Oddbean new post about | logout
 To com preguiça. Qual é o contexto? por favor! 
 Otoya Yamaguchi matando o líder do partido socialista do Japão ao vivo em 1960. 
 Usando uma lâmina tradicional, Yamaguchi de 17 anos assassina o político Asanuma em Tóquio, 1960

Em 12 de outubro de 1960, o estudante de 17 anos de extrema direita Otoya Yamaguchi mata o político socialista Inejiro Asanuma com uma espada durante um discurso em Tóquio.

A foto foi tirada diretamente depois que Yamaguchi esfaqueou Asanuma e é visto aqui tentando uma segunda facada embora ele seja contido antes que isso aconteça. Otoya Yamaguchi foi membro de um grupo japonês ultranacionalista de direita.

Inejiro Asanuma foi o líder do partido socialista no Japão. Ele era incomum no Japão pós-guerra por sua forte defesa do socialismo, e seu apoio ao Partido Comunista Chinês foi particularmente controverso.

Asanuma foi assassinado durante um debate político televisionado para as próximas eleições para a Câmara dos Representantes. Enquanto Asanuma falou do lectern no Hibiya Hall de Tóquio, Yamaguchi correu no palco e correu seu yoroidōshi (uma espada samurai tradicional) através das costelas de Asanuma no lado esquerdo, matando-o.

A empresa de televisão japonesa NHK foi filmando o debate para transmissão posterior e a fita do assassinato de Asanuma foi mostrada muitas vezes para milhões de telespectadores.

Filmagem do incidente foi capturada ao vivo por uma empresa de televisão japonesa. A imagem foi tirada em cerca de 0:27 no vídeo de câmera lenta. Você pode até ver o flash da câmera e a pose que o assassino ataca na fotografia enquanto todos corre para ele.

Ele foi empurrado ou arrastado, por isso mesmo que ele entra da direita, nesta imagem da segunda tentativa de facada ele está à esquerda alguns segundos depois. Abaixo está um diagrama útil.

O assassino, Otoya Yamaguchi, era um membro de um grupo que, entre outras coisas, queria se livrar da influência ocidental e restaurar a cultura tradicional do Japão. Ele escolheu uma arma que estava a condizer com o seu propósito, e isso significava aproximar-se e atacar com total convicção, sabendo muito bem que não havia como ele estaria a fugir.

A espada 
 Valeu.