E se a Ucrânia imprimisse MUITAS notas de Rublo (moeda russa) e despejasse no território inimigo? Se o governo imprime dinheiro, diminuindo o poder de compra do povo, por que não dar dinheiro ao povo russo, diminuindo o poder de compra do Putin. Não seria uma bomba monetária?
Se não fizeram é porque não querem o fim da guerra
Como assim? Tal ataque é muito difícil de ocorrer principalmente no que se trata a moedas físicas. Teria que bolar uma estratégia extremamente sofisticada para injetar tais moedas na economia sem que ninguém perceba. Claro que se um drone jogar moedas do nada no território russo tais notas será destruído facilmente.
Se o drone voar baixo, é mais difícil interceptar. Destruir as notas depois que a população corre pra pegar? Você diz matar essas pessoas? 🤔
Provavelmente o exército russo iria saber das notas pois a notícia iria rapidamente se espalhar pela localidade onde as notas foram despejadas. E o exército ucraniano com certeza não irá colocar seus equipamentos já escasso em uma estratégia tal arriscada como essa que tem muita chance de dar errado. É um plano extremamente complicado e com muita chance de dar errado. Matar indivíduos russos acho que não ocorreria mas a apreensão das notas sob ameaça de morte contra as pessoas que conseguiu as notas. A morte não pode ser descartada pois o Vladimir Putin como qualquer ditador não tem apreço pela vida alheia.
Nada, os militares russos iriam pegar pra eles.
Você acha que a hierarquia do exército russo está tão desfarelado assim?
O estado não é uma estrutura metafísica, onipresente. O povo é muito mais numeroso que o número de capangas estatais, em qualquer país. Mesmo que os soldados estejam super motivados, não conseguem conter uma população pobre de pegar dinheiro no chão. Podem tomar de um ou outro, mas não de todos. Com a deterioração do poder de compra da moeda, o estado não conseguiria pagar os soldados. E seria mais vantajoso pra eles pegar esse dinheiro que é jogado que ficar arriscando a vida pelo Putin. Aí é questão de Praxeologia.
Pode ocorrer isso caso essa adição de moeda física circulante seja bem sucedida. Apesar de que acho que a destruição das refinarias de petróleo e dos equipamentos bélicos por parte da Ucrânia seja mais fácil e viável. E os ucranianos dentro da sua possibilidade estão fazendo isso de tanto que a Rússia já cortou exportação do diesel ao Brasil recentemente.
Problema é a tecnologia para produzir as notas e mecanismos de verificação da autenticidade. Na segunda Guerra mundial os nazistas queriam atacar a Inglaterra dessa forma. Veja o filme Os Falsários. Conta essa história
Acabei de assistir. Muito interessante o filme. Obrigada! Mas os judeus conseguiram fazer notas idênticas às originais. O plano nazista só não deu certo porque os judeus ficaram enrolando e sabotando o projeto. Não foi por falta de tecnologia.
Creio que seriam apenas notas falsas de rublos não?
Nazistas desistiram disso na WWII. Gastaram esforço pra aprender a falsificar Libras e outras. acho q chegaram a lançar na Inglaterra como teste. Mas não aumentaram a escala da operação. Mantiveram a produção de notas falstas pra espiões e mercado negro (um caso famoso é um major SS enforcado na Servia com uma mochila cheia de Libras, dolares, etc - compraria armas para os colaboracionistas no mercado negro) A conclusão deles: dado o custo e risco de enviar bombardeiros com uma qtde grande de notas, compensa mais lançar bombas. Hj há drones, custo menor, mas drones estão em grande demanda nas operações. E drones podem carregar bombas tambem. Outro problema q os nazis levantaram: poucas notas, não faz diferença. Muitas notas, o governo muda o design e invalida as existentes. Denominacoes pequenas = MUITAS notas são necessráias. Denominaçeõs grandes = poucos exemplares, numeros de series mais bem controlados. Me lembro vagamente q a inglaterra chegou a mudar o design das 5 libras por precaução. Mas TLDR: é mais dificil do que parece.