Oddbean new post about | logout
 Argumentam usando outras passagens em que Jesus é chamado de "Pedra angular". O que não entendem é que a palavra pedra é analógica, e isto significa que pode ser aplicada a qualquer pessoa que é fundamento, base sólida de algo, mas em graus diferentes. 
 Por isso Cristo é a Pedra por excelência, por ser a Verdade, o fundamento de tudo o que existe, pois todas as coisas são verdadeiras na medida em que são idênticas a si mesmas, isto é, na medida em que são o que são. Mas qualquer pai é a pedra fundamental da sua família. 
 O mesmo ocorre com a palavra perfeito e com a palavra santo. Ora, na bíblia está dito que só Deus é Santo e Perfeito (cf. Ap 15,4), no entanto, Jesus manda que sejamos perfeitos como Deus é perfeito (Mt 5,48). Mas se só Deus é perfeito, por que devemos buscar a perfeição? 
 Porque essas palavras são analógicas: ser perfeito significa que nada me falta para que eu seja o que sou, ou seja, uma verdadeira imagem e semelhança de Deus. Só Deus é Perfeito pois ele é aquele que é; serei perfeito na medida em que eu participar da Perfeição de Deus. 
 Também está dito que Deus é o Senhor. Mas senhor significa aquele que é dono de algo; assim, qualquer pessoa pode ser chamada de "senhor", mas em graus diferentes, pois só Deus é Senhor por excelência, por ser dono de tudo o que existe. 
 Portanto, o argumento de que Cristo é a Pedra angular da Igreja não fere a autoridade de Pedro, pois ser pedra significa ser fundamento, e Pedro e Cristo são fundamentos em graus diferentes. Mas então por que Cristo mudou o nome de Simão para Pedro? Em que sentido Pedro é pedra? 
 Não há outra conclusão a se tirar dessa passagem senão que Pedro é o fundamento da Igreja, pois não haveria outro motivo para Cristo ter mudado o seu nome para Pedro. Simão é de fato o fundamento da Igreja, não no mesmo grau que Cristo, mas é fundamento. Em que sentido ele o é? 
 Ora, essas palavras de Cristo são paralelas a Isaías 22,20-22, onde Eliaquim é escolhido chefe do palácio real, se tornando o braço-direito do rei. https://image.nostr.build/996e239fdb4a70f69b84b8849fb6a6e12f2418a21b8be7fc1c8d97ce0a8e96dd.jpg 
 E da mesma forma que Eliaquim recebeu as chaves da casa de Davi, Jesus deu a Pedro as chaves do seu reino. Ora, as chaves simbolizam a autoridade, e sendo Cristo Rei, ele transferiu a sua autoridade para Pedro, que se tornou o seu braço-direito e o seu representante na terra. 
 É nesse sentido que Pedro é o fundamento da Igreja. Ao reconhecer que Cristo é o Messias — que significa reconhecer a sua realeza —, Pedro recebeu de Cristo as chaves da Igreja e se tornou o chefe do seu palácio real. É por esse motivo que Cristo mudou o nome de Simão para Pedro.

Thread by: Peter Kowalski