@ba1a6878 Uma das coisas que mais me arrependo na vida é não ter aprendido música quando podia, não em substituição mas de forma complementar a engenharia. Ter conhecimento sólido em duas áreas, mesmo que muito distintas, abre a mente e a criatividade.
@31a855dd em Portugal é muito difícil conciliar interesses diferentes a esse nível. Mesmo numa mesma aérea de estudos a quantidade de disciplinas opcionais costuma ser limitada, o curso é todo pré desenhado, o aluno entra e segue esse percurso super específico. Eu às vezes vejo o nome de certas licenciaturas e já me assusto com a super especificidade.. quem é que aos 18 anos tem um interesse tão claramente definido?
@ba1a6878 também existe o problema inverso, teres uma escolha de disciplinas opcionais tão grande que te "perdes" da direcção do teu curso. Devia também ser possível "mudar por facto", por exemplo, se entraste em engenharia mas escolhes a maioria das opcionais em matemática, ser possível continuar esse percurso e terminar um curso de matemática sem precisar de grandes burocracias. @31a855dd