ih... virou textão.. mas vai assim mesmo :-D
Aqui em casa, eu fiz um QRCode com a "xpriv" da carteira, protegido com senha obviamente. E deixei copias desse QRcode em diversos lugares, junto com um "hint" da senha que somente quem é da minha família conseguiria usar pra pesquisar (depende de um objeto específico que você precisaria saber qual é).
Sábado passado (ou como se diz em bom mineirês, sapassádo) minha esposa me mandou mensagem no zap: o que é um QR code que está em tal lugar, e o que é essa dica de senha que tem ao lado?
Mesmo simplificando ao máximo, ela esqueceu do que era. Mas assim que falei que eram meus bitcoins ela se lembrou e lembrou todo o processo de recuperação que eu tinha ensinado. Menos mal :)
(além desses QRcodes tenho tambem 3 cópias da carteira em pendrive guardadas no cofre aqui de casa, também com senha, a ideia dos QRCodes é caso a casa pegue fogo ou algo assim, e os pendrives são a recuperação mais fácil)
E concordo totalmente sobre a parte de criar e recuperar, eu sempre faço isso, e confiro se os endereços são os mesmos na carteira recuperada do que eram na original, inclusive testei cada um dos qr codes que imprimi individualmente pra ter certeza que funcionam.
Tem algo fora da sua casa? Pois se pegar fogo vai tudo junto.
tenho em mais duas casas além da minha. Inclusive em outro continente ;)