A analogia me parece muito boa. só queria lembrar que quem roda os nós de bitcoin tem um poder bem mais desproporcional do que os outros dois. Quem não atualiza o node simplesmente não permite que os outros dois ferrem com as regras(tem detalhes mais sutis na tecnicidade). Do lado do estado, o legislativo tem que continuar criando leis ou pra não passarem a perna nele ou pra passar a perna num dos dois. Além que, em guerra as leis são apenas papel. o Bitcoin naturalmente tem mais resistência. só ver por exemplo a guerra dos blocos por exemplo.
Mas é exatamente isso, o fato de você pode se recusar a segui a regra imposto arbitrariamente, uma regra que a maioria não concordou, é o que faz o bitcoin ser a coisa mais bela e moral da historia
verdade. mas acho que me expressei mal. Veja bem. Na tripartição de poderes era pra os três poderes serem igualmente importantes. No bitcoin os nós são quem dão a palavra final em alguma mudança que venha a ocorrer + são eles quem fazem a rede do Bitcoin ser impossível de derrubar. Eles tem um poder gigantesco na saúde da rede.