Oddbean new post about | logout
 COMO A APPLE DOMINOU O AUDIOVISUAL

Bom, eu sou videomaker e já trabalho com vídeos a anos e odeio ter que usar um Macbook.

Quem edita vídeos, sabe que precisa de um PC minimamente decente pra executar as tarefas.

Lá em meados de 2020, a Sony lançava a Alpha A7 SIII, uma câmera que filmava em 4k com 120 frames por segundo.

Isso QUEBROU os computadores da época. Nenhuma RTX conseguia rodar liso no Windows sem proxy.

Daí vem a Apple com a linha dos chips M1, com um hardware muito menos potente e RODANDO LISO os codecs da Sony.

Todo mundo que edita em 4k migrou pra Apple.

Mas a dúvida que fica: como a Apple conseguiu isso??????

Eu sou um grande fanboy de Linux e sou obrigado a usar Apple. 

E eu já editei muito no Linux, mas hoje em dia é inviável.


 
 Eu edito vídeos em 4k de uma alpha3 num pc ruindows...mas é um processador i9, 32gb ram ddr4 da maior frequência, +rtx 2080 8gb se não me falha a memória.... no começo de 2020, a empresa montou essa máquina por 20 conto..nos macs realmente roda mais liso,Entrre um mac e um ruindows ainda fico com o ruindows, mas ambos os SO's tão cagado, exigem um monte de hardware pra ficar te rastreando...meu pc pessoal, i7 lá de 2013, 16gb ddr3 vom linux tá mais rápido que o ruindows da empresa. to lovo pra fazer um upgrade em placa de video e ram, e testar com o da vinci versão paga... 
 Interessante saber pois tenho interesse nessa área. Fiquei sabendo que o Mac é o queridinho dos editores.

A minha melhor máquina até agora foi meu primeiro PC i3 530 @ 2.8 GHz 4+2GB RAM 1TB HDD em uma mobo pegatron 1156. É muito básico mas me divertia demais. Rodei muito GTA:SA SAMP, Bully, PES, Roblox, Minecraft, Bee Movie, BitTorrent, Stremio, Popcorn Time, Docker, Servidores, Sony Vegas (passando vexame no HD Graphics), e um mar infinito de coisas.

Hoje estou em um notebook i5+8gb de segunda geração rodando um Linux via RAM que não faz metade que a CPU desktop de primeira geração fazia. Ainda estou pensando no que investir o dinheiro já que o mar não está para peixes na área de programação. Até hoje não consegui usar meus conhecimentos e trabalhar na minha área de expertise, mas já parei de tentar há um tempo pois eu aprendia e meu Pc parava de funcionar várias vezes e ficava um bocado de tempo parado. Não tem como trabalhar numa área que dependeria de um computador funcionando.

Meus PCs foram piorando a cada ano mas a fé segue firme nA Rocha de Cristo. ✝️🇻🇦

Ainda tenho vontade de trabalhar em casa, ou no mínimo em fazer coisas grandes com minhas habilidades. 
 Sim! O Macbook é o queridinho dos editores justamente pelo fato de rodar qualquer arquivo, além de ter uma bateria fodida que demora mais de 10 horas pra acabar. 

O preço que paguei no meu Macbook - se quisesse rodar os mesmos arquivos - não daria nem pra comprar uma placa fodona tipo a RTX 4090. 
 Eu já tentei te mandar zaps 2x mas não tem carteira configurada.

It's not much but it would be honest work. 
 Kkkkjkkk, agradeço a intenção! Eu preciso configurar uma carteira mas não quero fazer o uso de um serviço terceirizados. Então tô esperando meu full node terminar de sincronizar a blockchain! 
 Só o fato deles terem migrado todo o macos para arm já é bem impressionante. E agora que eles tem o desenvolvimento do SoC e dos sistemas operacionais quase que complemente sob suas asas eles estão com a faca e o queijo em mãos para fazer otimizações, e isso vale muito mais do que pura potência bruta desgorvenada. Além disso, esse tipo de coisa, áudio e víde, é um dos principais focos do desenvolvimento, pessoal do Linux tem mais com que se preocupar, a microsoft também 
 Sim, de fato a otimização é bem melhor do que potência bruta. 

Até existem boas opções no Linux: o Blender é praticamente o modelador 3d standard do mercado e o DaVinci Resolve, que, apesar de ser proprietário, tem suporte pra várias distros.

Faz sentido a Apple se preocupar com o audiovisual porque a marca sempre foi sinônimo de status enquanto o pessoal do Linux se preocupa mais com o "backend do mundo", como servidores, criptos, I.A.s, etc.

A Microsoft eu nem levo em consideração porque o que ela fez com o Windows é um crime de tão ruim que ele tá.

Mas ainda tenho esperanças que de um dia o mercado de audiovisual terá um bom suporte para Linux. Até esse dia chegar, vou usando Mac.