Oddbean new post about | logout
 O que determina sucesso em eleição mesmo é dinheiro de fundão eleitoral mais as doações, os casos em que voto importam são exceções, e sim existem casos em que votos importam, ocorre que para o ancap pouco faz diferença porque mesmo o político bem intencionado é um problema e não votar é não contribuir com o processo dialético de destruição da civilização, o que é um erro.

É bastante claro que ou o processo de avanço da revolução ou é catalisado ou é atrasado, inexiste forma de o anular e se omitir é participação negativa (não ativa) em contribuição ao sistema, por mais que o ancap acredite que não. O boicote e a omissão, queira o ancap ou não, são ferramentas de participação política, o ancap pensa estar fora do jogo quando ele está, sim, dentro. O que o ancap ganha não votando é só um autoconsolo moral de não ter contribuído com político X ou Y, mas crer que não participa do processo político é uma ilusão.

Isso não significa que os gradualistas possuem razão, pois as premissas dos gradualistas são erráticas, estes acreditam numa política clássica como finalidade última de decisões políticas dentro de uma lógica moderna da política mesmo que por via de ideários libertários colocados em pauta nas políticas públicas através de bandeiras do liberalismo, algo que não só vem se provando como equivocado tendo em vista os resultados (liberais favorecendo socialistas para desenvolvimento do processo dialético da política moderna em destruição da civilização) como o libertarianismo vem cada vez mais se distanciando do liberalismo a medida que o gradualismo cada vez mais fracassa em governos liberais.

O ideal é que o cidadão use o voto como ferramenta de distanciamento do Estado por via do sabotamento mesmo, desde votando em amigo, vizinho, parente ou alguém cujo possa ter contato (seja direto ou por via de terceiros), até votando por lulz em candidato de determinado partido apenas para contribuir com o partido a fim de evitar que esses partidos socialistas ou de centrão tenham um contingente grande de votos para meter deputados e vereadores irrelevantes no poder. A campanha do Nikolas Ferreira em pedido para que os eleitores da direita não votem no PSD é o exemplo perfeito de sabotamento ativo para colapso de uma facção política por via do voto, é a forma correta de usar o voto como arma antipolítica, tal como no passado ocorreu com o PT e deu certo (até o Bolsonaro jogar essa conquista no lixo). 
 Ainda assim, por melhor que seja a ideia de tentar ferrar o Estado votando em pessoas aleatória, acho melhor ainda ficar em casa com família, amigos, ou sozinho mesmo, sem problemas