Oddbean new post about | logout
 Nós  cremos  que todos são corrompidos, que a condição natural é a condenação e a Salvação é obtida pelo sacrificio de Jesus, e não pelo seu bom comportamento.
Deus não é o Papai Noel. 
 Acreditar num ser super-poderoso que manda as pessoas pro céu ou pro inferno conforme seu capricho é tão estúpido quanto acreditar em papai noel  
 Se a experiência de fé de uma pessoa só se resume a essas duas coisas eu também concordo que ela é estúpida. Acreditar que Deus é todo poderoso e que seu julgamento concede vida eterna ou condenação até o diabo crê.
Fé é muito mais do que concordar com dois pontos de doutrina. É um estilo de vida de relacionamento. 
 Ainda não sei se é triste ou não, o fato de não ser tão simples como "um ser todo poderoso que mora no céu". 
 É um pouco mais elaborado que isso. Infelizmente, não há opção de não reconhecer o reinado de Jesus. A opção é o reconhecimento voluntário precoce ou o tardio forçado. 

Ou pode ser tudo mentira, mas é apostar com a própria alma...

Filipenses 2:5-11 ARA
[5] Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, [6] pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; [7] antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, [8] a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. [9] Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, [10] para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, [11] e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. 

https://bible.com/bible/1608/php.2.5-11.ARA 
 Se eu pegar uma bíblia e inventar uma narrativa totalmente diferente da interpretação dos crentes eu consigo inventar a minha própria denominação religiosa, assim como já existem milhares de denominações diferentes pelo mundo. Religião não é nada mais que isso: um conjunto de crenças sem fundamentos que só se baseiam no apelo à autoridade 
 Vc iria falhar em manter a coerência com todo o texto, mas, caso se ache capaz, vá em frente. 
 Quando eu era agnóstico eu achava que quando eu entendesse Deus eu conseguiria explica-lo. Hoje eu entendo que é impossível explicar Deus, pois sendo ele a lei natural das coisas e de toda ordem que rege o cosmos (onipotente e onipresente) precisaríamos ter uma grandeza do tamanho dele. 
Seria algo como explicar todo o universo em seus mínimos detalhes, coisa que nenhum ser humano nunca será capaz de fazer. 
 Eu nenhum momento eu disse que era ateu, eu afirmei que acreditar no deus da bíblia é  absurdo. Acreditar num "criador do universo" mas sem essa baboseira religiosa escrota é bem diferente 
 Pelo menos o Deus da Bíblia se preocupa com o minha situação miserável e já está tomando todas as providências para me tirar dela. Que outro Deus se importa tanto? O deus que Osho vê é Salvador? Então sinto dizer, se ele não for, é deus dos mortos. A Bíblia apresenta o Deus dos vivos que levanta os mortos das suas jazidas nos últimos dias. 
 Essa é a exata negação do princípio fundamental do método científico. 
 Deus é incognoscível. Ininteligível, inexplicável. Tanto que há um erro dé semântica falar sobre teologia (o estudo de Deus). Não existem teólogos.
O que existe para saber de Deus é a Sua autorrevelação de Si mesmo, uma pálida adaptação cheia de metáforas para aprendermos sobre Ele a partir das coisas que estamos familiarizados nesse mundo.
Ele é revestido de características antropomórficas para entendemos. Embora Jesus seja Deus humano, antes de isso acontecer, Deus já era retratado como tendo coração, mãos, braços, olhos. Deus é retratado como animais, como montanhas, como lugares, a figura paterna também é uma metáfora.
O mundo é o livro de estudos sobre Deus. Me intriga o fato que as pessoas que mais se aprofundam em conhecimentos naturais são as que mais duvidam de Sua existência. E não há desculpas para essas pessoas porque toda a criação revela Deus. 
 Excelente