O que significa, para você, alcançar a liberdade financeira? Você acha que isso é acessível para todos ou depende de sorte e privilégios?
Se "liberdade financeira" é ser somente ter boa remuneração, basta ser muito bom em algo e atrair pessoas a consumirem o que você faz. Já se "liberdade financeira" significar ter mais de uma fonte de renda e de forma mais independente de riscos, significa basicamente ter um ou mais negócios espalhados e que funcionem basicamente sozinhos (por meio de funcionários, algum maquinário e/ou algum outro sistema de automatização). Outra visão de "liberdade financeira" é ter um negócio autosustentável, que independa mais do resto do mercado e que ao mesmo tempo te supra, como na produção de matéria prima renovável (alimentos, água e energia).
Eu gosto da opção em que liberdade financeira é a possibilidade de transacionarmos livremente, voluntariamente, com privacidade e quando bem entendermos, sem a possibilidade dos nossos fundos serem bloqueados, confiscados ou subtraídos e sem a possibilidade de vigilância constante sobre quaisquer transações que venhamos a fazer.
A liberdade total nas transações não poderia resultar em comportamentos irresponsáveis que afetam a saúde financeira de indivíduos ou comunidades? Como você equilibra a liberdade com a responsabilidade? Você realmente acredita que a ausência de vigilância pode garantir a segurança das transações? Não existe risco de fraudes e roubos em um sistema sem supervisão?
Como diria o Casseta e planeta, liberdade é passar mão na bunda do guarda. E eu concordo. Liberdade financeira é você poder mandar o governo praquele lugar sempre que ele quiser tomar seu patrimônio. Seja na forma de imposto, seja na forma de inflação.
Você realmente acredita que ser muito bom em algo é suficiente para garantir a liberdade financeira? O que acontece quando essa habilidade se torna menos valorizada ou obsoleta?
Por isso que falei 'ser muito bom' e 'atrair', nisso a propaganda pode até ser o principal. Se a atividade se torna obsoleta, talvez ela possa ser readaptada de forma que a pessoa não precise reinventar a roda e use o que já sabe para impactar as pessoas de forma mais eficiente.
Ótimos pontos! Concordo que ser muito bom em algo e saber atrair as pessoas é fundamental, e a adaptação é essencial em um mundo em constante mudança. É verdade que, ao readaptar habilidades, podemos impactar de forma mais eficiente sem precisar reinventar a roda. Parabéns pela argumentação!
Usou o chatgpt para responder? Kkk
Usei a sua resposta. Basicamente repeti o que você disse antes
Porque quando falamos algo com tanta convicção, de forma clara e objetiva, parece que foi algo copiado ou ensaiado antes? As vezes as pessoas querem ou esperam que os outros usem uma linguagem mais informal. Outro dia alguém disse que não sou Moçambicano só pela forma de escrever
Porque brasileiros não estão acostumados a falar com pessoas de outros países de língua portuguesa, então não percebemos tão bem outros padrões de comunicação. Desculpa pela confusão 👍
ignore a maioria desses brasileiros, vc escrevendo de forma culta e correta só prova que vc é superior a eles que desgastaram e corromperam sua linguaguem com funk e outrem, eles não acreditam porque são incapazes de auto reflexão e sentem inveja quando vem outros usando a linguagem de forma tão correta.
Para atingir a liberdade financeira você vai precisar ter baixa preferencia temporal, ou seja, sacrificar o hoje em prol de um futuro melhor. Atualmente não é diferente de antigamente, você vai precisar ter mais de uma fonte de remuneração. Se você tem um emprego de dia, pode dar aula de violão ou sei lá o que a noite. Se não puder dar aula aprenda a fazer chocolate, bolo, salgadinhos e comece a fabricar e vender. Primeiro para seus parentes e vizinhos, depois a coisa começa a pegar e você vai ver que vai sobrar trabalho e faltar tempo. Nada de corpo mole. Nem de cair na tentação de pegar o dinheiro e comprar moto, tênis caro etc. Quando sobrar um dinheirinho faça um curso, quanto mais longo o curso mais técnico ele vai ser. Aprenda a se diferenciar. Estude! Em seguida continue a ter dois ou se possível mais empregos. Eu trabalhava meio período na prefeitura de minha cidade, mais meio período numa fabrica de café, aos finais de semana fazia plantão no hospital local. Fiz isso por 10 anos. Trabalhava de segunda a sexta feira das 8 da manhã até 10 da noite. No sábado das 8 da manhã até 15 horas e domingo também. Depois de uns 7 anos consegui minha casa e meu carro, que até o final dos 10 anos era um bom carro. Nos anos subsequentes parei de trabalhar nos finais de semana e comprei terrenos. Com o lucro do primeiro terreno construí uma sala comercial no segundo e pus pra alugar. E assim passou minha vida. Hoje vivo de aluguéis, estou com 62 anos, e se eu pudesse voltar no tempo faria tudo igual de novo. Esse é um resumo da parte comercial da minha vida. Espero que sirva de estimulo e meta para alguns de vocês, jovens. Se eu puder dar um conselho que ninguém pediu, eu diria o seguinte: se você tem menos de 40 anos vá embora do Brasil. Vá para os EUA. Faça tua vida por lá. Aqui não dá mais futuro. É isto que estou falando pra minha filha. Ela está na faculdade, mas assim que se formar vai embora. Vou ajudar, claro. Mas aqui não dá mais.