Brasil: 7 Constituições 9 Moedas 7 Golpes de Estado Eua: 1 Constituição 1 Moeda 0 Golpes de Estado Aí vem o brasileirinho médio e fala: "Ain o Americanos são muito burros olha quem eles escolheram como presidente" ou "Ain o processo eleitoral dos Eua é uma merda"
A diferença é que o Brasil já nasceu extremamente centralizado, teve mais problemas para se consolidar geograficamente e a cultura de mercado portuguesa era muito mais frágil que a cultura inglesa. Outra questão é que nenhuma revolução popular brasileira conseguiu ter força contra o Estado central. Já os EUA, conseguiram se separar da Inglaterra assim... E sim, ambos os povos são na sua vasta maioria muito burros e qualquer processo eleitoral é uma merda. A diferença é que os EUA ainda atrai muitas pessoas inteligentes de fora e a descentralização econômica e social, ainda gera um grande freio para a interferência dos políticos na sociedade.
O Brasil já foi um país próspero no passado de acordo com a realidade da época, mas o Brasil acabou no dia 15 de novembro de 1889 com o golpe republicano, aí começou a bagunça. O sistema de político e econômico dos EUA é muito melhor, óbvio que eles tem uma história desde a colonização bastante diferente de nós e que moldou o que eles são hoje.
Nunca foi próspero de fato, nasceu centralizado sob figuras políticas, burocráticas e altíssimos impostos. Desde as capitanias hereditárias o poder foi dividido entre muitos poucos, e a própria história do Barão de Mauá mostra como a monárquia freiou o desenvolvimento do país. Inclusive, até pelo dominio de figuras militares, como coronéis e outros proprietários de títulos. Se não tivesse sido, não teriam havido tantas revoluções contra os impostos e contra o Estado, em toda a história do país.
Exatamente, reconheço que a colonização foi uma merda, foi extrativismo, as riquezas foram embora. Mas na época do Império melhorou um pouco, de acordo com os padrões da época. É impossível comparar com os EUA , principalmente depois do golpe republicano. Barão de Mauá foi um vento bom que tentou mudar a realidade aqui mas esbarrou no que você tá chamando de centralização.