Em miúdos, eu estou dando munição a vocês pra uma futura conversa com algum esquerdista que defenda o Estado. Vocês só precisarão ter a mesma coerência que esperam dele diante dos argumentos. Abraços.
O grande X da questão é que antes da Revolução Francesa nem existia direita/esquerda. Existia o Estado, ao lado de quem a direita ficou na Revolução, e existiam os anarquistas, que ficaram à esquerda contra o Estado durante a Revolução.
Uma única correção: girondinos não eram conservadores, conservadores eram os monarcas. Girondinos eram liberais que acreditavam na mudança progressiva.
Não, não no sentido que hoje temos de capital econômico. Trocas sempre existiram na humanidade, o termo capital surgiu em Roma, significava "chefe" ou "cabeça". Heirarquia, o oposto de anarquia. Estude sobre o anarquismo.
É triste ver o quanto brasileiros são ilhas no Nostr e ilhas inflamadas de preconceito infantil. O que mais tem é gente que você provavelmente consideraria de esquerda no Nostr, minha querida. Se você usa o Damus, o dev é de "esquerda". Se usa o Nos, mais "esquerda" ainda. Temos trans, membros do Human Rights Foundation, ativistas, jornalistas, escritores, músicos entre os players mais influentes do Nostr e quem se diz de "direita" acha ótimo, inclusive o criador do Nostr, o fiatjaf, um dos poucos brasileiros que parecem ter mais que dois neurônios e um coração aqui. Qual é a sua idade, minha cara? Pelo texto mal escrito e cheio de buracos lógicos, só pode ter menos de 20. Acorde pra vida, desejo-lhe felicidade e menos ódio nesse coração.
Pergunta sincera: você conhece Julian Assange, Edward Snowden, Sean Lennon, Alex Gladstein, Glenn Greenwald, pra ficarmos em poucos nomes? Pelo visto, não.
Mastodon não é futuro de nada, Mastodon tem dez anos, é passado. O futuro é Nostr, com direita, esquerda, centro e quem mais quiser entrar. Resigne-se à sua insignificância.
Bom saber que você sabe que há libertários de esquerda. Não foi o que você disse, mas fica a correção. Termo, bom dizer, cunhado pela esquerda, mas disso você não devia saber.
Estude sobre a esquerda então, querida. A história da esquerda foi sem lutar contra governos. Quem sempre lambeu as botas de estadistas foi a direita, começando pela Revolução Francesa. Não confunda esquerda com bolcheviques.
Como eu disse em minha primeira resposta, você vive em uma ilha. O que mais tem é "esquerdista" libertário aqui no Nostr e no mundo. Da próxima vez, sugiro que deixe claro, "libertários" ao invés de "direita" e "estadistas" ao invés de dividir o POVO.
Abra o coração. Que as idéias circulem e haja troca em vez de preconceitos ignorantes. Você não me parece ignorante, precisa só se livrar do preconceito mesmo, abrir a mente. Muita paz em seu coração, é o que desejo.
Notes by Canhoto | export