Oddbean new post about | logout
 "Faz todas as coisas" é o mesmo que "todas as coisas que faz".

Não. Eu te perguntei se existe outro criador que junto com Deus criou todas as coisas?

Existe um Co-criador de todas a a coisas?

A Bíblia fala que todas as coisas tem apenas um Criador que é Deus.

Você disse que não, me mostre então algum texto que afirme isso e vamos conversar sobre.

Lembrando que tudo que eu fala aqui não é para te ofender nem nada. Estamos analisando os textos e os pressupostos (afirmações).

Você mesmo disse que é mais voltado para o Tomismo. Eu vejo um problema aqui. Porque Tomás pegou emprestado a Metafísica pagã de Aristóteles e tentou cristianizar.

Por isso que afirmei sobre o perigo de cair no Dualismo filosófico. Porque a Escritura não apresenta um Deus bom e um deus menor que é mal (ou demiurgo).

Apresenta apenas um Deus que criou todas as coisas (como diz Efésios 1:11).  
 É que estou levando em consideração o tempo verbal do texto que é o presente. As obras da criação, de certa forma, como diz em Hebreus, já estão concluídas.

Estou falando dos acontecimentos gerais, especialmente os do nosso planeta.

Você acha que o pecado existe em outro canto do Universo além daqui?

Voltando: estou falando não das obras criativas, mas das obras de justiça e impiedade que estão mescladas no mundo e também pelo que chamamos de 'providência" atos de Deus aqui.

Tomismo é ensinado até certo ponto no adventistismo. É claro que não completamente.

Eu também não quero te ofender em nada. Só me alterei um pouco falando sobre o que penso do caráter de Deus no monergismo. Foi totalmente dispensável falar sobre. E também não quis ofender quando disse sobre o caráter dos que seguem o Calvinismo, como os holandeses. Sei que, querendo ou não, acabei sendo preconceituoso. Perdão. 
 Tranquilo mano. Eu também tinha preconceito com o Calvinismo, mas só compreendi quando resolvi estudar a fundo. Isso vale para Teologia da Reforma também. Já ouvi gente dizer que Calvino era Satanista, Ateu, Maçom, etc.. E essas pessoas nunca leram uma página das Institutas. E o engraçado que Calvino é reconhecido por escrever sobre Predestinação, sendo que ele escreveu mais sobre Oração e santidade de vida. 

Não concordo com tudo que ele escreveu obviamente, mas ele como exegeta era insuperável (algo que Jacobus Arminius chegou a admitir). 

E essa posição que eu te mostrei é rejeitada até por alguns Calvinistas (os Calvinistas Tomistas no caso). 

Por isso usei o termo Monergismo.