Oddbean new post about | logout
 Só queria aprender a escrever coisas mais chamativas. 
 Fale da maneira que vc escreve. Digamos que vc gosta de Tolkien, converse com um terceiro descrevendo o livro detalhadamente deixando interessante (como se vc estivesse na própria Terra Média) e sem vícios em resumos e gírias. 
 Uhum... 
 Até que narrativa eu sei fazer, só não sou engraçada😅  
 então vc tem de fazer um curso de humor... :-D O Douglas adams falou na introdução de um dos livros dele que o humor tem de ser um acessório à história. primeiro vc tem de ler toda a história tirando o humor dela. Se for uma boa história sem o humor, aí sim vc pode introduzir o humor na história e ela será uma história engraçada. 
 Onde acho esse curso? 
 já vi curso de standup. De humor "escrito" nunca vi... mas tambem nunca procurei... 
 🤣🤣
 
 Se vc fosse, hoje em dia estaria na cadeia, então continue assim hahaha 
 Eita😲 
 Você se refere a texto narrativo, certo?

Para aprender a fazer bons textos narrativos, precisa delimitar bem a trama e aprender a estrutura narrativa.

Não é só escrever como muitos imaginam, pois, se fosse, todo mundo conseguiria escrever bons livros narrativos sem maiores esforços.  
  Não, algo tipo isso.
https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/10/01/elon-musk-revela-robo-humanoide-da-tesla-veja-imagens-do-optimus.htm 
 O apelo desse texto não está no texto em si, esta na novidade. Se esse mesmo texto atrasasse 1 mês, por exemplo, o valor dele seria infimamente menor.  
 Como assim? 
 O assunto é muito recente e o texto atrai justamente por ser uma novidade, ele impulsiona por justamente o fato original ser algo que atrai atenção e não foi visto antes em outro lugar.  
 Não sou boa em fazer resumos, também 😅
 
 @Mimi, texto jornalistico depende da novidade como o @Descentralismo disse. Mas algumas dicas pra artigo cientifico se aplicam a texto argumentativo ou jornalistico:

os 1os paragrafos devem convencer o leitor a ler o texto. Esta claro pra vc porque o texto é importante? Qual o ponto principal? Alunos novos escrevendo paper científico deixam o ponto principal pro fim. Não, como um velho prof da Ivy League me disse, "Spill the Beans". Já no abstract, na introducao, o leitor deve saber qual o ponto prinicpal, e se interessar por saber mais detalhes lendo o texto. 

tenha claro o nivel do leitor. Que vocabulario/conceitos ele sabe, qual vc precisa explicar. argumentos precisam seguir passos logicos. implicito, talvez, mas precisa estar claro pra vc;  figuras conectadas ao texto. ; conclusao recapitula o ponto principal, e aponta futuras consequencias e desenvolvimentos.

outro ponto:

Vi post seu com lista de seus livros. Não há problema em acompanhar literatura menor. Ou mesmo  idiota. Tenho colegas que leem comics, outro fanzaço dos transformers. Descansa a cabeça. Alias, uma dica é ler sempre 2 livros ao mesmo tempo - um simples, pra qdo a cabeça esta cansada, outro que realmente te desafia intelectualmente, pros dias com mais disposicao mental. 

Mas os classicos devem ser lidos quando jovens, para que eles sejam formativos intelectualmente e populem a imaginação, não deixar pra ler depois de velho (como fiz com alguns). Uma boa discussao pra vc aqui, é quais classicos são mais acessiveis, ou como comecar em alguma direção. 

Olha este aqui: explica tao bem os lusiadas, estrofe por estrofe, historia, ortografia, mitologia, que fica legivel. E ainda, depois do texto original, reesreve cada estrofe com uma ordem de palavras mais natural e completando palavras omitidas. Com isso aqui, não tem desculpa pra não ir direto pro maioral. Alias, um dos grandes epicos do ocidente, um privilegio da nossa lingua.
https://www.topleituras.com/livros/lusiadas-vol-1-edicao-didatica-a094
 
 👌🫶