Oddbean new post about | logout
 Hoje circulou pelas redes sociais a ideia de um programador brasileiro (não vou mencionar o nome, não vem ao caso) perguntando o seguinte: O QUE VC ACHA DA IDEIA DE O GOVERNO TER APPS SEMELHANTES E CONCORRENTES AOS APPS MAIS FAMOSOS, PORÉM TOTALMENTE GRATUITOS?

exemplo: 

uber, só que o motorista fica com 100% do valor da corrida;

ifood, só que a loja fica com 100% da venda;

Consegue identificar, com clareza, onde existem problemas neste tipo de proposta? Sem ficar zoando. Argumentando mesmo, apresentando os motivos irrefutáveis de isso gerar grandes problemas? 
 Argumento básico: Querer coisas grátis te mantém um escravo fraco.  

Vc fica cada vez mais dependente do governo. E se sair da linha ou fizer qualquer coisa que o governo não gostar, vai perder a MAMATA.

Bem óbvio de entender, certo? 
 Consequencia de 2a ordem: ao depender de coisas gratis, isso acaba detonando sua autoestima.

Não é capaz de prover para si mesmo e sua família? Que impacto isso gera na sua identidade, na sua noção de quem você é no mundo?

Pesquise Albert Bandura e o conceito de autoeficácia. https://arata.se/oi260  
 Como política pública, também é terrível o governo se meter em áreas com intervenção que gera resultado oposto. Já falei disso. EFEITO COBRA
https://nostr-arata.s3.amazonaws.com/s-theory-01-A-s-iusdf7.mp4 
 Daí vc diz que ainda acha importante o governo dar uma ajudinha para escaparmos da malvadeza dos grandes empresários. Adivinha só? Os grandes empresários são especialistas em capturar e maximizar subsídios. E isso leva a distorções ainda piores. Veja a obesidade e diabetes nos EUA. Culpa de subsídios que estimulam produção de milho e consequentemente alimentos ultraprocessados - https://www.youtube.com/watch?v=tjxxhhXOEcQ 
 Simplesmente porque qualquer app nesse sentido precisa de atualização constante, e governos não tem continuidade. Eu lembro de uma discussão que tive com o meu irmão sobre uma pizzaria que tinha um app próprio para pedidos de pizza, provavelmente um desenvolvedor fez um app padrão e as pizzarias compravam o direito de usar, só mudando o layout. Chegou um momento que o desenvolvedor não dava mais suporte, não atualizava mais o app, resultado: não funciona direito, várias incompatibilidades por falta de atualização. Agora um Ifood, que sempre recebe comissão pelas vendas, tem inventivos para ter um produto atulizado e bem construído. 
 É só ver qualquer app criado pelo governo, geralmente contratam uma empresa para fazer o app, a empresa faz de forma tosca, depois que acaba o contrato, eles somem e não dão mais suporte. 
 
 Em primeiro lugar, se o Estado operasse esse tipo de serviço ele não seria gratuito e sim custeado pelos impostos, obrigando a todos pagarem pelo serviço mesmo sem usar.
Em segundo lugar, Estado e Economia não combinam. Se a economia não for livre não prospera.
E em ultimo lugar o Estado é ineficiente. Está arraigado na consciência da maioria dos funcionários públicos a estabilidade independente da produtividade. 
 Teve aquela iniciativa do app que bloqueava o celular no caso de roubo... será que alguém ainda usa? 
 Perfeito Seiiti, também acho que é legal discutir ideias e não pessoas.

Não existe trabalho gratuito, obrigar alguém a criar esses apps, gerir os servidores sem downtime e entregar o mesmo nível de qualidade de suporte ao cliente do Uber/iFood de graça, se chama trabalho escravo.

Isso me lembra um trecho da comédia de Aristófanes "As Mulheres na Assembléia" (~392 a.C.) onde há um diálogo entre a líder das mulheres Praxagora e o marido Blepyrus.

Praxagora - "Eu quero um pedaço de tudo e todas as propriedades serem comuns; Não existirá ricos ou pobres; Eu começaria fazendo o dinheiro, a terra, e tudo que for privado, ser de domínio público."

Blepyrus - Mas quem iria arar a terra?

Praxagora - Os escravos! 
 Penso que a pessoa que sugere algo assim deve ter um modelo mental imaginando que um app é algo que vc cria uma única vez e ele funciona pra sempre, tipo publicar um poema numa página HTML 
 Exatamente. 
 1° ignorar os interesses do governo:
Se fosse opensource a aplicação, vc ainda poderia ter forks e um estímulo de manutenção descentralizado, porém se o governo faz e fecha o código, como vc acha q eles vão tratar a segurança dos dados e os dados ali inseridos?

2° toda vez que vc terceiriza o pagamento (pq com certeza os programadores vão ser do governo e trabalhar para o governo, não pra empresa) separando o consumidor e interessado no produto do recebimento direto do dinheiro, vc estimula corrupção.

Assim como sus e todo o sistema governamental, vc vai destruir o ambiente que existe e cagar os estímulos, e quando de quebra aumenta o erário do governo.

Não presta, não serve, e se fizerem so vai ter uso na base do cupom ,desconto em imposto e força de lei, pq o mercado se auto-regula em forças naturais. 
 Interessante. E como vc lidaria com o argumento de que é necessário ajudar pessoas carentes que não possuem dinheiro para pagar? 
 Doaçoes e serviço comunitário existem desde a época da constituição da igreja católica.
Nada mudou.
Agredir indivíduos pacíficos vai continuar sendo errado independente da finalidade.
Agressão só é justa no caso de legítima defesa i.e. em caso de punição.

Pq vc acha que no Bostil os estímulos para estudar, por exemplo, a produção de insulina?
Deixam sua compra 92% mais cara pra distribuir "de graça" o produto "essencial".

Vc acha q mendigos em sua maioria estão no estado de mendicância pq não tem como sair ou pq a condição de mendicância da o conforto em comparação as responsabilidades que eles deveriam ter no caso de não mendicância?

Te resumo a resposta: pq os doadores estão provendo alimento a todo momento. Sentros urbanos viraram o suco de mendigos, e isso é estimulado exatamente pelos que doam.
Um indivíduo saudável pode trabalhar e com seu dinheiro decidir sobre isso, mas o mendigo prefere gastar 100% do seu dinheiro com cachaça e pegar a comida do otario que distribui na rua. 
 Correção: pq os estímulos caíram* 
 *centros 

Krl perdão a pressa e o erro de ptbr 
 O problema é que não será gratuito e o custo do app será pago de forma compulsória através de impostos, acabando com a concorrência orgânica de outras empresas do ramo. 
 Isso só seria possível se todas as transações que passem pelo aplicativo, sejam isentas de impostos, o que seria ótimo. Porém isso causaria um desequilíbrio no mercado, as empresas concorrentes iriam passar por dificuldades e fechar as portas, e isso geraria um monopólio do app do governo, que poderia passar a cobrar taxas novamente, ou reduzir a qualidade do serviço. Ainda pode ser mencionada a queda da inovação para surgimento de novas empresas, novas maneiras de captar clientes. Ou seja, por mais que a intenção seja inicialmente boa, no fim das contas quase todas as soluções criadas pelo governo, tornam o problema ainda pior do que incialmente se pretendia resolver. 
 O problrma é brm evidente, não existe nada grátis no universo, todo gasto do governo é imposto ou inflação. Se um governo puder ser mais eficiente do que a empresa, então é vantagem, do contrário, só está dividindo a conta mais cara com a coletividade, em prejuízo generalizado, só q mais fácil de esconder. 
 Queria mesmo sabe o nome do FDP, uma vez que não ando em redes sociais se globalistas.

nostr:nevent1qqstf48t6fjaugklnfqa73mknkj3ff9rknntsgydz5c92e0d3v8lg7spp4mhxue69uhkummn9ekx7mqzyp3mqn20k50qmgwk9yqs66ugf4sr38pwvelg3esw0ktvq5x803tcsqcyqqqqqqge35jkn 
 Muito perigoso 
 Controle social total 
 Não há economia sem atrito.
A estrada para o futuro tem seu pedágio.