Oddbean new post about | logout
 Sei que tem muitos programadores que usam o nostr então queria fazer uma pergunta para eles já que eu quero se um programado back-end, só sei por enquanto mexe nos princiais flameworks de javascript e typescript e não sei inglês.

O que vocês acham melhor eu fazer uma faculdade antes de entra no mercado de trabalho ou aprende as linguagens e flameworks sozinho/curso e começa na clt para depois partir por pj ?

Qualquer concelho será bem vindo  
 Começa a estudar de agora, a maioria das faculdades não ensina o suficiente pra entrar no mercado, eu entrei na faculdade só pq as vagas estavam exigindo nível superior mas sem o superior eu fechava todos os outros requisitos, fora que já tô na área faz cinco anos sem faculdade, foca na linguagem que tu quer, no framework que ajuda ela e da uma puxada no inglês pq tem muito mais conteúdo em inglês 
 Você fez a faculdade de engenheiro de software ou ciências da computação?

Você acha que o mercado de programação está começando a satura ou você acha que ainda tem como fazer uma carreira ganhando bem nessa área?

Desculpe as perguntas e que eu não tenho muito gente para perguntar esse tipo de coisa  
 Eu faço ADS, eu só queria o diploma pra fechar requisito, escolhi o curso mais curto possível pq eu já tô quase nos 40, mas se vc for jovem e puder dedicar tempo a um curso com mais nome, tipo os citados, vale a pena, eu acho que o mercado tá saturado de gente que só tem o diploma mas não sabe programar ou não gosta de programar, ainda dá pra ganhar bem, a quantidade de vagas ruins aumentou mas ainda aparecem vagas muito boas, o networking ajuda bastante, foi o networking que me fez entrar na área sem ter faculdade. 
 Foque no auto ensino, Inglês é o mais importante para adquirir informações da area, e vai olhando a grade curricular dos cursos que qr fazer e estudando com materiais que encontrar na internet. 
 É complicado, se vc não tiver diploma, vc praticamente vai ficar fora das vagas CLT que pagam melhor, diploma só serve para vagas que a empresa é obrigada pedir, devido leis. Se CLT é o que vc procura, vai acabar esbarrando com essa obrigação. 
Sobre estudo, definitivamente, inglês. 
Sobre cursos, penso que é desnecessário, pois o que importa é vc mostra o q sabe, seja via repositório GitHub, o que é uma boa, ou seja no momento de fazer um teste/entrevista. 
 Ser puder fazer faculdade faça amigo, quanto mais coisa estive no seu currículo e melhor. 
 Se puder fazer faculdade faça, o mercado está bem complicado e sem o filtro pode te jogar bem pra baixo. Alinhado a isso estude bastante a base, faça cursos livres, leia livros e faça projetos, vai se destacar naturalmente. 
 As opções não são excludentes, nem em termos de custo de oportunidade e nem em termos de conhecimento.

Uma (boa) faculdade focará em fundamentos que permitem "seguir sozinho", enquanto um curso ou os materiais que "apetecem" o estudo autodidata costumam focar na aplicação imediata, como projetos práticos de ponta-a-ponta, frameworks da moda,  pois os assuntos áridos e espinhosos que a faculdade aborda não são, necessariamente, aplicáveis de forma imediata.

O mercado de hoje é muito diferente daquele de 4 anos atrás. Enquanto há excesso de níveis sênior e pleno, as exigências para um júnior serão maiores, logo, quanto mais qualificação, experiência e conhecimento, melhor.

Só tem uma coisa que eu tu está esquecendo (ou pelo menos não enfatizou na postagem): experiência. Foque nisso também. Faça freelas (há várias plataformas), crie soluções gratuítas para ONGs, amigos e familiares, faça side projects... enfim, recheie seu portfólio de PROJETOS REAIS para PESSOAS REAIS.

Concluindo, eu focaria nessas três áreas, se puder: (1) qualificação formal e conhecimentos fundamentais na faculdade; (2) conhecimentos práticos, de aplicação imediata e atualidades em cursos e/ou de forma autodidata; e (3) criação de experiência e portfólio através de projetos reais para pessoas reais, remunerados ou não.

Isso vai é uma fórmula pro sucesso? Não. Vai te dar emprego em X meses? Não. Mas certamente vai maximizar as tuas chances e diminuir o teu tempo de busca. Condudo, esteja preparado para muitas entrevistas, dinâmicas, preenchimento para vagas e, principalmente, NÃOs, até chegar no primeiro SIM.

Em atenção à forma de contratação, acredite em mim: a vida não é um pudim. Principalmente no inicinho da tua carreira, tu não vais ter condições de escolher sobre preferências de pagamento e aceitará o que te oferecem. Relaxa. Essa não é uma coisa para te preocupar.

Espero ter contribuído. Um abração. 
 Você não acha que com diploma eu poderia conquistar vagas melhores quando me formar ou até mesmo facilita uma vaga no exterior futuramente ? 
 Sendo freelancer você consegue ter uma renda média de dois salários mínimos ? 
 Claro que a gente pode estudar junto, tenho até uma amigo que tá aprendendo várias linguagens então a gente vai se ajudando, so que eu só vou conseguir estudar sério junto depois de novembro