Oddbean new post about | logout
 Meu nome é Dias Junior, sou moçambicano, e estou compartilhando essa mensagem por meio de uma VPN devido ao bloqueio de internet em Moçambique. As autoridades restringiram o acesso à internet em resposta às manifestações anunciadas para os próximos dias. Isso deixou milhares de pessoas sem comunicação online e acesso à informação.

Essa situação compromete a liberdade de expressão e o direito de acesso à informação. Precisamos que esta mensagem chegue a todos e que o mundo tome conhecimento do que está acontecendo.

Por favor, compartilhem! 
 Não tenho fontes para atestar isso, mas parece ser real.

nostr:nevent1qqspekk9c75cdsd93e5vgkwmyrslwx9j26ajn7kxjtsxh59s937tfmgppemhxue69uhkummn9ekx7mp0qgszx6hsp38v2re3q2pzxpv3slg5u7pxklxze7evarqk4eugqmhntdcrqsqqqqqptrt995 
 Se você for mesmo um moçambicano, seja muito bem-vindo, é uma honra ter gente outros países que falam português por aqui 
 Parece suspeito. Está escrevendo muito parecido com o português brasileiro. E os falantes luso na África escrevem e falam semelhantes aos portugueses.  
 Várias pessoas de países africanos que falam português se sentem mais conectados ao Brasil que com Portugal, principalmente pela contribuição do Brasil na Internet ser extremamente maior e por razões históricas também.

Resumindo: Ele pode preferir a forma brasileira para se comunicar na internet. 
 Fico na dúvida. Os angolanos, moçambicanos e de outras regiões da África que falam português eles tem um sotaque muito semelhante aos portugueses e a escrita seja em sítios digitais ou material impresso são todas na ortografia de Portugal.  
 Acho que no fundo não importa tanto, a mensagem é o mais importante...

Se ele não for Moçambicano, é mais nobre ainda da parte dele estar publicando isso, pois sequer precisaria. 
 Tanto os Moçambicanos e Angolanos preferem o português brasileiro. Crescemos assistindo programas brasileiros e dublagem brasileira sempre.  
 De fato, não parece um moçambicano escrevendo, mas preferi relevar (vai que é mesmo). 
 Eu sou Moçambicano, Moro na província de Sofala, partilho essa mensagem porque o que tem acontecido na capital do meu país é uma violação total dos direitos humanos, as pessoas estão sendo mortas e presas somente por se manifestar. Todo o país está em manifestações, mas a capital do país parece uma zona de guerra com carros blindados e policiais armados até os dentes. 
Eu irei partilhar as fotos e vídeos de todos os acontecimentos  
 Será muito bem-vindo, mas lembre-se de não se doxxar, não poste fotos que possam acabar com teu anonimato, se cuide 
 A informação livre realmente é o maior inimigo dos autoritários. Espero que o Nostr nesse momento possa lhe garantir o acesso como a distribuição de informações. Seja bem vindo ao Nostr.  
 Se possível, poderia explicar melhor o que está havendo?

Se trata disso?:

https://cartamz.com/index.php/carta-do-fim-do-mundo/item/17937-o-apagao-politico-da-internet-movel-no-pais 
 Seja bem vindo. Se puder, explique mais sobre as manifestações, e os problemas contra os quais estão protestando. É interessante para nós de fora conhecermos o que está acontecendo na sua terra se não para ajudar, ao menos para nos inspirar a fazer igual! 
 É um prazer imenso seu relato e sua coragem em estar acessando a internet para relatar isso. Isso me enche de esperança em relação as pessoas se conectar aqui no Nostr. Achei muito estranho como pesquisando na mídia aqui no Brasil, não encontrei mais que um veículo de notícia falando sobre isso. Isso que aconteceu fere drasticamente a liberdade e acredito que em breve vamos estar experimentando coisas como essa aqui no Brasil. Lute como puder pra buscar o máximo de liberdade que conseguir dadas as circunstâncias. 
 Se Dias Junior for seu nome real, não foi uma boa jogada da sua parte doxar seu nome em plena censura. Mas desejo boa sorte. 
 Saudações brasileiras e solidariedade a nossos irmãos! Sugiro que vocês aprendam sobre a revolução de Myanmar, print Guns, MONERO, Lightning. 

Que fique de alerta para todos os brasileiros. Nos teremos uma tentativa de golpe em muito breve e caberá a nos aceitar ou não.