Vocês, pessoas mais experientes, gostaria da sabedoria de vocês um pouco para este corpo jovem de 24 anos que vos fala.
Recomendam a aquisição de patrimônio no Brasil? Carro, casa, terreno, etc...
Sabem como é gente nova, dinheiro é curto e o tempo é vasto, então gostaria de focar em eficiência. Investir dinheiro naquilo que realmente vale a pena a longo prazo.
Particularmente sou minimalista, então não gosto de ficar me mostrando para os outros.
Atualmente estou estudando Bitcoin, já tenho minha wallet na Electrum via Tails, tudo bonitinho enquanto não compro uma hard wallet.
Estou dando uma olhada nas tais memecoins, estou estudando a respeito.
Mas enfim, vejo todos ao meu redor adquirindo carro, casa, pensando em filho já, fazendo churrasco no final de semana, etc...
Me sinto um estranho no meio de todos eles, pois enquanto eles estão nessa, eu estou me profissionalizando, estudando sobre Bitcoin, auto custódia, libertarianismo, etc...
Trancado dentro de casa estudando, esse sou eu. Vou voltar pro boxe em breve, quero fortalecer meu corpo também enquanto exercito o meu caráter sobrevivencialista através do faça você mesmo.
No geral, as vezes tenho a impressão que estou sendo neurótico, afinal, nada garante que amanhã o Estado pode resolver se apropriar de tudo que eu tenho, na verdade isso é altamente improvável.
Mas de qualquer forma me sinto feliz fazendo o que faço.
Como é que o estado vai fazer apropriação de fundos em autocustodia?
E que porra de conselho o que. Putz grila, pensa por si mesmo, caralho. Nem sei se você gosta de dar a bunda, quem poderia te dizer o que fazer com própria vida? Caralho.
Caralho, bicho.
Acho que você não entendeu o questionamento, mas tudo bem, tem o direito de ser burro.
Estude e compre bitcoin. Não precisa mexer com outro tipo de reserva (cdb, lca, lote, ap, etc).
Agora, se você for constituir família e quiser fazê-lo no brasil, vai ser importante ter alguns bens sim. Uma casa e um carro podem ser úteis se você pensa em se casar. Uma reserva de dinheiro declarada no seu IR pode ser útil caso você precise de uma grana rápida e não quiser expor sua reserva de bitcoin a essas eventualidades da vida.
Não perca tempo se comparando com os outros, cada um leva a vida de um jeito. Avalia as coisas que você quer pro futuro. Ser um ricaço solitário dentro de um bunker daqui 20 anos pode não ser o plano que vai te trazer propósito. Comer carne assada, ter amigos e família continuam sendo coisas boas mesmo depois que você percebe a podridão do mundo.
Então é isso. Seja humilde e junte seus sats.
Você me colocou para pensar, refletir acerca do eu quero ser pro futuro... Me fez perceber que eu ainda não sei ao certo.
Eu quero ter família, mas quero ter plena capacidade de os protegê-los.
Mas ao mesmo tempo vejo que se eu continuar focando tanto nos aspectos não sociais da vida, posso acabar ficando sozinho no final...
É complicado, mas vou seguir tocando a vida até ter uma resposta de mim mesmo.
Obrigado!
Hmm, neurótico? A única coisa que está acontecendo é que seus olhos estão se abrindo e você está se movendo, os outros nem mesmo se importaram com as consequências visíveis.
Eu nesse início de ano comecei a estudar sobre privacidade e fiquei eufórico, apaguei todas as minhas redes sociais que revelavam minha identidade, deixei de falar com muitas pessoas por usar o signal, entre várias outras funcionalidades que perdi, mas me sinto mais "protegido".
O mundo está ao avesso, se pra maioria você está errado, é a confirmação de que sabe a verdade.
Bitcoin não é tudo, invista principalmente em:
1. Conhecimento: Intelectual, prático, criativo e vise principalmente ganhar dinheiro, evite conhecimentos inúteis.
2. Saúde: Como fazendo boxe, se alimentando e dormindo bem.
3. Defesa: busque ao menos saber usar outras ferramentas para se ocultar, fugir e se defender.
4. Reservas diretas: Lembre que o mercado consiste em depender dos outros, mas também é necessário ter o seu para não depender. Aprenda o mínimo sobre guardar alimento ou outros itens perecíveis e muito necessários.
Agradeço pelos conselhos, já faço grande parte do que citou ou farei.
Em breve começarei a autoescola para tirar a CNH. Após isso, vou fazer aula de tiro para tentar pegar posse.
Além de ser libertário e minimalista, sou sobrevivencialista então também estudo sobre coisas relacionadas a reservas de alimento, técnicas de cultivo e conhecimento relacionado a auto-suficiência.
Em relação a profissão, optei por uma que dá muito dinheiro e ao mesmo tempo tenho uma aptidão nata. Investi bastante tempo nessa profissão e hoje em dia posso me considerar relativamente bom, sou desenvolvedor de software.
Tô guardando dinheiro para investir em professor particular de inglês, enquanto isso tô com o Duolingo, quase 300 dias consecutivos.
Vou começar agora um curso de Análise de Dados focado em Power BI, bancado pela minha empresa.
Tudo isso pra te dizer Man, vou me manter em constante aprendizado, peguei o gosto pela coisa, como dizem, conhecimento é o bem mais valioso.
Sua história se parece muito com a minha!
Também estou nos 24, excluí meu instagram e estou completamente imerso nesse mundo de segurança e privacidade, criei minha wallet da mesma forma.
Estou lendo muito, coisa que eu nunca tive paciência, agora livros físicos, também escuto áudio-livros pelo spotify e estou aprendendo alemão já faz um tempinho.
Mas só tive a virada de chave a exatos 6 meses atrás apos minha primeira experiência de trabalho. Talvez, por mais que eu tenha a sua mesma idade, possa lhe agregar no seguinte: não case agora, irmão. Acho que a idéia do carro é uma boa se você REALMENTE tem a urgência. Carro deprecia, dá "despesa" e o retorno é muito pouco.
Agora vou explicar meu ponto de vista.
Me formei, casei com uma mulher e fomos morar juntos em outro estado. Eu tinha uma moto de ano, vendi para custear as despesas da viagem. Trabalhei alguns meses em outro estado com o que eu amo, fiz muito networking, conheci os maiores do ramo, eu estava na "Disney", mas voltei para casa dos meus pais. Voltei por amor a minha ex-esposa. Virei autônomo, montei minha empresa, ainda não tenho uma carteira de clientes significativa, no momento meu foco é adquirir mais conhecimento em meu ramo, com um mestrado acadêmico.
Infelizmente nao escolhi a companheira certa, ela estava muito vinculada a cidade natal dela e sentia muita saudade da família, alem de que ela decidiu ir comigo de forma muito impulsiva, sem se programar nem pensar direito (detalhe, 1 ano de namoro). Enquanto eu estava no céu ela estava no inferno. Odiou a cidade e sempre ficava chateada por ter se desprendido de sua zona de conforto.
Moral da história: hoje não estou mais com ela e voltei a "estaca zero". Mas definitivamente sou um homem mais evoluído e sensato.
Cara, o que esta me salvando e me dando forças para seguir é minha espiritualidade forte. Notei que no final não me amava o suficiente p/ amar alguém, afinal escolhi ela e desisti do meu trabalho, ainda que eu tenha deixado as "portas abertas" do lado de lá. Não fico mais atrás de mulher como eu ficava a 3 anos atrás e já nao penso que casamento seja um objetivo maior.
Leia a Bíblia, aprenda um idioma diferente e muito cuidado com quem você anda/se relaciona. Uma decisão errada pode desencadear em muitos arrependimentos.
Pra cima.
Essa coisa de se sentir estranho no meio das pessoas faz parte, infelizmente você ou se acostuma ou se junta a elas. Pela sua idade o melhor que você faz é guardar dinheiro e pensar em sair do país, algo como casa ou terreno pode acabar te prendendo. Um carro já é algo mais tranquilo, mas antes pense se é algo que você realmente precisa, boa parte das pessoas tem carro só para mostrar que tem. Se quiser um carro de todo jeito, foca em um usado que já não pague ipva. Boa sorte, você tem muito pela frente.
Um amigo meu quer vender um Fiat Palio 1.5 1997 por R$ 8500,00. Pretendo comprar, eu particularmente não sou muito de sair, então não preciso tanto.
Todavia, não sei nada sobre mecânica, acredito que é uma boa oportunidade de aprender, é um conhecimento que julgo como de ultra importância.
E sim, estou investimento de pouco em pouco no inglês, a ideia é sair e morar fora.
Obrigado pelos conselhos.
Meu primeiro carro foi simples e racional o objetivo é transporte.
Conta mais sobre tua experiência.