Oddbean new post about | logout
 Na prática como funciona a relação entre os relays e os clients? 

Comecei acessado o nostr em um client mobile (Amethyst) há poucos dias. Por padrão vieram, se não me engano, 19 relays pré-configurados. Deste 19, geralmente, 16 estavam rodando sem problemas e 03 dando erro.

Hoje, por curiosidade, acessei o nostr em em webclient (noStrudel) que por padrão tinha 05 relays pré-configurados. Os 05 rodando sem problemas.

Gostei de um post no noStrudel. Então copiei o chave pública do autor e fui no Amethyst tentar acessar outros posts dele (crente que estaria lá/ou melhor que teria acesso por lá), mas a pesquisa não retornou qualquer resultado, nem mesmo de erro. 

Tentei contornar está situação adicionando o único relay da lista do noStrudel que não constava na lista do Amethyst (na esperança que daria certo). Mas deu erro para rodar o relay, depois rodou por um curto tempo e agora continua sem rodar. No pouco tempo que rodou  procurei pela chave pública sem obter qualquer resultado.

No meu entendimento de iniciante, que pode estar bem equivocado, umas das ou a principal premissa do nostr é uma rede descentralizada e resiliente. Logo, no meu entendimento, não preciso ter todos os relays rodando no meu client para ter acesso ao conteúdo total da rede.

O exemplo citado seria uma falta de resiliência? Ou não tem nada haver e estou confundindo as coisas?