Oddbean new post about | logout
 Porque o homem insiste no pecado? 
Na minha opinião isso tem haver com duas coisas:

1. A Loucura
2. O desamparo da sabedoria.

Em suma, estou dizendo que se alguém se entrega ao pecado de forma voluntária, ele é louco. E isso acontece gradativamente, hoje é uma mentira que você conta, mas com o passar do tempo pode se transformar em algo muito maior. Por isso, não minta para si próprio e se lembre dos seus sonhos de infância e adolescência, as coisas que queria ter e aquele desejo de ser alguém.

Por sua vez, ter coisas na firma de riqueza material ou experiências e ser alguém, na forma de ter boa fama e um bom nome, estão relacionados à capacidade de abdicar do prazer momentâneo cuja origem está em mentir para si próprio dizendo que "este pecado é menor do que aquele, e enquanto ninguém souber, está tudo bem" - não, não está tudo bem porque você está forçando toda sua alma a pecar somente porque uma parte sua, geralmente seu corpo ou mesmo uma ideia, lhe contam que algum benefício pode nascer daí. E não nasce. Afinal, você acredita que vai dar pulos de alegria enquanto prostituem seus olhos, palavras e corpo? Não vai.

Por isso faz sentido entender o pecado como loucura, porque ele não se faz por falta de informação e sim por ignorar os sinais que você já tem. Ouça aquela voz interior, sua bússola interior e se acalme.

Em segundo lugar, em dias solitários, ao invés de se dedicar ao puro entretenimento ou à planejar o mal e a loucura, por favor, apenas diversifique o que faz. Tudo bem, assista uma série, mas depois coloque uma música que fale sobre Deus, depois leia um livro sobre o império romano ou os concelhos de grandes homens do passado e do presente. Aprenda algo, saia para andar, peça ajuda a Deus. Mas nunca, nunca entregue seu corpo de bandeira para o mal. 

Resumindo: o pecado é loucura porque ignora o conhecimento, a informação e a sabedoria. E também, o pecado geralmente vem junto com um certo grau de ignorância. No espaço entre o que você sabe e o que você não sabe, você tenta justificar algo, vai lá e peça. Apenas para com isso de uma vez por todas. Na falta de informação, entenda o seguinte: seja firme com suas convicções e não deixe pecados pequenos se infiltraram na sua vida, pois eles levaram a coisas piores e podem lhe expor à vergonha mesmo que só você saiba.

No mais, a vida que for vivida com firmeza e honra, poupança da riqueza e boas escolhas, conhecimento, independência, uma vez que tentar vive-la, lhe levará onde? Quando as pessoas notarem que você mudou e tentarem lhe oferecer propostas indecentes ou lhe diminuir, ignore e siga seu caminho com Deus, que logo mais estará dando graças. 
 Conheci essa rede através do vídeo dele falando não conhecia