notícias de cripto, de carteiras e etc, também preferem ficar postando sem ninguém ver em outras redes sociais do que fazer diretamente para o público alvo aqui.
Tudo isso talvez seja por conta dos algoritmos que as redes fiat usam, que faz as pessoas se sentirem recompensadas mesmo sem de fato ganharem algo com isso.
Pessoas que reclamam da censura, shadow ban e etc das redes centralizadas e continuam nessas redes centralizadas, ao meu são piores que esquerdistas, rs.
Sobre algoritmos, gosto da idéia, uma aba como no X, (para você). Espero que algum cliente Nostr implemente algo assim, pois acho útil.
Concordo totalmente.
Mas sobre os algoritmos de recomendação, muitos aqui são contra, então talvez demore um pouco até algo assim surgir...
É, mas uma hora vai surgir, é inevitável. E será bastante útil para a grande maioria das pessoas, principalmente fora da bolha.
Verdade. Às vezes é muito difícil de encontrar algumas informações aqui, mesmo dentro do mecanismo de pesquisa...
Exatamente o que penso, as pessoas entram mas não estão vendo uma diversidade de assunto para prender as pessoas a rede, todos parecem está na mesma bolha de assunto, isso faz a rede quase ser de apenas um público.
Exato, isso no começo da rede é normal, mas não pode ficar assim para sempre, caso contrário está fadada ao fracasso.
Sim
Podemos ver o Mastodon, rede bem feita, onde qualquer um pode abrir um server, mas esta fadada ao fracasso.
Nostr tem muitos usuários que apenas está a procura da gorjeta via sats para postar e sair em busca da sua ajuda humanitária kkkkk
Nostr ainda está no começo do seu potencial. Ainda nem temos um cliente decente.
Sobre o anonimato o Nostr pode te garantir isso, porém não sei ainda o que o Relay pode coletar, por este motivo sempre uso via tor, o que impede a fluidez do site escolhido.
Nostr tem que se mostrar ao tempo, para saber a resistência e a resiliência, e se o dono do protocolo não se venda ao sistema, se já não está sendo financiado.
O Nostr hoje já tem hoje uma altíssima segurança privacidade frente a outras redes e acho que nisso já foi provado.
A sua preocupação é importante, mas depende de muito mais fatores... Como por exemplo a velocidade e latência da internet de cada usuário, o que depende muito da região onde cada um vive e de quanto cada um ganha.
O protocolo Nostr sim!
Relays não sei ainda, pessoas com más intenções pode abrir um relay e coletar seus IP, até mesmo um cliente.
No caso da latência isso é fato, sei que está lento por motivo do uso da rede tor.
Minha impressão é que os assuntos aqui variam pouco: são os devs e suas devinices, BTC, memes, os brasileiros amargurados com políticos, masculinistas ressentidos com mulheres, os gringos com suas gringuices, arte de IA de gosto duvidoso, mas tem artistas interessantes também, bots chatos... e mais uns poucos outros assuntos aí.
Haha, sim. Um carinha meio fora dessa bolha que vejo que tem mais chance de trazer pessoas diferentes, até esquerdistas é o Rabble que está fazendo o cliente https://nos.social/
Ele tem até uma iniciativa para trazer jornalistas para o Nostr.
Não sei se seria bom 😅
Qualquer pessoa no Nostr é uma boa. Para isso existe mute.
Sim, sim, foi só um chiste. 😅
Infelizmente, redes sociais vivem de apelos a interação e "treta" causa isso...
A maioria das pessoas são reativas e não ativas, elas preferem gastar tempo em discussões inúteis do que criando coisas úteis.
È vero. Por isso mantenho minha timeline enxuta.
Você é um cara sensato. Vou acompanhá-lo. 🤝
É, mas tem umas ideias de moeda social, rs.
Zueirinha, rs
Valeu! Kk
Estou tentantando limpar a minha timeline também, mas ainda tenho dado preferência a seguir falantes de português mesmo que não produzam nada, para engajar mais a eles.
Hm. Diversidade é bom.
Mas não sei se entendi bem uma treta com ele dia desses. Esse não é o cara que criou (ou tá criando) um robozim pra estiquetar discursos considerados sensíveis, tentando criar um «safe space» pra certos grupos e tal.
Vi alto uma tretinha dos gringos sobre isso aí, mas não sei se entendi o problema.
Não estou sabendo, mas por ele ser dessa turma da diversidade, é que acho interessante para o Nostr, pois é muito difícil alguém com o perfil dele querer usar e construir algo no nostr. Lembre-se: O Nostr é um protocolo e qualquer pessoa pode construir ferramentas em cima, seja clientes com algoritmos, com reporte para discursos sensíveis e etc.