Oddbean new post about | logout
 @b6d02385 Só para ficar claro o que estou a dizer. Tenho linhas vermelhas em protestos que são agressões físicas (como o que ocorreu ao ministro) ou pior, atos que põem em risco a vida de pessoas como foi esta de cortar a 2ª circular. Consigo imaginar 1  milhão de formas de protesto sem ultrapassar estas linhas vermelhas, mesmo que sejam ilegais.

Acho que qualquer pai demoveria um filho/filha que lhe dissesse que ia cometer um ato louco destes arriscando um atropelamento mortal.

@ab11dda5 
 @850b8241 @ab11dda5 começamos a ficar sem formas não violentas de manifestação que sejam "admissíveis". Não se pode atirar tinta a vidros, cortar o acesso a portos ou vias rodoviárias, não se pode ocupar pacificamente espaços públicos sem perigo para terceiros. 
Tem que se marcar uma manifestação e nem sequer aparecer nos OCS como aconteceu com a manifestação dos estudantes de Lisboa pela habitação com dignidade a semana passada? 
Desde que não se veja nem se saiba, manifestem-se à vontade. 
 @b6d02385 Todos as ações destes ativistas têm tido forte cobertura jornalista. Bloquear a saida dum conselho de ministro como ocorreu tem forte impacto mediatio e não aleija ninguém

Já escrevi várias vezes que acho bizarro que numa democracia como em Portugal não existam um partido ecologista no parlamento. Tantos associações ecologistas mas no principal sitio onde poderiam fazer a diferença ninguém se chega à frente

  @ab11dda5 
 @850b8241 mas os jovens foram tratados como criminosos, ao passo que alegados atropelador e agressores estão a ser tratados como heróis que, no fim de contas, nem libertaram a via do que eles definiram como "estorvo" à circulação.
Cortar estradas e outras vias de comunicação é um meio de manifestação com histórico antiquíssimo em Portugal (escuso-me de recordar o corte da Rua dos Remédios, em Lisboa, há dias, da Ponte 25 de Abril em diversas ocasiões, etc.).
 @ab11dda5 
 @b6d02385 Temos visões muitos distintas sobre este tema.  Para mim existem linhas vermelhas e nunca entraria num lógica do  "vale tudo se a causa é justa"  sendo que aqui a causa é justa para que fique claro. 

Mas faço notar que a intervenção inicial ao ter escolhido a expressão "interromper a circulação de uma via com aquelas características" não foi por acaso. 

@ab11dda5 
 @850b8241 não coloco em causa a validade da tua visão e das tuas linhas vermelhas. As minhas estão na agressão efectica a terceiros (talvez com a idade deles, mais ou menos, participei numa acção semelhante, noutro local e noutras condições, por outros motivos que considero igualmente meritórios, mas a uma escala menor). Podem discutir que houve um crime de atentado à segurança de transporte rodoviário, mas querem mesmo ir por aí e ignorar os outros crimes todos?
@ab11dda5