Achei a RoboSats bem mais simples que a Bisq.
Como que usa?
O problema da RoboSats é ter que confiar em um coordinator
Sim sim... Concordo. Inclusive, isso está escrito lá no manual deles. Mas eu vejo com bons olhos o host do criador do projeto porque não faz sentido ele sacrificar a credibilidade da plataforma em troca de alguns sats. É mais lucrativo a plataforma continuar operando do que roubar os usuários. O dano de credibilidade seria muito maior. A Bisq é muito boa, mas é um software pesado e com configurações mais avançadas que podem confundir os usuários. Pra quantias pequenas, dá pra ir de RoboSats. Pra quantias altas, melhor Bisq.
Acha seguro comprar com pix? Da pra pedir estorno usando pix n dá?
Pix é sem volta cara... Isso deixa a RoboSats mais segura pro vendedor. Imagina você vende BTC e o corno pede extorno no cartão. Por isso a maioria compra no PIX. A segurança pro lado do comprador é que o vendedor precisa travar satoshis na LN do lado dele. O legal é que os caras desenvolveram uma forma muito eficiante de travar os satoshis: chama hodl transaction. A transação fica suspensa na rede LN e só é liberada quando tudo é finalizado. Assiste: https://www.youtube.com/watch?v=pLiXLBdfwNI
Pix não é sem volta. Aliás é o meio de pagamento mais fácil de estornar. Da uma pesquisada sobre MED (Mecanismo Especial de Devolução), somando com um ataque de man in the middle q daria a possibilidade de queimar a conta tu já imagina a desgraça q é.
Uma forma que possa ser interessante é quando o protocolo https://www.uma.me/ for amplamente usado. É tipo um Pix global que usa a liquidez do bitcoin e a rede lightning para transferir dinheiro. Eu já usei no ripio.com e no serviço youhodler.com. O nubank irá implementar em breve. Na UMA atualmente não vaza sequer o nome da pessoa, e não tem esquema de estorno, mas confesso que não sei se quando o Nubank implementar, se o governo vai aceitar um sistema novo de pagamentos sem a possibilidade de estorno. E como muitas vezes as transações são entre diferentes moedas, não sei como se daria o estorno, pois a cotação muda né.
Se não tô enganado até o sistema de envio do WhatsApp acabou sendo pressionado, então acho difícil deixarem algo desse tipo funcionando, ainda mais com o Drex chegando.
Sim, isso foi na época do lançamento do Pix. Mas acho que eles não tem como impedir um novo sistema de pagamento, eles podem até colocar regras, mas impedir não. Se fosse assim, teria que acabar com pagamentos com cartão de crédito e débito.