Oddbean new post about | logout
 Peter Turguniev argumenta que estamos caminhando para o libertarianismo inevitavelmente por conta da informação descentralizada e distribuida.  
A teoria de que "o mundo inevitávelmente irá caminhar para a direção X" se chama materialismo histórico, e foi criada por Karl Marx. Originalmente, Marx a usou para dizer que iremos caminhar inevitavelmente para o comunismo, devido as "falhas" do capitalismo.
Eu, como libertário, discordo COMPLETAMENTE da posição de inevitabilidade, acredito que as ações dos indivíduos é o que nos guia.
 
 Se estamos caminhando pra algum lugar é provavelmente pra uma distopia totalitária que vai transformar o ser humano num ciborgue obediente não-binário e infértil. 

Oq o Peter faz é wishful thinking. O cara é mto iludido. 
 Muito interessante seu ponto de vista, vou te seguir a partir de hj. 
 Pelo que vejo uma parcela da população tenderá ao libertarianismo devido a forte repressão do comunismo e a censura, e não por conta da informação descentralizada em aí.

As pessoas vão buscar meios de se defenderem, ou fugirem, das garras do Leviatã! 
 Eu não iria tão longe chamando ele de marxista mais acho que assim como o comunismo de Marx o mundo como idealiza o libertarianismo dificilmente se concretizará, ficando mais na teoria. Agora a tendência humana é sempre por mais liberdade e a tecnologia tem ajudado muito neste sentido. 
 Eu também não gosto do marxismo. Dito isso, o avanço das tecnologias e a precariedade do ganho de riqueza que já enfrentamos e a tomada de empregos brutal que novas tecnologias estão fazendo em tempo recorde, por osmose, irá nos encaminhar pra subsistência por meio de renda mínima advinda de trabalho das máquinas. 
 também acho PROVÁVEL, mas ser determinista e afirmar com certeza que a sociedade irá caminha para a direção X, nada mais é que o materialismo histórico de Karl Marx. Uma PREVISÃO (como a que você fez) é algo diferente. 
 sempre estranhei desse determinismo ou excesso de otimismo ingênuo.  
 Como cristão eu sei que o mundo caminha para um governo único (comunista)