Que deixe isso bem claro então quando for recomendar que usem Linux. Para quase que qualquer caceta que for fazer tem que pesquisar um passo a passo e baixar dependência para fazer funcionar, até as coisas mais simples. Não falo em questão de se é a escolha certa ou não, mas sim de ser HONESTO na hora de recomendar algo, citando prós e contras, para não endeusar qualquer que seja a ferramenta. E sim, isso é um ponto negativo dependendo da perspectiva, porque tu vai estar depositando tempo naquilo e tempo é dinheiro. Vai estar ganhando um sistema mais estável, seguro e customizável e perdendo em UX, suporte e praticidade. As pessoas precisam estar cientes disso. Tu preza mais anonimidade? Vai pra Tails. Quer começar pelo Linux? Vai pra Ubuntu. Quer um sistema mais intermediário e customizável, vai pra Manjaro. Quer facilidade e UX? Vai pra Windows.
Mas essa é uma tecla que eu sempre bato kkk. Quanto maior sua privacidade, menor será sua praticidade. Não tem porque pensar que com Linux seria diferente. Quem está buscando uma vida soberana, já deveria saber disso. O que é mais fácil, deixar o Bitcoin na custódia da corretora ou em autocustodia? Com certeza é mais fácil deixar sob custódia da corretora. Isso é um ponto negativo da autocustodia? Evidentemente que não, é somente a consequência natural de ter seus ativos sob sua propriedade verdade.
Discordo completamente, a consequência da recursividade excessiva é o aumento da complexidade e da manutenabilidade para ganhar em quantidade menor de código. Tudo na vida é ganhar de um lado para perder de outro e quando uma pessoa propõe algo citando só os pontos positivos parece mais papo de vendedor de curso, esse e meu ponto. Eu entendo que o público alvo do Nostr é pessoas que buscam uma certa independência e privacidade, mas ainda não consigo ver como uma desculpa válida para deixar os contras implícitos. Esse papo de "Já deveria saber" tá muito na cara de vagabundo que vende carro velho e depois quando dá problema fala "era velho, já devia saber, se fudeu". Sinceramente, parece mais uma desculpa medíocre para a falta de honestidade ou preguiça mesmo. Mas tudo bem, não precisamos concordar, expus a minha opinião pessoal, tu não concorda, tudo bem, vida que segue. Pelo menos o ponto central que é que o Linux é melhor que Windows para gente como a gente concordamos.