Pergunta sincera: você conhece Julian Assange, Edward Snowden, Sean Lennon, Alex Gladstein, Glenn Greenwald, pra ficarmos em poucos nomes? Pelo visto, não.
Mastodon não é futuro de nada, Mastodon tem dez anos, é passado. O futuro é Nostr, com direita, esquerda, centro e quem mais quiser entrar. Resigne-se à sua insignificância.
Eu sou insignificante, e quero continuar sendo para qualquer governo.
Insignificância intelectual, no caso. Nova York é composta de ilhas.
Interessante, esqueci que aquilo que me referia é a ilha de Manhattan. Agradeço a pequena correção.
Não conheço Sean Lennon e Alex Gladstein. Os outros 3 sim, e admiro todos.
Não parece, são todos de esquerda. Lennon é filho do Lennon.
Continuo admirando Julian, Snowdem e Gleen pelos feitos contra governos. Não conhecia os outros dois.
Estude sobre a esquerda então, querida. A história da esquerda foi sem lutar contra governos. Quem sempre lambeu as botas de estadistas foi a direita, começando pela Revolução Francesa. Não confunda esquerda com bolcheviques.
Não ligo para estadistas, políticos, apoiadores de politicos, se 100% de quem odeia governos fossem esquerdistas, não me importaria.
Não é o que está escrito nem subentendido no post original.
Falando nisso, "Bolsonaro" significa alguma coisa pra você? Ou ele é de esquerda, como um falou dia desses?
Não me importo com políticos.
Você. 90% de quem se diz de direita no Brasil o idolatra.
Não apoio nem "Libertários" na política como o Raphael Hide, ou o Kogos, muito menos Bolsonaro.
Não estamos falando de você, querida. Estamos falando da direita. Insignificância, lembra?
Então, qual seu objetivo?
Deixei muito claro que não gosto de esquerdistas, a maioria não é contra o governo, é estadista, ao menos hoje em dia. Mas, nunca vou ter problema se algum deles se revoltar contra governos estatais. O importante é ser libertário, não estadista.
Como eu disse em minha primeira resposta, você vive em uma ilha. O que mais tem é "esquerdista" libertário aqui no Nostr e no mundo. Da próxima vez, sugiro que deixe claro, "libertários" ao invés de "direita" e "estadistas" ao invés de dividir o POVO.
Que continuem por aqui, circulem suas ideias.
Abra o coração. Que as idéias circulem e haja troca em vez de preconceitos ignorantes. Você não me parece ignorante, precisa só se livrar do preconceito mesmo, abrir a mente. Muita paz em seu coração, é o que desejo.
Tenho mente aberta, mas não vou abrir coração pra sentimento de estadismo. Quem quiser defender, que procure um bom local para sustentar essas ideias, e o Mastodon é ótimo para isso. Se quiserem ficar no Nostr, também é bom, será mais fácil para debater.
Novamente, esquerda não é sinônimo de estado. Nem hoje, nem nunca. Bolcheviques existiram assim como salazaristas.
Você só está no Nostr por causa dos cypherpunks. Cyperpunks foram todos de esquerda.
Então, parabéns aos Cypherpunks criadores do Bitcoin, vão favorecer o fim dos Estados e o livre mercado.
Livre mercado, outro conceito de esquerda. Parabéns a todos nós que estamos aqui, sem exceção.
Tá certo isso? Se for, uau, esquerda maravilhosa nostr:nevent1qqsd3w93upxer7z6smskwee6cmtwgqcztt9t4fvghjagwgd5drm4evcpz4mhxue69uhkummnw3ezummcw3ezuer9wchsygq7kvg897wzazt2a4htjj3zp754sgu22n56ejpqf3dwvg8nhfrw8cpsgqqqqqqsg8kt0a
Anarquistas pré-Revolucão Francesa, Sim.
Esquerda e direita são termos sem sentido usados sem rigor algum. Pela origem do termo, na revolução francesa: Esquerda = revolucionário, quer uma ruptura abrupta com o sistema vigente Direita = Conservador, prefere um progresso construtivo e ordeiro. Ambos podem ser pró-mercado.
Razão pela qual não há o menor sentido em se falar em "anarcocapitalismo". Anarquistas sempre foram a favor do livre mercado.
Mas o Anarquismo não é contra estados, propriedade privada, capital e essas coisas?
Anarquistas comem, produzem, moram debaixo de um teto, nada disso seria possível sem livre mercado. Dinheiro, fiat ou capital é invenção do Estado.
Capital não é invenção do Estado 😴
Ah, não? Quem emitia a moeda com o rosto de César?
Capital só passou a existir quando foi impressa a primeira moeda com a cara de César, então?
Capital econômico, sim. Logo, o conceito de capital do qual estamos falando.
Sabe que existiu um enorme período antes da primeira moeda de César ser impressa, e que nesse período as pessoas faziam transações financeiras, correto?
Sei, sim, baseadas em trocas, escambo. Ou escravidão, mas é disso que estamos falando também, desconfio.
Não constituem capital econômico?
Não, não no sentido que hoje temos de capital econômico. Trocas sempre existiram na humanidade, o termo capital surgiu em Roma, significava "chefe" ou "cabeça". Heirarquia, o oposto de anarquia. Estude sobre o anarquismo.
Oq
Acontece
Se
Chegar
Ate
O
Final
?
1
Pra quem curte debates civilizados e intelectuais, fiquem a vontade pra entrar nesse😎👍🏻 nostr:nevent1qqsy9n3v96c2stutc9x3afuqqdv0z7th76ughwvk6kedweq3dk4vancpz4mhxue69uhkummnw3ezummcw3ezuer9wchsygq7kvg897wzazt2a4htjj3zp754sgu22n56ejpqf3dwvg8nhfrw8cpsgqqqqqqsq7zk4z
Caraio esse baseado é dos bons.
Acho que ele faz ideia do que está falando kkkkk
O pessoal do X tá voltando pro nostr?
Esquerda e direita se referem mais as bolhas políticas de uma época. Sim, já foi algo de esquerda, antes do século XX, justamente por se opor aos poderes da aristocracia e nobreza.
A principal confusão é que se dá muito mais ênfase na esquerda estatista e direita estatista. Então, ao se falar em "esquerda" se associa isso as ideias de Marx, de sociais democratas, progressistas e afins, e "direita" se associa ao corporativismo, conservadorismo, fascismo e afins. A esquerda libertária e direita libertária têm bem mais em comum entre si do que com as próprias esquerda e direita nesse sentido.
não é de esquerda porque, como ele próprio disse, "esquerda" nasceu na revolução francesa. mas é o que anarquistas defendem desde 300 DC, então dá pra dizer que a adoção é bem anterior ao laissez-faire liberal. o conceito em si tá no mundo há quatro mil anos. de resto, ele tá certinho. capital = estado. tanto no sentido de chefe, cabeça (logo, hierarquia ≠ anarquia), quanto de riqueza (que, evidente, era concentrada/centralizada na cabeça, no topo, na elite, no estado -- que nada mais era e segue sendo a expressão do poder do capital. não à toa, o rostinho de césar pra deixar bem claro em torno de quem tudo girava. tl;dr aquilo tudo que a gente já cansou de conversar mil vezes, rs :P
A história da esquerda é marcada por regimes autoritários que se autodenominaram 'socialistas' ou 'comunistas', resultando em opressão e violação dos direitos individuais.