Em parte a ideia é essa, temos que criar produtos para NPC, como acontece com o bitcoin, se queremos a massificação da utilização do bitcoin, não podemos ter apenas wallet não-custodial, também tem que existir custodiais. Para mim e talvez para a maioria das pessoas que vão ler agora, este meu comentário, a auto-custódia é essencial, mas nós seremos sempre um nicho em termos globais. A massificação do bitcoin não é ter 8 biliões de utilizadores com carteira em auto-custódia, mas sim existir diversas formas de custódia, para cada pessoas possa obtar pela melhor que se adapta ao seu perfil. Cade a nós bitcoiners ajudar e ensinar os outros para terem wallets de auto-custódia. A adoção não é as pessoas a procurarem por bitcoin, mas sim o bitcoin ir ter com as pessoas, estar em todo o lado, omnipresente. Na L1, nas l2, nas sidechains, nas blockchains, na Amazon, nas lojinhas do bairro, na economia circular, nos bancos, até mesmo para pagar impostos e nos organismos dos estado. É estar em todo o lado, e a pelna descentralização da utilização, é esse o papel de um moeda. Eu utilizei o exemplo do bitcoin, mas a situação é similar para o nostr, a tecnologia é que se adapta as pessoas. Em relação à venda de dados, nos nostr, uma parte dos dados é pública, mesmo a parte privada, poderão vender, mas está na mão do utilizador escolher o cliente, existe diversos no mercado, tem a liberdade de escolher um que não venda. No caso de twitter não existe opção de escolha, no nostr é o livre mercado.
Eis o desafio, tentar levar para as massas mantendo os bons principios e valores.
concordo, mas quem define os "bons princípios e valores"? és tu, sou eu, somos todos nós, individualmente. Isto é a beleza da descentralização, não é uma bala de prata, os governos não conseguem proibir, mas nós também não conseguimos proibir o nosso inimigo de utilizar. Cabe a cada um nós optar como aqueles que têm os nossos "bons princípios e valores". Eu quando comecei no bitcoin, utilizei uma exchange como wallet, com o tempo aprendi e agora a auto-custódia é essencial. É uma aprendizagem que todos NPC tem pecorrer, uns ficarão sempre em exchanges, mas outros vão para a auto-custódia. Mas o essencial existir opções para todos os tipos de perfis de pessoas.
Acredito que quando se trata de principios e valores morais é algo objetivo. Mas cada é livre para viver com quais adotar, mas não livre para escolher as consequencias. Se tratando de normies e etc, eles vão daqui pra ali conforme a musica, precisam de gente capaz de guiá-los na direção correta.