Oddbean new post about | logout
 Havia uma prática perversa no antigo oriente; Os homens deixavam de suprir materialmente suas mulheres quando elas ficavam velhas ou doentes, e se casavam com outra mais nova, pois a lei permitia a poliginia.  

Deus em sua infinita misericórdia compadeceu das mulheres nessa situação permitindo o divórcio, para que elas pudessem ser sustentadas por outro marido. Por isso jesus disse: - Por causa da dureza de vosso coração é que moises deu a carta de divórcio.

Eu tenho ciência que vivemos sob a nova aliança e não mais sob as regulamentações mosaicas, mas isso de forma alguma muda os princípios morais revelados na lei, pelo contrário, Cristo diz claramente que não existe divórcio, e que o unico motivo plaúsível pra acabar com um casamento é "pornéia" 

  - Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

Pornéia (fornicação) são atos sexuais pecaminosos práticados por solteiros.

Voltamos então aos princípips morais revelados pela lei, um casamento poderia ser anulado se uma mulher mentisse sobre sua virgindade, e o homem ao descobrir a mentira poderia cancelar o casamento. 

E se, Cristo diz que isso é um motivo plausível pra cancelar o casamento, implicitamente o adultério também Pois é mais imoral que isso.