Oddbean new post about | logout
 "Então todos os seres humanos já nascem com o nome no livro da vida?" 

 Nenhum texto dá a entender que Deus escreve o nome dos seus depois que a pessoa nasce. Já que estamos falando de Predestinação e Eleição.

"Ou já estão todos escritos ali "antes da fundação do mundo e Deus só vai apagando quem é rebelde?" 

Já estão escritos (os nomes dos eleitos) antes da fundação do mundo (Efésios 1:11). 

Tanto a Eleição dos eleitos quanto a Reprovação dos répobros é uma obra de Deus feita antes da fundação do mundo (Romanos 9).  Nenhum texto bíblico indica que Deus vai escrevendo ou apagando o nome dos seus de acordo com o que a pessoa vai fazendo ao longo do tempo. 

Apagar ou riscar o nome é uma forma de falar apenas. Não é literal. Em várias passagens Deus é descrito ações e sentimentos humanos (como se arrepender do que tinha feito) isso não significa que Deus errou e depois se entristeceu por ter errado e nem que Deus literalmente risca o nome de alguém que ele recebeu antes da fundação do mundo. Seria absurdo. 

"Se não me engano, tem um salmo também em que Davi pede que Deus risque nomes do livro da vida. Então esse livro contém todos, até os vasos da ira?" 

Essa eu já respondi, é a mesma interpretação de Exôdo 32:32,33. 

"E aquele livro do Cordeiro citado no apocalipse 13, que fala que só quem não tem o nome no livro que foi escrito desde a fundação do mundo (ou do cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo, tem duplo sentido a frase) não seria o mesmo livro, mas um segundo?"

O contexto dos capítulos 12 a 14 de Apocalipse fala sobre Adoração.. 

O Capítulo 13 fala sobre o Dragão (Satanás) dando poder às Bestas. A besta que surge do Mar (o Anticristo) e a Besta que surge da Terra (o Falso Profeta ). 

Fala também que a besta do mar é mortalmente ferida e depois curada e então recebe adoração (fazendo uma paródia de Cristo que morreu e ressuscitou) e a Besta da Terra que propaga o engano em todo o mundo (fazendo uma paródia ao Espírito Santo). O capítulo 13 fala que nem todos adorarão a Besta, esses não poderão comprar nem vender. Então João vai falar sobre eles  no capítulo 14 onde ele fala sobre os adoradores do Cordeiro que não possuem a marca e o número da Besta. 

Em Apocalipse fica claro que quem não tem o nome achado no livro da vida não é eleito. Então não é necessário um livro dos reprobos porque esses não pertencem a Cristo, Cristo não os conhece eles não são ovelhas que seguem a Cristo. 

Em Isaías também é citado que Deus tem o nome dos seus escrito na palma de suas mãos.

Obviamente quem é Dispensacionalista e Arminiano vai entender esses textos de forma totalmente diferente.  
 Obrigado pela paciência.

Bem didático. Era só para ver se havia uma contradição no pensamento, mas era só aparente.

A teologia monergista costuma ser consistente e lógica, o único problema que ela passa é por causa da cosmovisão que muitos acham absurda e estranha para a visão de Deus que estão acostumadas. Eu sou um desses.