Ninguém da bolha católica percebeu que a onda de avanço do catolicismo virtual foi sabotada pelo viés algoritmico. Foi em meados de 2021-2022 que as redes sociais fiat, nisso o Twitter antes de ser X, YouTube, Facebook, etc., passaram a deixar passar a presença de canais e perfis neopagãos anticatólicos de tendência tradicionalista esotérica. Quem era da bolha católica do Xwitter sabe que a presença de "Newman" (Gabriel Tonin, se não me engano é esse o nome do sujeito) seus fakes na timeline era algo persistente mesmo com o usuário não o seguindo e mesmo dando bloqueio em seus fakes, sempre aparecia mais e mais conteúdos com a mesma origem. Rede social fiat não é ambiente propício para o católico permanecer exposto. Aqueles que querem ser santos precisam buscar ou 1) a liberdade cibernética real para evangelizar e expressar o amor e a palavra de Nosso Senhor, assim como defender a fé em Cristo (no caso daqueles que se enclinam ao ensino como apologetas, mesmo que leigos, ou sejam esses sacerdotes e padres) ou 2) o afastamento de todas as redes sociais, ou um ou outro.
As duas coisas precisam acontecer simultaneamente, é necessário ter liberdade online, sem algorítimos e outras manipulações, mas também é necessário criar uma escassez artificial de todo esse excesso de informação e conectividade, que só confunde as pessoas e acaba com valores antes já muito bem estabelecidos. Eu especificamente não sou católico nem tenho denominação religiosa, mas reconheço profundamente a importância dos valores morais e que eles estão sendo apagados do ensino e dos hábitos da população em geral. Apesar das minhas várias críticas ao Kogos, ele me ensinou, por exemplo, sobre a virtude da caridade, ou a 'caritas', e que sem ela sequer há futuro, pois os casais passam a não quererem se doar mais para ter e cuidar de filhos, por ser algo que custa e não tem qualquer retorno material.
Como assim rede social Fiat? Captura administrativa? Mas o Newman apareceu para mim dando um basta na discussões anti woke vs woke e outra dando dicas de como proteger à visão com letras maiúsculas explicando como à teoria das cores chamava à sua atenção (Leitor) e no final disse que eu só li de forma diferente porque às letra estavam maiúsculas. (Ele estava certo)