Discordo! Quem dá "poder" a esses vagabundos é o povo. E isso se deve muito ao processo de doutrinação e legitimação que é fomentado através de escolas, imprensa, artistas, etc. A corrupção faz sobrar menos dinheiro pra MEC, Rede Globo, Choquei, Ivete Sangalo, etc. E outra, eu quero que meus inimigos se matem. Se um vai prejudicar os planos de outro, acho ótimo. Fora que a corrupção destrói o estado. Pode ver que nesses países socialistas, a corrupção geralmente é punida com pena máxima (China, Coreia do Norte, Cuba, etc.)
A corrupção é crime porquê é um membro do Estado passando a perna nos planos dos outros... Os mais corruptos acabam dominando, pois acabam tendo mais meios para se manterem no poder e virar o jogo pra eles. Os países que mais buscam punir isso são aqueles que, pela alta centralização, os maiores detentores do poder possuem maior risco de serem passados a perna. Quanto maior a corrupção, mais um frustra os planos do outro, mas quem mais se ferra é o povo, com impostos e repressão muito mais altas, tal como no Brasil, Venezuela, Cuba, vários países africanos e Coreia do Norte.
O estado em si já é a corrupção, no sentido de corromper as pessoas. Tem até um ditado que diz: "o poder corrompe". Norte Coreanos, Chineses, Venezuelanos, Cubanos, etc. estão sofrendo muito sim, mas não porque os agentes públicos são corruptos, e sim porque eles obedecem as "leis". O Brasil só não chegou no nível desses países ainda graças ao jeitinho brasileiro (que está morrendo a cada ano com tanta gadosidade). Imagina tentarem implantar um holocausto aqui, um monte de gente iria oferecer um cafezinho aos PMs pra não ir para Campos de concentração. E eles aceitaram com certeza. Graças a Deus! Outra coisa é quanto ao aumento de impostos. A gente sabe que existe um limite que, a partir dele, a arrecadação do estado diminui. Dizer que o estado vai aumentar impostos infinitamente é negar a Curva de Lafer.