Hoje falei com uma pessoa, igual ou ainda mais crítica que eu, sobre o sistema FIAT. Mas ele não acredita que o bitcoin como uma solução, está resignado ao sistema. Ele prefere utilizar o seu conhecimento e aproveita dos problemas sistema FIAT para retirar benefícios económicos. Em vez de resignar, eu prefiro lutar pela mudança. Poderei não ganhar nada, mas lutei pelo mais correcto e tenho a consciência completamente tranquila.
Às vezes penso a mesma coisa, mas a vida fica tão vazia se você não lutar por algo. E seria muito depressivo entrar no mundo BTC e depois voltar para o mundo Fiat. É muito gratificante participar das mudanças que acreditamos.
Ele disse que nós estamos a viver num sonho, enquanto ele vive a realidade, que joga com as regras existentes. Em certa medida está certo. Nós dedicamos tempo e trabalho por algo que poderá nunca existir. poderá ser um trabalho inglório. E se um dia existir, ele rapidamente se adapta, sem esforço, como um camaleão. Mas uma coisa é certa, alguém tem que o fazer e lutar pela sua concretização, se ninguém o fazer, ai sim, é certo que nunca vai resultar.
Eu sou maximalista jihadista tóxico, mas concordo com seu amigo, bitcoin não muda absolutamente nada no sistema, ele só te salva dele, e a sua salvação individual tem impacto quase nulo na estrutura social vigente.
Quando aderimos ou lutamos por alguma mudança, não podemos esperar que ela seja realizada em nosso tempo de vida. A maioria das pessoas que plantaram sementinhas importantes, tinham a plena convicção que suas idéias não seriam amplamente aceitas ou politicamente viáveis em menos de três gerações.
Concordo, mas acho q o btc sozinho não vai fazer isso,acho q impactos políticos e econômicos no mundo exigem do bitcoinheiro algo a mais. É uma ferramenta, não a solução em si, entende o meu ponto?
Bitcoin é uma peça importante. Provocará mudanças mas não como muitas pessoas desejam. Eu vejo muitas pessoas iludidas com fim do estado e etc, um pensamento infantil ao meu ver. Mesmo que um estado não emita sua própria moeda ou use o Bitcoin, ainda sim ele teria poder, um poder menor mas teria. As mudanças ocorrem não de forma abrupta, são vários passos pequenos na direção correta. Talvez no futuro procurem experimentos com justiça privada entre pessoas que concordam com os termos e etc. E assim vai indo.
Qual o seu conceito de mudar o sistema?
Vejo "mudar o sistema" como uma reforma política para pelo menos um minarquismo ou um abandono do inflacionismo com a adoção do BTC.
Para mim, o grande problema da sociedade, é devido à possibilidade de inflacionar o dinheiro. Os políticos fazem tudo sem critérios, sem qualquer responsabilidade porque sabem se acontecer algum problema, basta imprimir dinheiro para resolver esse erro. É a desresponsabilização dos políticos. Sem a possibilidade de imprimir dinheiro, os políticos tem que pensar duas vezes, antes de fazer e certas medidas que agora fazem, vão deixar de fazer. O bitcoin vai obrigar uma reforma no tipo de política, nos tamanho dos governos e em toda sociedade. Ao corrigir o dinheiro, com os incentivos certos e alinhados, o resto da sociedade se autocorrigirá. Fix the money, Fix the world!
Essa pessoa está infinitamente mais certa que nós. Você não sai do sistema, você o entende e joga com suas cartas. Errado não está. Esse é justamente meu maior embate interno entre ter todo meu capital em BTC e ter um pouco em FIAT: stocks & gold dolarizados.