Oddbean new post about | logout
 Pergunta leve de final de domingo, para responder sem filtros: já estamos nos anos finais do experimento fiduciário ou ainda teremos muitos anos de dinheiro falso pela frente? 
 Não sou tenho esperança, acho que ainda vai ter muito tempo de moeda Fiat.  
 Eu acho que você pode estar certo. Mas na contrapartida, também estamos evoluindo a passos largos! 
 Verdade 
 Eu acho que dá para prorrogar muito ainda esse experimento, com controle de capitais mais rígido, drex, e uma certa austeridade quando as coisas começarem a sair muito do rumo.
Mas espero estar errado. 
 Acho que a austeridade não funciona mais, as dívidas estão aceleradas.

Acredito bastante nessa hipótese de controle de capitais mais rígido e dinheiro cada vez mais controlável.

Isso pode ser o suspiro final, mas vai começar a empurrar as pessoas para as alternativas possíveis. 
 Eu acho que algumas reformas ainda podem dar um suspiro, mas concordo que a tendência, mesmo com reformas, é sempre de aumento de gastos. 
Se for para existir moeda fiat, eu quero pelo menos ter a possibilidade de estar expostas ao valor delas em forma de sintéticos, hipercolaterizadas em bitcoin.
cc nostr:nprofile1qqswj740lfqqrwjahph8c6luf7tugfuyzh6g0hc7kw6jak62967hvhgpzamhxue69uhhyetvv9ujuurjd9kkzmpwdejhgtcpzpmhxue69uhkummnw3ezumt0d5hsz8thwden5te0dehhxarj9e3xjarrda5kuetj9eek7cmfv9kz7z7672f 
 O que acha nostr:nprofile1qqswj740lfqqrwjahph8c6luf7tugfuyzh6g0hc7kw6jak62967hvhgpzamhxue69uhhyetvv9ujuurjd9kkzmpwdejhgtcpzpmhxue69uhkummnw3ezumt0d5hsz8thwden5te0dehhxarj9e3xjarrda5kuetj9eek7cmfv9kz7z7672f?  
 O sistema FIAT beneficia os políticos e seus amigos, eles nunca vão querer mudar isso.

Além disso, maioria da população não consegue compreender o problema moeda FIAT, culpa os empresários pela inflação. 

Basta o politico dizer a verdade à população, o fim da moeda fiat, representa o fim do bolsa familia, logo, parte significativa da população vai querer manter a moeda fiat.

Se alguma vez acontecer uma mudança, só daqui a muitas decadas. 
 acho que alguns anos mais de fiat, depois outros anos CBDCs. são os círculos do inferno.    
 Como os CBDCs são apenas a próxima versão desesperada da dominação fiduciária, há uma esperança em meu coração de que eles despertarão mais oposição do que o sistema atual, que ainda permite muitos “vazamentos” no controle. 
 Acho que a moeda fiduciária vai morrer aos poucos. Nesse processo os governos vão tentar de todas as coisas diferentes, desde CBDCs para controle total, até reserva de Bitcoin nos cofres estatais. Quando existir dólar lastreado em BTC, provavelmente a moeda fiat vai estar nos seus estágios finais 
 Bem provável.
Se Mr. Trump ganhar e realmente iniciar o stockpiling de Bitcoin, causará um efeito bizarro. 

Ninguém entendeu ainda, de fato, as consequências de um dólar com lastro parcial em Bitcoin.

Penso que é mais bravata de campanha, mas ele tem loucura o bastante para iniciar esse movimento. 
 Bixo, acho q ainda temos alguns bons anos dessa merda, talvez nem vejamos isso sucumbir em nosso tempo de vida, com a implantacao de cbdcs, so vai piorar td, o controle sera maior a ponto de ate inflacao ser maquiada com o verdadeiro controle de precos. 
 Também tenho essa impressão que o BR será campo de teste para CBCCs e ainda sofreremos muito na mão do Leviatã por isso.
Não sei se sou otimista demais, mas seria muito triste não ver isso sucumbindo em nosso tempo de vida. 
 Muitos no início da segunda guerra Mundial morreram com certeza que Hitler venceu, mas ele morreu derrotado, tenha certeza que se a gente morrer sem ver o Leviatã acabar, ele morrerá, o bem vence no final.  
 Concordo, é inevitavel o fim dessa organizacao cruel chamada de estado, mas n creio q seja pelas maos dos q hj estao vivos, tenho 29 anos, n acredito q sejam pessoas da minha geracao, a geracao seguinte a minha so tem imprestavel vitimista de cabelo azul, acredito q eles nem serao capazes de criar uma proxima geracao, sei la, bote ai uns 50 anos pra frente. 
 Eu acho que o Drex pode acabar acelerando a hiper desvalorização do real de alguma forma. Real segue perdendo valor e, em tese, já está fazendo hora extra. É questão de tempo até uma nova moeda. 

Se o pessoal lá de cima usar os poderes da maquininha “infraudável” mais ostensivamente, o que eu acredito que irá acontecer, será uma bomba relógio para isso. 
 Será que o Drex sai pela culatra?

Sempre lembro do 38tão perguntando: como o mercado cinza, que é gigante no BR e muito interessa aos que estão no poder, vai funcionar? 
 Não sei o que ele quer dizer com mercado cinza, talvez a favela? o crime?  Vai engolir o Estado. MadMax. 
 Crime, corrupção, dinheiro do tráfico é mais referido como  “mercado negro”.

Mercado cinza refere-se às transações econômicas que ocorrem fora do controle direto das regulamentações estatais, mas que, diferentemente do mercado negro, envolvem bens ou serviços lícitos. 

São atividades econômicas que operam em uma zona de informalidade ou à margem das regulações e tributações. Pense na quantidade de pessoas trabalhando informalmente. No Brasil, esse mercado é gigante, e o Drex poderia escancarar isso. 
 Entendi.  Então o caos tá muito próximo. Triste.  
 Estou confiante que sim. Está ficando cada vez mais fácil trocar moedas e o Brasil fez um tratado internacional que prevê a extinção do IOF dentro de alguns anos. Vai acontecer o mesmo que ocorreu na Argentina, população vai se dolarizar e investir em criptomoedas e stablecoins para fugir do dinheiro super inflacionado de cunho forçado de seu país. 

Mercado negro (ou cinza, se assim preferir) vai fugir da CBDC brasileira, isso só vai aumentar a dolarização, seja ela por FIAT ou via stablecoins. 

O cbdc do dólar acredito que deve ser o que mais vai demorar para acontecer, não acredito que a nossa geração verá ele substituir o dólar. 

O estopim para o colapso do dinheiro fiduciário brasileiro será a população começar transacionar em stablecoins descentralizadas, bitcoin e altcoins. O que era para impedir a sonegação e evasão fiscal vai acabar por destruir a moeda brasileira. 

Talvez seja por isso que já falem em moeda única global. 
 Muitíssimos anos, infelizmente. A estratégia é escravidão por dívida e uso de uma moeda corroída e depois a elite governamental, que tem acesso aos meios de produção, monopólio da força e aplicação da lei e ainda por cima são os gatekeepers da importação e exportação só eles terão a moeda forte, que vale alguma coisa com o mundo. Contrabandistas, bandidos e pessoas mais paranoicas também terão uma pequena fortuna em moedas fortes. Quem não tem vai continuar sendo pago na moeda fraca, não tendo condições de fazer nada para mudar de castas. Vide Venezuela e Líbano. Alguém falou que a tal moeda do Zimbabwe lastreada em metais já caiu 40%. Os amigos do rei com certeza se posicionaram bem em dólar e ouro (provavelmente os que acreditam em BTC, também compraram). A população em geral si fu. Teremos escravidão por hiperinflação. Basicamente era como a União Soviética funciona. O estado soviético tinha dólares e ouro pq exportavam grãos e outras commodities. Inclusive tinham lojas exclusivas de artigos de luxo americanos e europeus. Para a gentalha, ralé, pé-rapado, era rublo bosta e cartão de racionamento. Sendo que agora teremos câmeras chinesas de reconhecimento fácil, CBDCs e drones armados. 

Maravilha. 
 Muito bem dito, me fez pensar.
Provavelmente, para os indivíduos médios em países não dolarizados, ainda teremos vários ciclos de manutenção do sistema monetário local.
O exemplo dos países (Venezuela e Líbano) ajuda a pensar: o dólar ainda é a moeda fiduciária final, talvez somente uma mudança nesse sistema seria, de fato, relevante. 
 Read The Creature From Jekyll Island. This fiat game is not over. Not by a longshot. The world will need to wake up to and fully adopt decentralized, non-state money if there is going to be a functioning economy and society in the future. The central bankers intend to wreck humanity enslave the common man and keep the spoils of our labor for themselves.  
 I’ve been postposing this book for too long. Your note made me realize I need to study more to really understand the future of fiat.

You’re recognizing the reality: people won’t suddenly switch to non-state money on a whim. It will happen gradually, out of necessity, not choice. 

The current system (fiat currencies) has too much momentum for people to abandon it overnight. However, as economic pressures mount and people feel the squeeze, whether it’s due to inflation, debt, or loss of trust in institutions, they may seek alternatives. 

The key isn’t a sudden shift but a slow, steady trend of adoption as people are driven to explore options. The current system won’t push people away instantly, but its failures may nudge them, bit by bit. 
 Enquanto muitas pessoas acreditarem no Estado e continuarem usando moedas estatais, o Estado dará jeitos de ir trocando de moedas, fingindo que nada aconteceu.

Algo que a maioria dos libertários não se atentam até hoje é que com a gigangesca maioria da população sendo estatista, elas atuam como se fossem parte do Estado sem sequer perceberem. Se elas continuam assim e o Estado cai, elas inconscientemente irão agir para o reerguer.

Portanto, o nosso maior inimigo não é propriamente o Estado, mas a ignorância de forma geral. E é a coisa mais perigosa que existe. 
 Belo insight: temos muitos agindo a favor do Estado, mantendo seu poder, mesmo sem notar.

Adoro esse ponto sobre o real inimigo. Acredito profundamente que educar, com muita paciência, ainda é a melhor forma de ajudar na adoção. 
 Essa é a base da história do filme Matrix, se olhar bem. Todo mundo podia se tornar um agente Smith, lembra?

Fora que na própria trama a Matrix tinha iniciado e quebrado várias vezes, justamente por de forma ou de outra, as pessoas se prenderem ao que era estabelecido, o "establishment", a "matrix". 
 Estamos no final de tudo.  O CAOS tá próximo.  
 (Eu fazendo compras no supermercado) 🤣😂 
 Em Roma levou 100 anos (e olha que estamos falando apenas do fim da crise no III século) 
 Por outro lado, vivemos em uma era de mudanças aceleradas.

O que antes levava um século, hoje pode ocorrer em poucos anos. 
 Acho que o experimento termina em 2030. 
 Eu quero ver essa cagada de 2030 acontecendo, bora ver se a agenda vai sobreviver com o Bitcoin a mais de 1 milhão de reais, no mínimo eu acho 
 Uma milhão de lules acho que chega antes de 2030. De qualquer forma vou mantendo o foco: trabalhando bastante e acumulando sats. 
 É isso aí. Quem sabe, quem sabe, 1 milhão de Bidens 
 Acredito nisso, mas só vamos saber quando chegarmos lá. 
 Estamos tão próximos de 2030 quanto 2018. 

Falta muito tempo, mas, não tanto. 
 Não falta muito tempo não, você que é muito nova e não tem noção do quão rápido passa...

...aí é só a gente querer passe rápido e demora
🤡👌🏻 
 É de fábrica qualquer pessoa mais velha do que eu dizer isso?

Enfim, preciso dormir. Boa noite. 
 Isso, vai dormir, criança💩👌🏻 
 Sim, porque dói em todos nós quando percebermos o quanto passou rápido, então aproveite cada segundo.
Boa noite. 
 A fiat morrerá junto com toda a especulação que ela trouxe... Mas os Estados continuarão soberanos com seus blockchains 
 Ver diferentes pontos de vista é meu caminho preferido para o aprendizado, então agradeço sua contribuição clara!

Vou explicar meu uso dos termos neste contexto.

Acredito que o dinheiro fiduciário pode sim ser considerado um experimento histórico recente, especialmente em sua forma moderna, após o fim do padrão-ouro em 1971. Seu uso como sistema monetário global é um fenômeno contemporâneo. Trata-se de um experimento com mais de 50 anos, mas é um experimento.

Sem dúvida, o Bitcoin também é um experimento, e embora mais recente, está melhor fundamentado nas propriedades de um dinheiro verdadeiramente honesto.

Quanto ao termo “dinheiro falso”, sei que ele pode soar forte, mas é uma escolha proposital. Afinal, como chamar um dinheiro que permite a criação de uma quantia ilimitada, sem qualquer freio ou restrição, apenas confiando em um agente central?
A força ou a institucionalização daquele que falsifica o dinheiro não o torna menos falso, apenas pode fazer com que a farsa seja mais duradoura.

Também acredito que o uso de “dinheiro inflacionário” é correto, mas me soa como uma suavização da realidade.

Sobre o ponto central, acho que concordo contigo, ainda mais quando se trata de um Estado poderoso que pode manipular e controlar o sistema para manter o padrão por muito tempo. Adicionalmente, penso que, quanto mais os indivíduos são acuados, mais tendem a buscar alternativas, enfraquecendo aos poucos o próprio sistema fiduciário. 
 kkkk Ainda estou me acostumando com a sua presença aqui no Nostr rs... Quando eu te vejo me dá a sensação de que estou lá no Twitter kkkk Liga nao, quando a Luiza veio pra cá foi igualzinho, eu tbm sentia essa mesma sensação, depois me acostumei rs.... Vem cá, posso te perguntar como está a tua cunhada  @luiza?? Acho que o  @radar tbm gostaria de saber, eles interagiam mto por aqui, tu já deve ter visto néh?! rs. Como ela está??