explicando: imagine a Suiça, ate pouco tempo, cada casa tinha fuzil.
é minimamente possivel de um dia pro outro sairem todos os civis zuriquenses pela estrada ate Berna e chutar o governo no tiro? Não, tanques e caças explodem-nos antes de chegar lá. => Guerra Civil ou "Revolucao Americana" como guerras organizadas convencionais, hoje só com apoio de parte do exercito, armamento civil é bem secundário. Isso é um argumento dos desamarmentistas, e eles estão certos.
Mas é minimamente possivel desobediencia civil ou revoltas em massa, como vc sugere, e tankar, com sofrimento e sangue, a repressao que virá depois.
ou, como o Solzhenitsyn se refere, evitar prisoes e repressão em massa estilo Stalin, que poderiam ser feitas só pontualmente com o exercito passando por cima dos cidadões armados e confiscando recursos => O ponto chave é que o exercito não pode estar em todos os lugares. Mesmo um grande país tem milhares de tanques, não milhões.
Repressão omnipresente, da capital ate a vilazinha, precisa se basear em funças gordos que só se mexem com a certeza de zero resistencia => Aqui é o papel principal do armamento civil.