Oddbean new post about | logout

Notes by Eslih | export

 20 dias que expirou a conta do Youtube Premium. 
20 dias que a TV está conectada na VPN com server no Turcomenistão e desde então nenhum ads, nenhuma propaganda. 


https://image.nostr.build/cc3c533f3895115574da41b357ef47a7b5aebf62e65d224781019c141435b2ed.jpg 
 # Yom Kipur, pecado e os 10 dias de arrependimento

Semana que vem, na sexta-feira dia 11/10 (dia 9 de Tishrei) é a véspera do Yom Kipur, Yom Tov.

E nesta quinta-feira (03 de Outubro, 01 de Tishrei), inicia-se o Rosh Hashaná, e neste período de dez dias, terminando em Yom Kipur é conhecido como “Os Dez Dias de Arrependimento”.

O dia anterior a Yom Kipur é Yom Tov, um dia festivo, pois embora estejamos preparados para ser julgados na Corte Celestial por nossas ações do ano que passou, temos confiança de que D'us é um Juiz misericordioso, e decretará um ano de vida, saúde e prosperidade para nós. 

São feitas duas refeições festivas:
Uma ao meio-dia e a outra antes do jejum, que começa ao pôr-do-sol. 
O Talmud declara que "Aquele que come e bebe em 9 (de Tishrei) é considerado como se tivesse jejuado tanto no dia 9 quanto no 10."



## A palavra "pecado" é um termo judaico?

Nas orações de Yom Kipur encontram-se inúmeras vezes a palavra 'pecado'. É judaico este termo?

Sim, o termo "pecado" é de origem judaica. Porém, da perspectiva do Judaísmo, pecar não é apenas infringir uma lei contra Deus; é acima de tudo, cometer uma injustiça contra o homem.

A palavra hebraica "chet", pecado, significa literalmente "não atingir o alvo", deixar de realizar plenamente nosso potencial humano. Sim, indica uma ruptura no relacionamento entre o homem e Deus. Porém, mais ainda, revela um distanciamento entre homem e homem, e um desencontro do homem consigo mesmo.

Daí nasce o conceito judaico de arrependimento: teshuvá - um retorno.
Longe de induzir culpa ou medo, a consciência dos seus pecados deve inspirar o individuo a voltar: a Deus, ao próximo e a si. 
 O nome do produto é "Tenys Pé" ("tênis, pé"), não há como errar. 
E vem o meu enteado (25 anos!) e passa nas axilas.  
 # Qual a diferença entre hebreus, israelitas, judeus, israelenses e semitas?

#judaísmo #jew

Hebreus são os primeiros Judeus, os primeiros habitantes da Terra de Israel, aqueles que usaram pela primeira vez a língua hebraica. O termo tem um sentimento mais étnico e tribal do que religioso.

Quanto a israelitas e judeus, fazia-se uma distinção no período entre os século X e VIII antes da Era Comum, quanto dez tribos estabeleceram-se no norte da Terra Santa (Reino de Israel) e duas no sul (Reino de Judá). Hoje, porém, os dois termos são sinônimos. Judeus, por definição, são aqueles que aderem ao judaísmo como religião. E "israelita" é um termo usado simplesmente por quem não gosta de se chamar de judeu.

"Israelense", por outro lado, é um termo que designa um cidadão do Estado de Israel e não tem portanto nenhuma conotação religiosa ou étnica.

## Existe diferença entre semita e judeu?

A palavra "semita" vem de "Shem". Os semitas são os descendentes de Shem, filho mais velho de Noé. Na realidade, trata-se de um conjunto de povos, que na antiguidade abrangia hebreus, árabes, babilônios, assírios, arameus, cananeus e fenícios.

Com o passar do tempo, o termo adquiriu um sentido mais restrito, em consequência da literatura antijudaica do fim do século XIX, que introduziu a palavra "semita" num contexto totalmente inexato, aplicando-se somente aos judeus. Daí o nome de "anti-semitismo" que se dá popularmente ao movimento contra os judeus.

## sionista
A transformação do termo “sionista” numa calúnia nos principais espaços esquerdistas é o desenvolvimento antissemita mais significativo no Ocidente, pelo menos desde o nazismo.

Este texto postei originalmente em meu blog (https://esli.blog.br), está versionado em markdown no meu github e estou aos poucos trazendo-os para o NOSTR.

 
 Uma dúvida que me assola: como os tradutores da ONU traduziram o "viva la libertad carajo" do di... 
 Neste aqui, pelo menos, a tradução simultanea traduziu como "Long Live Freedom God damn", mas acho que foi um jogo de cintura por ser ao vivo. 

Só porque postou, agora fiquei com essa dúvida também. Tentar achar outras transcrições. 

Fonte: https://youtu.be/lxY72GUeW8c?t=863&si=4GNLYM8ICoTk7242 
 Uso zsh + p10k + nerd font (e jetbrains font), mas nunca consegui usar o neovim ou outro além do vim com bem poucas alterações. 
Testarei este :-)  
 Povo vende VR e VA e nunca conseguiram barrar. 

Eu só imagino o seguinte: 
Bolsa familia travado para gastar com alimentos.
Ai, lá no interior do PE, o beneficiário que quer levar vantagem, vai no mercadinho do Tião (que não tem PDV, nem emite nota assim como a grande maioria dos comércios), passa R$200 na maquinha dele, o Tião lhe entrega R$130 em espécie e ele vai ser feliz no cabaré.  
 ## Slow Productivity:

- Faça menos coisas;

- Trabalhe num ritmo natural;

- Preocupe-se com a qualidade;

- Calcule o tempo necessário para um projeto antes de assumir qualquer compromisso;

- Planeje para os próximos anos, para que você se lembre dos objetivos de longo prazo.

- Não tente compensar os dias de preguiça com uma intensidade frenética.

Para trabalhar bem e melhor, você precisa seguir algumas diretrizes. Primeiro, dizer “não” para as tarefas e demandas que não estejam alinhadas com seus valores centrais e suas prioridades. Segundo, trabalhar num ritmo natural. Terceiro, focar na evolução de seus esforços com vistas à qualidade daquilo que você produz.

Seguir essas diretrizes vai praticamente na contramão de tudo o que a sociedade nos exige. Mas é necessária essa ousadia, para produzir um trabalho de qualidade e de alto valor.

Livro: _Slow Productivity: The Lost Art of Accomplishment Without Burnout_

https://a.co/d/de39Vie

referências e resenha completa:

Valores Reais: https://valoresreais.com/2024/08/26/estou-lendo-slow-productivity-de-cal-newport/

Inegociável: https://inegociavel.com/ebooks/produtividade-lenta-por-cal-newport-6325/ 
 Comprei um produto com “frete grátis”... Na tela de checkout não há nenhuma opção de frete.

Ontem postaram nos Correios (sedex).

Hoje, recebi e-mail com tentativa de golpe (phishing) usando o logo dos correios e meus dados.

Dois ensinamentos:
1 - O obvio: Não existe nada grátis.
2 - É uma merda depender de serviço estatal. O governo entrega as estatais nas mãos de bandidos que deitam e rolam com seus dados e a certeza de impunidade.

Imagina a quantidade de pessoas que caem nos golpes porque funças concursados formam quadrilha para roubar os otários que os sustentam.
 
 Uma porrada de alecrins dourados sinalização virtude para tirar casquinha de engajamento devido à fala ignorante do CEO (sobre mulheres) para os seguidores dele em rede social.
Porém, 2 minutos olhando as postagens no LinkeDisney, já achei uns vomitando sinalização de virtude que possuem comportamento pior que o referido.
Conheço mulheres que interromperam carreira e outras que não conseguiram avançar devido machismo, misoginia e etarismo. 
Só não posto nada porque responder processo criminal é caro, erro meu foi ter aberto essa porcaria de site para acabar com minha paz.  
 Calma lá gen Z... 
Tenho uma vaga aberta para SRE sênior. 

A pessoa:
Uma única exp. profissional sendo estagiário (descreveu como: formatar planilhas de excel e organização de documentos no word), nenhuma outra exp.

Primeiro semestre da faculdade (e nem colocou o que está cursando).

Calma lá, um degrau por vez crianço, nem tirou as rodinhas da bicicleta ainda...  
 A excelência é simples, eficaz e econômica.  
 Vendeu tudo e se mandou com a família para os EUA um dia antes de ser julgado a pagar uma dívida. 
O mais interessante é que a dívida era menor que o valor de um dos seus 5 carros. 
E provavelmente lá já deve ter mais que o dobro do patrimônio que havia acumulado no Brasil. 


https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/09/devedor-que-vendeu-tudo-e-fugiu-do-pais-deve-ter-passaporte-apreendido-decide-stj.shtml 
 "Não existe nada mais difícil, mais perigoso de conduzir, ou mais incerto no seu sucesso, do que liderar a introdução de uma nova ordem das coisas”.  
- _Niccolò Machiavelli_ (Nicolau Maquiavel) 
 # Cartas para a próxima geração

Algumas passagens que destaquei do livro e que valem a pena serem revisitadas e lidas constantemente:


Tempos difíceis nos lembram o que os bons tempos tendem a nos fazer esquecer: de onde viemos, quem somos e por que estamos aqui.
Eis porque tempos difíceis são a melhor época para plantar as sementes de uma felicidade futura.

Os egípcios construíram pirâmides, os gregos, templos, os romanos, anfiteatros, mas os judeus construíram escolas. Eles sabiam que para defender um país era necessário um exército, mas para defender uma civilização é necessário educação. Assim, os judeus se tornaram o povo cujos heróis eram professores, cujas fortalezas eram escolas e cuja paixão era o estudo e o desenvolvimento da mente.

Ser um apicores (herético) é algo compreensível, mas ser um am haárets (ignorante) é imperdoável.

Sabedoria é grátis, mas é também a coisa mais cara que existe, porque, na maioria das vezes, nós a adquirimos por meio de nossas falhas, desapontamentos e mesmo dores. É esta a razão pela qual tentamos partilhar nossa sabedoria, de modo que outras pessoas não paguem por ela o preço que nós já pagamos.

Ninguém pode fazê-lo sentir-se inferior sem a sua permissão. O mesmo se aplica às outras emoções negativas. Não reaja. Não responda.

Conquiste o respeito das pessoas que você respeita e ignore as demais.




Sobre o livro:

O Grão Rabino do Reino Unido, Rabbi Lord Jonathan Sacks, escreveu suas reflexões como se fossem 10 cartas de um pai a seus filhos. Para transmití-las à comunidade judaica britânica e do mundo afora, o Grão Rabino publicou-as na forma de um pequeno livro (33 páginas na tradução em PTBR pela Séfer Editora com apoio da Conib): "Cartas à Nova Geração - Reflexões para o Iom Kipúr".

Pode ser baixado gratuitamente pelo site: https://materiais.sefer.com.br/cartas-para-proxima-geracao-iom-kipur 
e também pelo https://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/GuiaSacks/guiaSacks_yomkipur.pdf 
 "A vida é 10% o que acontece com você e 90% como você reage a isso"

Essa citação, atribuída a Charles R. Swindoll, destaca a importância da atitude e da reação na formação de nossas experiências e resultados na vida. Ela sugere que, embora as circunstâncias externas possam ser responsáveis por apenas 10% de nossas vidas, nossas reações a essas circunstâncias representam 90%, o que é muito maior.

Esse conceito é frequentemente chamado de regra 10-90, que enfatiza a importância de nossa mentalidade e atitude na determinação de nosso sucesso e felicidade. Isso implica que temos mais controle sobre nossas reações e respostas do que muitas vezes imaginamos e que, ao nos concentrarmos em cultivar uma atitude positiva e resiliente, podemos superar desafios e atingir nossas metas.

Em essência, essa citação nos incentiva a assumir o controle de nossas reações e a reconhecer que podemos escolher como reagir aos desafios da vida. Ao fazer isso, podemos transformar nossas experiências e criar uma vida mais gratificante e significativa. 
 Um artigo do meu blog para cá 

nostr:naddr1qq2kc43kgceykh6xwff5kkpefqm8wd60g9erwq3q50vn9rja0yp8thvzx4mq75g6he58curtpqygxj93xwchu4tqv2xqxpqqqp65wev6ejd 
 Atualizando o #meme
0.50 cents de dólar = 1,811,276.27 Bolivar Venezuelano.

https://image.nostr.build/41809b4c2c1bf2447222cbf2831b3e5a275b2cbbaee76f96ba284ecd2347a8b2.jpg