Acho que fica melhor entender o que é felicidade se primeiro separarmos os seus tipos.
1- O primeiro e mais comum de ser falado é a felicidade causada por neurotransmissores. Dopamina e serotonina sempre são citados nesse tópico por que elas são as responsáveis pela sensação de prazer e relaxamento no nosso corpo. O café que vou tomar por exemplo força nosso corpo a liberar um pouco de serotonina e dopamina. dependendo da pessoa o café pode realmente trazer relaxamento. Por outro lado esse tipo de felicidade é perigosa por ser passageira. Se escorar nela pode levar ou para vício ou para uma vida eonista.
2- Outro tipo de felicidade mais duradoura e que vou ter mais dificuldade de explicar é a felicidade na autorrealização. Esse é o tipo de felicidade que um pintor, padre, músico, professor e até pais podem ter. Mesmo que no caso dos pais criar um filho os consumam muito, a sensação de estarem fazendo sua vocação os fazem felizes a ponto de mantê-los nesse caminho apesar das dificuldades. Esse é o tipo de felicidade que não é tão tem tantos picos e vales como a última com a corrida a mais estímulos. Em vez disso ela é mais constante e serena.
Ambos os tipos são abordados nesse livro a segunda sendo chamada de satisfação. recomendo a leitura. Me perdoem pois posso ter falado algo errado já que li esse livro em 2020. (e minha memória é de peixe)
https://www.amazon.com.br/Satisfa%C3%A7%C3%A3o-Como-alcan%C3%A7%C3%A1-felicidade-passageira/dp/6557132512