Acho que isso vai mudar naturalemente de dolar para bitcoin, mas vai levar muito tempo, estamos vendo um início disso na Russia, começando a ter obrigações em bitcoin e tudo mais, dado que compram e vendem em bitcoin em alguns casos. Mas ainda não está nem engatinhando, ainda é um espermatozoide kkk
O Dólar é tudo oque é hoje, em grande parte pelo seu lastro no principal produto da humanidade que é o petrólio. Porém, o bitcoin tem como lastro o principal produto da humanidade hoje que é energia elétrica e o principal serviço da humanidade que é a computação. Ao meu ver, dadas essas características de ambos, é inevitável no futuro o bitcoin se tornar algo como o dolar é hoje.
Acho que com a queda de valor gradual do dólar o Bitcoin tenderá a se aproximar mais das commodities, principalmente do ouro.
O ouro tende a ser reduzido a uso como jóias(colecionável) e como uso industrial. Ele é o metal melhor condutor que temos, e é utilizado em quantidades ínfimas nos elétricos hoje, se utilizado em quantidades maiorias de diluição irá aumentar muito a eficiência energética de vários eletrônicos. Logo, imagino que esse seja seu caminho natural se um outro ativo o substituir nas características de escassez, fungibilidade, divisibilidade etc.
E como o Bitcoin não tem aplicação industrial, é mais eficiente para nós como humanidade utilizarmos o ouro na indústria, e utilizar o Bitcoin como reserva, cumprindo o papel do ouro de forma melhor do que o ouro cumpre hoje.
Acho que a materialidade do dinheiro é um aspecto importante, pois torna ele independente de qualquer serviço externo.
O Bitcoin depende e muito de vários conjuntos de coisas para existir, como da eletricidade, a produção e manutenção dos hardwares e de outros serviços entorno dele.
Entendo que será necessário um lastro indireto entre commodities e Bitcoin, e principalmente com o ouro.
Esse argumento da materializadade é mutio válido, também acho que seja importante, porém, a realidade tende a ser diferente doque a gente imagina haha, a vdd é que ninguém liga para a materialidade, eu mesmo, que acho importantíssimo, faz muito tempo que não pago nada em papel. A vdd é que a materialidade do dinheiro está desaparecendo, e é possível que em algum momento ela retorne dado uma necessidade emergente, mas acho improvável.
A materialidade que estamos começando a nos acostumar é saber usar a energia como meio de pagamento,. como dinheiro mesmo.
O universo é energia, tudo é energia, nós somos energia.
Excelente raciocínio, sempre penso nesse aspecto, a infraestrutura necessária para o bitcoin existir.
A grande vantagem do Bitcoin sobre o ouro, é que ele possui a função de dinheiro e moeda de troca, mas não precisa ser subtraído para outros objetivos, basta uma segunda ou terceira camada para lastrear a nova tecnologia.
O melhor condutor é a prata, seguida de perto pelo cobre, em seguida o ouro e alumínio.
O ouro é usado em terminais elétricos pq é o metal mais resistente à oxidação.
Sim, no conjunto das características o ouro é o melhor para o uso industrial, ao menos nas aplicações comuns. Mas de fato o ouro não é O melhor condutor, você está certo. Se bem que o mesmo se aplica aos outros matais, no seus usos como reserva
O ouro jamais será reduzido a isso enquanto estiver em grande parte na posse de Estados. Ainda é e será “porto seguro” por um bom tempo. E a segunda melhor opção de reserva de valor, por mais que a inflação e o sistema fiat o prejudique nesse meandro.
Bom argumento, eu acho que levará um bom tempo mesmo, e isso ainda considerando que o Bitcoin existirá até lá. Se o Bitcoin ainda existir nos próximos 70 a 80 anos, é inevitável a substituição do ouro e o aumento do uso industrial dele em relação ao uso monetário. Lógico, a extinção do uso do ouro como reserva talvez nunca aconteça mesmo, ele sempre coesistira em paralelo a outros ativos.
É o que acho mais provável. A prata não deixou de ser uma reserva de valor mesmo sendo “inferior” ao ouro. A tendência, BTC existindo, é que no próximo século ele possa roubar boa parte do ouro e só iria ultrapassá-lo em adoção em massa ou os Estados trocarem o ouro pelo BTC.