Oddbean new post about | logout
 No Brasil infelizmente tem o problema que muitas pessoas só respeitam o que dói no bolso delas. Um exemplo disso foi o esquema de parar em faixa de pedestre aqui no DF. Sempre ficava um guarda perto delas multando quando alguém não parasse. Teve campanha também, mas acho que se não fossem as multas no começo, não teria sido o sucesso que é hoje, o que é triste pois um povo que só respeita algo se houver algum tipo de punição, me parece que será um povo que sempre também vai desejar um estado babá. 
 Mas a gente concorda que algumas coisas precisam ser proibidas.

O que não dá é pra colocar milhões de regras pra 220 milhões de pessoas e achar que vai resolver alguma coisa. 
 Tem gente que argumenta que certas leis/normas só deveriam ser criadas quando já existe um consenso na sociedade que aquilo é positivo e que as consequências econômicas não afetariam o bolso de forma significativa para a maioria da população. 
Se uma norma encarece demais o custo de algo em uma população pobre, essa norma não vai pegar. Ex disso é obrigatoriedade de Airbag em carros, duvido que em países pobres da Africa existe essa obrigatoriedade na produção de veículos. No Brasil  me parece que começou com os carros mais caros e depois foi sendo obrigatório também nos carros populares. 
Na França recentemente teve uma lei obrigando os motoristas de carros terem um colete refletor no carro: https://autoesporte.globo.com/videos/noticia/2018/12/simbolo-dos-manifestantes-colete-amarelo-e-item-obrigatorio-em-carros-na-franca-e-outros-paises-europeus.ghtml
Não é uma ideia ruim, mas não faz sentido ter essas obrigações em países pobres, pois é mais um custo que a maioria da população não consegue arcar. 
E existem também normas toscas que são impostas para favorecer um segmento da indústria, como no caso do kit primeiros socorros que foi item obrigatório no passado, assim como o extintor de incêndio. 
 Algo que não precisou de lei/multa para a maioria das pessoas aderirem, foi capacete em bicicleta. Lembro que fui sair com uma turma sem usar capacete, e falaram para mim que eu não iria com eles sem capacete, pois eles sabiam que se acontecesse uma merda, eu estaria com eles, e eu acabaria dando trabalho para eles, estragando o pedal do pessoal.  
 Mas acho que uma lei obrigando e multando quem não usa capacete em bicicleta, ainda não passou, pois sabemos que a maioria da população que anda de bicicleta (por não ter condição) não tem dinheiro sobrando para esses acessórios.  
 Eu acho que você está com uma mentalidade um pouco errada aí. Você está proondo lei por uma coisa que põe em risco exclusivamente o indivíduo e não um terceiro. Eu sou totalmente contra impor multa ou lei sob uma condição que diz respeito ao indivíduo. Se a pessoa quer correr o risco que for, direito dela e o Estado nem ninguém tem nada com isso. Se você apoia este tipo de coisa, você apoia a questão da obrigatoriedade de se vacinar e apoia também que indivíduos que não querem possuir armas proíbam ou indivíduo que quer ter armas para se defender. É uma mentalidade autoritária. 
 Não estou propondo nada, rs. Estou só relatando como as coisas funcionam na prática. Meu mundo ideal é o máximo de liberdade possível, e que as pessoas sejam punidas de forma exemplar, se fizerem merda.