Tem gente que argumenta que certas leis/normas só deveriam ser criadas quando já existe um consenso na sociedade que aquilo é positivo e que as consequências econômicas não afetariam o bolso de forma significativa para a maioria da população.
Se uma norma encarece demais o custo de algo em uma população pobre, essa norma não vai pegar. Ex disso é obrigatoriedade de Airbag em carros, duvido que em países pobres da Africa existe essa obrigatoriedade na produção de veículos. No Brasil me parece que começou com os carros mais caros e depois foi sendo obrigatório também nos carros populares.
Na França recentemente teve uma lei obrigando os motoristas de carros terem um colete refletor no carro: https://autoesporte.globo.com/videos/noticia/2018/12/simbolo-dos-manifestantes-colete-amarelo-e-item-obrigatorio-em-carros-na-franca-e-outros-paises-europeus.ghtml
Não é uma ideia ruim, mas não faz sentido ter essas obrigações em países pobres, pois é mais um custo que a maioria da população não consegue arcar.
E existem também normas toscas que são impostas para favorecer um segmento da indústria, como no caso do kit primeiros socorros que foi item obrigatório no passado, assim como o extintor de incêndio.