Na prática como funciona a relação entre os relays e os clients?
Comecei acessado o nostr em um client mobile (Amethyst) há poucos dias. Por padrão vieram, se não me engano, 19 relays pré-configurados. Deste 19, geralmente, 16 estavam rodando sem problemas e 03 dando erro.
Hoje, por curiosidade, acessei o nostr em em webclient (noStrudel) que por padrão tinha 05 relays pré-configurados. Os 05 rodando sem problemas.
Gostei de um post no noStrudel. Então copiei o chave pública do autor e fui no Amethyst tentar acessar outros posts dele (crente que estaria lá/ou melhor que teria acesso por lá), mas a pesquisa não retornou qualquer resultado, nem mesmo de erro.
Tentei contornar está situação adicionando o único relay da lista do noStrudel que não constava na lista do Amethyst (na esperança que daria certo). Mas deu erro para rodar o relay, depois rodou por um curto tempo e agora continua sem rodar. No pouco tempo que rodou procurei pela chave pública sem obter qualquer resultado.
No meu entendimento de iniciante, que pode estar bem equivocado, umas das ou a principal premissa do nostr é uma rede descentralizada e resiliente. Logo, no meu entendimento, não preciso ter todos os relays rodando no meu client para ter acesso ao conteúdo total da rede.
O exemplo citado seria uma falta de resiliência? Ou não tem nada haver e estou confundindo as coisas?
Na hipótese da minha chave privada tornar-se pública por descuido meu, roubo, vazamento ou qualquer outro motivo o que acontece?
Eu perco o controle total sobre a minha chave pública ou "apenas" perco o controle parcial?
Entendi. Então é como eu estava imaginando mesmo. Vou ver como utilizar o PGP. Já tive algum contato com a ferramenta, mas me falta familiaridade. Obrigado pela dica.
Meu entendimento é que uma vez que algo seja postado no nostr isto só irá sumir da rede se todos os relays apagaram este conteúdo. É isso mesmo?
Vindo do Twitter, uma coisa que sinto falta é de poder editar um post. Acho interessante o conceito de uma vez "dito" para sempre "dito".
Mas do ponto de vista técnico existiria a possibilidade de se terem versões de cada post?
Exemplo: fiz um post e resolvo "editá-lo". Existe a possibilidade técnica de o post editado ficar como o principal e a versão anterior ficar atrelado ao novo post e disponível para o usuário acessar?
Na postagem não, mas não deve ser uma questão técnica. Parece ser só uma forma do Twitter forçar as pessoas a assinarem o Premium. Tanto é que a edição de reply é permitida.
Vou criar um par de chaves nostr não me parece adequado para uma primeira explicação. Acho importante falar delas, mas, inicialmente, de forma vaga/superficial para não gerar confusão ou resistência. Melhor deixar para entrar mesmo neste assunto em um segundo momento.
Talvez uma boa chamada seja como acessar a rede nostr? Para acessar a rede nostr vou vai precisar gerar/criar uma chave e de um portal (client)... Explicar que está chave lhe permite acessar a rede a partir de qualquer portal sempre com a mesma identidade/persona... Que se você quiser outra indentidade/persona terá que gerar/criar outra chave...
Se não tivesse muito suja ou danificada pegaria sim. Faz tempo que não vejo uma dessas, devem ser raras. Mas provavelmente acabaria perdendo rs.
Hoje mesmo mexendo em umas moedas que recebi de troco encontrei uma moeda de 1 real das paraolimpíadas. Deixe separada. Se algum dia irá valer mais do que o valor de face? Não faço a mínima idea.
Durante muito tempo não ia votar ou anulava o voto para as eleições federais por, desde sempre, achar todo o sistema muito escroto e descolado da realidade.
Nesta última eleição com todo o obá-obá das eleições pela primeira vez me empolguei, analisei as opções mais a fundo e até mesmo acreditei que isso pudesse fazer alguma diferença. Ledo engado.
Arrependido de todo o tempo e energia dispendido nesta bagaça.
Pior que as minha intuição/conhecimento já sabia, os acontecimentos pré -eleitorais demonstravam isso claramente e mesmo assim fiz papel de trouxa indo lá apertar o botãozinho.
Obrigado pela dica. Iniciante aqui. Primeiro dia de NOSTR. Está era uma das dúvidas que eu tinha. Teria outras opções para criação de chaves mais seguras e off-line? Está que você passou não estou conseguindo acessar.
Notes by 134d3856 | export