Se você está lendo este post, você está no Nostr. Se você está no Nostr, significa que você se importa com sua privacidade. Mas, caso esteja usando Windows, tal preocupação com a rede social que você usa é em vão, pois a Microsoft irá (literalmente) pegar todos os seus dados.
MInha sugestão é que você migre para o Linux. Sinceramente, foi uma das minhas melhores decisões (depois de criar a comunidade Brasil por aqui, claro!), é um sistema mais leve, customizável, e te "força" a aprender a usar o Terminal, e depois que você aprende, a produtividade é 1000x melhor, principalmente se você trabalha com programação ou coisas relacionadas.
#nostrbrasil #brasil
Provedor de internete tambem entrega dados ao governo
Se você estiver trabalhando com informações muito confidenciais, utilizar Tor através de Bridge resolve. O provedor não saberá nem que você está acessando a rede tor.
Cara esse seu comentário é pra mim, semana passada eu literalmente tava pensando em migrar pra distro unbuntu algo assim ai desisti e ia instalar uma q tem uma imagem de um camaleão mas desisti disso tudo pq fiquei com receio de perder meu note, testei em uma máquina virtual e deu uns b.o, porém tem um programa q se vc for no site privacy tools e procurar lá vc vai achar um q ele restringe muitas coisas anti privacidade do windows, até as notificações ele desativa, copilot, noticias, várias coisas
Tenta pelo menos usar o Tails. Não precisa formatar, dá pra usar ele através do pendrive. Ele não armazenada nada. Tudo fica salvo temporariamente na memória RAM, e quando você desliga se apaga.
Quando for trabalhar com informações mais sensíveis (Bitcoin, Nostr, etc.) usa ele. Pra o uso diário, pode ficar no Windows se não se sentir confortável em mudar, mas sendo sincero, Linux é incomparavelmente melhor.
Eu penso em mudar pro linux quando eu for mudar de pc, n vai demorar mt, quero comprar um q já venha instalado, dai so vou mudar a distro, o tails é bom, to pensando em colocar qnd for comprar btc pelo pc, por enquanto só to usando o tor pra acessar algumas noticias
Inclusive um pc com linux já vem mais barato porque é de graça o OS (dependendo de qual for, mas independente de qual seja já é mais barato)
E o teclado eu gostei do Floris Board, ja fica a dica pra quem quiser
O camaleão é o OpenSuSE.
Vai por vm e pendrive bootavel (a vm pode ter problemas que o seu equipamento não terá).
Teste Ubuntu, Mint e Fedora.
São os mais usados, conseguirá resolver todo e qualquer problema que tenha pois há uma comunidade muito grande deles.
Veja todas as DEs (interfaces visuais) que eles oferecem (Xfce, kde, gnome, mate, cinnamon...).
Dá para deixar em dual boot, mantendo o sistema atual junto até ter confiança e atender todas as necessidades que tenha no Windows pelo Linux.
Comece pelo Linux Mint, que é a Distro mais amigável para iniciantes. A Distro do camaleão que mencionou é o Suse, que é mais usada em ambientes corporativos. Não precisa ter receio de perder o note, Distrito nenhuma vai brickar seu laptop, hoje em dia é mais fácil isso acontecer com Windows, sem brincadeira.
Sobre esses scripts "de privacidade" do windows, eles são apenas um paliativo. Já usei muito esses debloaters e scripts, mas eles apenas escondem o problema fundamental que é rodar um sistema operacional NO SEU HARDWARE sobre o qual você tem pouco ou nenhum controle.
Estou mudando para o linux ainda esse mês.
Uso Linux desde 2003.
Toda minha vida profissional foi (e ainda é!) trabalhando com Linux.
Em casa, tudo linux, meu enteado aprendeu a usar computador e acessar internet num linux (assim como meus pais e meu irmão).
Em 2008 inciei um site pra falar de linux, entre migrar, desistir e insistir, frequentar diversos foruns, hoje mantenho só meu blogzinho (esli.blog.br), tendo deixar os textos atuais.
Mas dedicarei e sempre terei tempo a ajudar qualquer um que queira ir para o Linux... Só como desktop/workstation ou profissionalmente (sre, devops, sysadmin,...)
Se tiver dúvidas e estiver lendo este post, conte comigo!
Todos meus celulares são/foram Android, uso Linux há anos
manda uma distro boa para jogar meus gaymjs na istim
Eu uso o Big Linux (baseado no manjaro) e nada mais, nele vai de tudo, ele não é especifico pra isso mas funciona bem demais
Quem está começando agora agora eu aconselho usar o Linux mint.
Zorin OS para neófitos.
Uso e recomendo.
Tenho um certo conhecimento Linux porque sou desenvolvedor, então tenho que saber, já que lido com Docker e Cloud.
Já tentei usar Manjaro e Ubuntu, no meu PC pessoal, mas sinceramente não é as 1000 maravilhas que falam não.
Cada caceta nova que tu vai fazer tem que pesquisar o comando ou como faz, é uma perda de tempo absurda.
É produtivo? Com certeza, quando tu já tem o passo a passo pronto só pra executar em um bash.
Não tô querendo desestimular a usar Linux, mas saibam a pika em que estão se metendo.
Cada problema que surgir vai ser uma incomodação do caralho pra resolver, o bom disso tudo que vai acabar obtendo mais conhecimento sobre como as coisas funcionam sem toda a abstração que o Windows tem.
Então amigo, quando for sugerir Linux, seja honesto e fale os prós e contras, não é um conto de fadas não.
É uma experiência individual. Como escolhi uma distro muito usada, qualquer probleminha era amplamente documentado e possuía um passo-a-passo de resolução simples.
Não considero isso um ponto negativo, é a consequência natural de ser um software mais aberto e customizavel.
Que deixe isso bem claro então quando for recomendar que usem Linux.
Para quase que qualquer caceta que for fazer tem que pesquisar um passo a passo e baixar dependência para fazer funcionar, até as coisas mais simples.
Não falo em questão de se é a escolha certa ou não, mas sim de ser HONESTO na hora de recomendar algo, citando prós e contras, para não endeusar qualquer que seja a ferramenta.
E sim, isso é um ponto negativo dependendo da perspectiva, porque tu vai estar depositando tempo naquilo e tempo é dinheiro.
Vai estar ganhando um sistema mais estável, seguro e customizável e perdendo em UX, suporte e praticidade.
As pessoas precisam estar cientes disso.
Tu preza mais anonimidade? Vai pra Tails.
Quer começar pelo Linux? Vai pra Ubuntu.
Quer um sistema mais intermediário e customizável, vai pra Manjaro.
Quer facilidade e UX? Vai pra Windows.
Mas essa é uma tecla que eu sempre bato kkk. Quanto maior sua privacidade, menor será sua praticidade. Não tem porque pensar que com Linux seria diferente.
Quem está buscando uma vida soberana, já deveria saber disso.
O que é mais fácil, deixar o Bitcoin na custódia da corretora ou em autocustodia? Com certeza é mais fácil deixar sob custódia da corretora.
Isso é um ponto negativo da autocustodia? Evidentemente que não, é somente a consequência natural de ter seus ativos sob sua propriedade verdade.
Discordo completamente, a consequência da recursividade excessiva é o aumento da complexidade e da manutenabilidade para ganhar em quantidade menor de código.
Tudo na vida é ganhar de um lado para perder de outro e quando uma pessoa propõe algo citando só os pontos positivos parece mais papo de vendedor de curso, esse e meu ponto.
Eu entendo que o público alvo do Nostr é pessoas que buscam uma certa independência e privacidade, mas ainda não consigo ver como uma desculpa válida para deixar os contras implícitos.
Esse papo de "Já deveria saber" tá muito na cara de vagabundo que vende carro velho e depois quando dá problema fala "era velho, já devia saber, se fudeu".
Sinceramente, parece mais uma desculpa medíocre para a falta de honestidade ou preguiça mesmo.
Mas tudo bem, não precisamos concordar, expus a minha opinião pessoal, tu não concorda, tudo bem, vida que segue.
Pelo menos o ponto central que é que o Linux é melhor que Windows para gente como a gente concordamos.
Prefiro usar mesmo mas por livre e espontânea pressão preciso usar windows pra aprender mexer melhor e praticar coisa no trampo...lá usam windows pra 99% das coisas e não têm nem a possibilidade de pensarem em migrar pra Linux
Utilizo o windows por questão de software, quando necessito de fazer coisas privadas como banco, etc. utilizo o tails no pendrive.