Oddbean new post about | logout
 (Assumindo que você não tá vivo só pra reclamar do brasil e da sua vida) queria saber quais livros vocês estão lendo. Motivações para escolhê-los. Ideias interessantes que ele trás e etc.

Vamos trocar uma ideia. Talvez passar novas recomendações e etc. 
 (1) Em casa, antes de dormir:

O oráculo da noite: a história e a ciência do sonho, Sidarta Ribeiro. 
Motivação: uma amiga emprestou-me. É uma abordagem neurocientífica do sonho. 

(2) Fora de casa, na rua, no trabalho:

(a) El acoso, Alejo Carpentier. 
Motivação: é uma novela na qual um sujeito é cercado pelos antigos correligionários durante os 40 poucos minutos de duração da execução da execução da Sinfonia nº3, do Beethoven. 

(a) Quem tem medo dos evangélicos? Religião e democracia no Brasil de hoje, Gutierres Fernandes Siqueira. 
Motivação: pelo menos três eventos me fizeram lembrar o quão os evangélicos são malvistos não só pelas zelites como pelos mais diversos grupos.  
 Recentemente, terminei o livro Apocalypse Never do Michael Shellenberger. 
O que me motivou a lê-lo foi uma discussão (no bom sentido) que tive com um amigo sobre alarmismo climático e tbm pelo Twitter Files, onde o auto do livro estava bem envolvido. 
A forma como o livro traz consigo a fonte de cada informação no rodapé da página é muito interessante e útil para quando vc deseja ver mais daquela afirmação. Ele dá ao leitor uma perspectiva bem diferente sobre a dinâmica entre ser humano e a natureza e nos mostra como ações humanas e o desenvolvimento econômico trouxe melhorias ao meio ambiente. 

Tô pensando em qual será o próximo. Talvez O Grande Livro da Mitologia: Celta e Nórdica 
 A Maré Humana é um livro que aborda a história das mudanças demográficas e migrações que influenciaram a formação e desintegração de nações, continentes e impérios. 
O que me motivou é que gosto de história, arqueologia, paleontologia..

As meditações de Marco Aurélio. A motivação é deminuir minha ansiedade perante a vida e ser mais resiliente.
 
 Admiro sua coragem. Não é pra qualquer um conseguir pegar e ler um livro de história.
Já tentei ler 1824 do Rodrigo Trespach (O título é bem longo). É muito detalhe. tanto detalhe que não consegui ter uma leitura confortável por que precisava ter um background de história pra não ser massante.

E as meditações é um livro que muitos já me falaram muito bem. Planejo ler no futuro. 
 Atualmente estou seguindo o itinerário de gramática do curso de artes liberais do Instituto Hugo de São Vitor. A primeira leitura obrigatória é Os Lusíadas de Camões