O problema é que a política continuará sendo o caminho mais factível e rápido para resolver essa fase aguda desse estado de coisas. Claro, a longo prazo, eu concordo mesmo, desinvestir é o ideal, mas o brasileiro médio não tem sequer 1 salário guardado. Votar com os pés? Talvez se você for novo ou não estiver profundamente enraizado no país (pais idosos pra cuidar, empresa rodando...). Difícil.
A mecanica da democracia não permite que a casa seja ajeitada, se você ainda não percebeu, justamente por causa das descontinuações das pessoas no tempo. A democracia geralmente produz ciclos, 4 anos de casa ajeitada e 4 ou 8 anos de expansão do estado
Acha que eu não sei disso? Isso não torna menos urgente encher o senado de senadores de oposição e tentar combater o que o STF por lá. As vezes o 38tão vem com uma espécie de niilismo quase infantil que, na prática, faz as pessoas sequer quererem ir votar. O STF agradece. É necessário combater essa ditadura através dos poucos mecanismos institucionais que ainda existem E SIMULTANEAMENTE desinvestir nesse sistema falido.
As eleições são honestas?
Não. Mas é um front muito importante pra se perder por W.O.